Jornal Espaço Mulher


Edição nº 42 - de 15 de Julho de 2005 a 14 de Agosto de 2005

Olá Leitores!

A Mulher e a Mídia, a Mulher na Mídia, a Mulher da Mídia

Sob a coordenação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o II Seminário "A Mulher e a Mídia" foi realizado com sucesso, em São Paulo, recentemente. Palco de inúmeras palestras, com temas variados, conferencistas do segmento de comunicação, e participação atenta do auditório, o evento marcou presença no cenário midiático. Analisando-se os importantes momentos chega-se a muitas conclusões, tais como:

  1. Como está o desenvolvimento sócio-político-cultural da Mulher e o da Mídia;
  2. Como está a Mulher sendo utilizada como mão-de-obra na Mídia, e a sua posição de empoderamento e liderança;
  3. Como está agindo a Mulher da Mídia, dos grandes complexos empresariais da comunicação (TV, jornais, revistas, agências publicitárias e de pesquisas), pois o segmento de pequeno porte não obteve a mesma oportunidade;
  4. Como os meios publicitários se apossam das emoções femininas para apresentarem o tema em torno da "Mulher e a Mídia", a "Mulher da Mídia" e a "Mulher na Mídia";
  5. Um ponto em comum: há diferenças, há preconceitos e omissões, faltam verbas e patrocínios para que as mulheres possam ser da Mídia e atuarem na Mídia, em condições de igualdade no mercado de comunicação;
  6. Porém, o ápice dos trabalhos apresentados (todos foram interessantíssimos) foi o da Sara Lovera. Ali pode-se perceber que com criatividade, conhecimento real da mulher contemporânea engajada politicamente, o uso das novas tecnologias, pouca verba, e um trabalho de equipe chega-se a uma exibição e motivação social digna de todos os prêmios. Tratra-se de um trabalho preparado para o Fórum Social Mundial em que se valoriza a "Boca da Mulher" na luta contra todos os fundamentalismos sociais, políticos e religiosos da atualidade que ferem os direitos humanos dos povos. Ouseja, antes de tudo, desde as primeiras palavras de cada habitante deste planeta a Mulher é a melhor Mídia.

Parabenizamos a iniciativa, a todas as organizadoras, colaboradoras e participantes. Sabemos o quão difícil é o tema Mulher, pois cada Mulher é um universo: os estágios culturais, sociais, políticos, econômicos, intelectuais diferntes, formam uma gama de variáveis complexas, por isto, compreende-se por que se gastam tantas verbas e se desgastam em tantas teorias, os profissionais da área de comunicação quando querem atrair o segmento feminino para o consumo, principalmente.

Receba esta edição nº 42, com um abraço de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER, com votos de muito sucesso em seus empreendimentos.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Deputado estadual e professor Palmiro Mennucci institui a "Semana Estadual de Prevenção ao HPV"

De autoria do deputado Palmiro Mennucci, o Projeto de Lei nº 308, de maio de 2005, institui a Semana Estadual de Prevenção ao HPV (papilomavírus humano), que transcreveremos a seguir:

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo DECRETA:

Art. 1º - Fica instituída, no âmbito do Estado de São Paulo, a Semana Estadual de Prevenção ao HPV (papilomavírus humano), cientifivamente chamado de Human Papilomavirus, a ser ralizada, anualmente, na 2ª semana do mês de setembro.

Parágrafo Único - A Semana ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado.

Art. 2º - Durante a Semana Estadual de Prevenção ao HPV, o Executivo envidará esforços para promover a conscientização das mulheres acerca dos exames preventivos, bem como da periodicidade em que devem ser realizados, entre eles:

  1. Papanicolau;
  2. Colposcopia;
  3. Biópsia;
  4. Captura híbrida.

Art. 3º - O Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de sua publicação.

Art. 4º - As despesas decorrentes desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

(Fonte: Jornal dos Professores / São Paulo; julho / 2005 - p. 15)

Debate: "O marco jurídico-legal dos direitos à igualdade de gênero e raça, e sua garantia no Brasil"

O "Dia Mundial da População foi comemorado no dia 11 de julho, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com um debate sobre o tema: "O marco jurídico-legal dos direitos à igualdade de gênero e raça, e sua garantia no Brasil". A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Dra. Nilcéa Freire, participou das discussões, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios".

(Fonte: De Olho em Brasília)

10º Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho

Estão abertas "as inscrições para o 10º Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho".

O evento ocorrerá entre os "dias 9 a 12 de outubro de 2005, em Serra Negra, em São Paulo, em torno do tema: "Radicalização do Feminismo, Radicalização da Democracia".

Mais informações.

(Fonte: De Olho em Brasília, 214)

Seminário - ONG's e(m) movimentos sociais: intervenção nos espaços públicos

A Associação Brasileira das ONG's (ABONG, regional São Paulo) promoveu, em São Paulo, em 28 de junho, o seminário: "ONG's e(m) movimentos sociais: intervenção nos espaços públicos".

(Fonte: ABONG - assessoria)

Posse da nova presidenta do Banco da Mulher / RJ

Ângela Costa, tomou posse como nova "presidenta do Banco da Mulher-RJ, ela também é vice-presidenta da FIRJAN". Na ocasião "foi assinado um convênio de cooperação técnica e financeira entre o SEBRAE/RJ e o Banco da Mulher", com o objetivo de ampliar as oportunidades de pequenos empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, na obtenção de crédito produtivo popular.

(Fonte: ASCOM / SEBRAE-RJ - Rosayne Macedo)

I Fórum Regional de Ensino Técnico do Estado de São Paulo

O SINTEC/SP - Sindicato dos Técnicos de São Paulo organizou o "I Fórum Regional de Ensino Técnico do Estado de São Paulo", sob o tema: "O mercado de trabalho e formação do profissional de nível técnico no contexto do avanço tecnológico". Estiveram apoiando o evento e foram conferencistas representantes das principais entidades do setor: FENTEC, ABETI, AET, ANET, SENAI, incluindo o Secretário de Educação Técnica e Tecnologia do MEC - Prof. Antonio Ibañez Ruiz.

Na ocasião foi aprovada a "Carta Manifesto da Cidade de Itanhaém", em que foram externados os anseios da sociedade, referente à qualidade da formação do ensino técnico, frente aos avanços tecnológicos. O eventos ocorreu em 24 de junho, no município de Itanhaém / SP.

(Fonte: diretoria SINTEC/SP)

II Concurso Estadual Fotográfico "Mulher mostra Mulher"

O Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, lançou, oficialmente, dois concursos no Estado de São Paulo: o I Concurso Estadual "Mulheres entre linhas" Conto / Poesia e o II Concurso Estadual Fotográfico "Mulher mostra Mulher", durante uma cerimônia em que compareceram lideranças sociais e autoridades governamentais, no dia 30 de junho, no salão nobre da Secretaria de Estado da Cultura.

(Fonte: assessoria SEC/SP)

Curso: "Idosos cuidando de idosos"

A Coordenadoria do Idoso promove o curso: "Idosos cuidando de idosos" com o principal "objetivo de desenvolver nas pessoas o interesse de atuação nas diversas fases do idoso dependente. O curso é gratuito, iniciou-se em 21 de junho e se estende até 23 de agosto de 2005".

(Fonte: Dr. Gilberto Natalini - Boletim Secretaria Participação e Parceria)

Oficina de Capacitação em Mediação de Conflitos: estratégias para enfrentar a violência contra a Mulher

A Coordenadoria da Mulher em São Paulo promove a "Oficina de Capacitação em Mediação de Conflitos: estratégias para enfrentar a violência contra a Mulher", tendo como "objetivo do projeto treinar servidores municipais e profissionais de organizações não-governamentais de diferentes áreas para atos que sensibilizem a sociedade para a importância na luta pela igualdade entre homens e mulheres".

Com o início em 22 de junho até 11 de agosto de 2005, ocorrem as aulas, e os participantes receberão certificados.

(Fonte: Dr. Gilberto Natalini - Boletim Secretaria Participação e Parceria)

Pedido de "indenização dos negros afro-brasileiros, pelos danos materiais e morais causados no processo de escravidão, nos atos de abolição e pós-abolição"

A vereadora Claudete Alves da Silva Souza "representou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo requerendo o ajuizamento de ação civil pública, para condenar União Federal a indenizar os negros afro-brasileiros, pelos danos materiais e morais causados no processo de escravidão, nos atos de abolição e pós-abolição".

Conforme o ofício nº 2005, o Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Estado de São Paulo, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, promoveu a Audiência Pública, em 29 de junho de 2005, para "debater o tema", pois se trata de "questão complexa e bastante polêmica, até mesmo entre representantes do movimento negro". O debate amplo com "as organizações civis da sociedade civil interessadas" busca encontrar os meios para a "necessária legitimação social para as eventuais medidas judiciais e extra-judiciais cabíveis". O ofício convite para a audiência pública foi autorizado pelo Dr. Sérgio Gardenghi Suiama - Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo. Foram convidados para a 1ª parte da audiência, para intervenção crítica: Luiza Cristina Fonseca Frischeisen (Professora Doutora pela Faculdade de Direito USP e Procuradora Regional da República da 3ª Região); Hélio Santos (Professor Doutor em Administração de Empresas pela USP e professor universitário); Eloísa Pires Lima (Professora Doutoranda da Faculdade de Antropologia da USP); Fernando Conceição (Doutor em Ciências da Comunicação USP e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia); e um representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial - SEPIR.

(Fonte: convite-ofício nº 1/2005 de 15/06/2005 - Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão / SP)