Jornal Espaço Mulher


Edição nº 64 - de 15 de Maio de 2007 a 14 de Junho de 2007

Olá Leitores!

Diferenças acadêmicas na área de gênero entre o Brasil e outros países

Recebemos muitas informações, convites, material para divulgação de vários países, nos idiomas inglês e espanhol, nos quais são ofertadas inúmeras oportunidade de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado nas mais diversas áreas com enfoque no aspecto de gênero feminino.

Isto nos leva a uma comparação com a  realidade brasileira e podemos averiguar o quanto ainda nos falta na área acadêmica, e principalmente, quanto é preciso oferecer além das oportunidades do conhecimento, bolsas que garantam a hospedagem, manutenção, estudos e pesquisas, tais quais as que são oferecidas.

Lamentavelmente, ainda temos uma cultura que não consegue discernir a importância dos estudos de gênero feminino, por cultura machista ou por falta de atualização, deixamos de conviver conforme os grandes centros acadêmicos, preparando homens e mulheres, para propagarem os direitos humanos e as leis que pertencem as políticas de gênero.

Esta "falha" é notada, diariamente, quando ouvimos discursos, debates, palestras, aulas, que bem demonstram a falta de conhecimento, aliás, tão necessário, principalmente, para quem convive internacionalmente, em alguns aspectos de sua carreira profissional, empresarial, ou de lideranças.

Há uma confusão de algumas pessoas que logo, preconceitualmente, discutem em torno de merecimento, é justo ou não etc., muitas vezes, olhando sua própria realidade talvez, ou por mitos etc., deixam de reconhecer que isto é uma realidade que não poderá ser alterada. E, alguns países, inclusive latino-americanos, sem contar os europeus, norte-americanos etc., estão a frente e apresentam estes conhecimentos e, oportunidades para bolsistas, fazerem seus aperfeiçoamentos acadêmicos.

Enquanto esta diferença existir entre o nosso país e os demais, teremos a ausência de especialistas, mestres e doutores/as na área de gênero, tanto nos estudos acadêmicos, quanto na implantação de políticas na esfera pública e privada.

Com esta breve análise entregamos a edição n° 64, com um abraço da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Mulher, Criança e Adolescente

A Câmara dos Deputados completou, em 10 de maio de 2007, a votação e encaminhou os seguintes projetos relacionados à proteção da mulher, da criança e do adolescente: PL 4125/04, do Senado Federal, que torna obrigatória a divulgação pelos estabelecimentos que especifica de material relativo à exploração sexual de crianças ou adolescentes, retornando a matéria à casa de origem; o substitutivo do Senado Federal ao PL 1542/91, do dep. Ricardo Izar (DEM-SP), que dispõe sobre a propiciação de consultas às trabalhadoras e servidoras públicas para atenção integral à saúde da mulher, nas situações que especifica (nova ementa), seguindo o projeto para sanção presidencial; PL 4851/05, do Senado Federal, que altera o art. 241 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), retornando a matéria à casa de origem; PL 4852/05, do Senado Federal, que altera o art. 250 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), retornando a matéria à casa de origem. Os resultados da sessão de apreciação dos projetos estão no endereço http://www.camara.gov.br/internet/plenario/result/Result9571.htm.

(Fonte: De Olho em Brasília 304 de 14/05/07)

Lançamento do CANAL PME news

Uma newsletter, bimestral, que trará informações sobre gestão, marketing, tecnologia e comunicação empresarial.

Sem teorias apresentaremos em cada edição casos, textos e assuntos pertinentes ao dia-a-dia de empresas de pequenos e médios portes. Acesse agora mesmo: www.canalpme.com.br o seu mais novo canal de notícias sobre pequenas e médias empresas. No CANAL PME News, tudo é gratuito.

Contato: Alessandro Basile - basile@agmkt.com.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

Lançamento do relatório da OIT

A "diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Laís Abramo, fez o lançamento do relatório da OIT sobre "Igualdade no trabalho: lidando com os desafios", em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, dia 10 de maio, em Brasília.

(Fonte: De Olho em Brasília 303 - de 08/05/07)

Propriedade intelectual e o direito do/a consumidor/a

O "Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, realiarão em 17 de maio, o seminário Propriedade Intelectual e o Direito do Consumidor: Acesso ao Conhecimento (A2K), Cultura e Informação. O debate acontecerá das 9 às 18 horas, no Auditório do Instituto Pólis, Rua Araújo, 124, Centro (SP). Na ocasião, será realizado, às 17 horas, o lançamento da Campanha pela mudança da lei brasileira de Direitos Autorais: consumidor-cidadão tem direito de copiar para uso privado sem fins lucrativos Idec – CTS, da FGV Direito Rio. O evento é gratuito e o número de vagas é limitado". Para participar, acesse: http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=1282.

(Fonte: Informes Abong 385 - de 10/05/07)

Seminário "Juventude Negra: Preconceito e Morte"

O Instituto de Saúde e o Núcleo Cultural Força Ativa convidam para o Seminário: “Juventude Negra: Preconceito e Morte”, a ser realizado no dia 17 de maio, às 9 horas, no Memorial da América Latina. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: juventudenegra@isaude.sp.gov.br.

(Fonte: Boletim vereador Carlos Neder /09/05/07)

Metodista forma docentes em curso a distância de Pedagogia

"Profissional indispensável em qualquer época e em qualquer lugar, o professor é uma das pessoas mais importantes no processo de formação de uma pessoa. A Universidade Metodista de São Paulo oferece o curso de graduação a distância em Pedagogia, que prepara o aluno para todo o processo do ensinar, desde a educação infantil até o 4ª ano do Ensino Fundamental. Os interessados em ingressar, ainda este ano, no curso já podem fazer a inscrição para o processo seletivo do meio de ano. O prazo é até 20 de junho. As pessoas que necessitarem fazer a prova em braile devem fazer a inscrição até o dia 31 de maio. E aqueles que optarem por utilizar a nota do ENEM para o vestibular devem realizar a inscrição até 13 de junho.

O curso tem duração de 3 anos. Em 2006, o curso presencial de Pedagogia foi premiado com três estrelas pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. A Metodista leva esta qualidade também para o curso a distância e proporciona, além de profissionais competentes e equipamentos de alta tecnologia, uma noção de como trabalhar a educação também por meio do ambiente virtual.

O curso de Ensino a Distância é ideal para as pessoas que não disponibilizam de tempo para os estudos. Os alunos desenvolvem as atividades de qualquer computador conectado à Internet e precisam comparecer apenas uma vez por semana aos pólos regionais para assistirem à aula, que é transmitida via satélite, e receber apoio pedagógico. Os pólos presenciais estão presentes em várias cidades do Brasil. Além disso o custo é outra vantagem, uma vez que o valor da mensalidade é mais acessível se comparados às mensalidades dos cursos presenciais.

Para mais informações sobre o curso de graduação a Distância em Pedagogia e para saber os endereços dos pólos de apoio presencial, acesse www.metodista.br/vestibular/ead/. Informações sobre o processo seletivo do meio de ano: 4366-5555 (Grande São Paulo) ou 0800-6006386 (Demais regiões).

(Fonte: Comunique-se - são Bernardo do Campo, São Paulo, em 09/05/2007)

III Caminhada dos Celíacos do Rio de Janeiro, no dia 20 de maio

A Associação de Celiacos do Rio de Janeiro "Comemorará o Dia Internacional do Celíaco com uma Caminhada, que aliás, inclusive, já virou tradição em vários lugares: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília, além de cidades da Itália, Espanha, França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile. Desde 2005, os cariocas e fluminenses aumentaram essa lista e, dessa vez, no dia 20 de maio, a partir das 9 horas, na Praia de Icaraí, será realizada a III Caminhada de Celíacos do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é divulgar para toda a sociedade o problema da Doença Celíaca, suas manifestações, sintomas e a necessidade da dieta isenta de glúten por toda a vida – já que, no Brasil, ainda não há dados sobre o número de pessoas celíacas e nem qual é a freqüência de seu aparecimento - estima-se que seja de um celíaco para cada grupo de 214 pessoas."

Diretoria da Acelbra-RJwww.riosemgluten.com.

(Fonte: Comunique-se, Rio de Janeiro, 10/05/07)

II Relatório Global da OIT – Igualdade no Trabalho

A Organização Mundial do Trabalho lançou no dia 10de maio, o seu II Relatório Global, intitulado “Igualdade no Trabalho: lidando com os desafios”. O evento foi realizado no plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), com a participação da diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, e da secretária Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em evento simultâneo ao lançamento do mesmo relatório em Genebra (Suíça).Mais informações com Severino GoesOIT Brasil: (61) 2106-4634 ou 9981-2187. E-mail: goes@oitbrasil.org.br. Site: www.oitbrasil.org.br.

(Fonte: Informes Abong 385 - de 10/05/07)

Prêmio Cultura Viva

Estão "abertas até 25 de maio as inscrições a segunda edição do Prêmio Cultura Viva. Idealizado pelo Ministério da Cultura e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio Cultura Viva favorecerá o conhecimento, o mapeamento e a divulgação da diversidade cultural do Brasil.

Além do reconhecimento das melhores práticas, também dotará o país de instrumentos modernos e democráticos de política cultural – como um banco de dados com informações sistematizadas, contendo metodologias, recursos, soluções e um inédito panorama da cartografia cultural brasileira.

Serão selecionadas 18 (dezoito) iniciativas, três em cada uma das seguintes categorias: Escola Pública de Ensino Médio; Fundação ou Instituição Empresarial; Gestor Público; Grupo Informal; Organização da Sociedade Civil; Pontos de Cultura. Todas as inscrições são gratuitas.

O Regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Prêmio Cultura Viva: www.premioculturaviva.org.br, nos Pontos de Cultura e nas representações regionais do Ministério da Cultura (endereços disponíveis no site do prêmio e também poderão ser fornecidos pelo serviço de atendimento ao público). A Central de Atendimento ao Público do Prêmio Cultura Viva funciona de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas, pelo número 0800-707-9209. Mais informações: E-mail: premioculturaviva@cenpec.org.br."

(Fonte: Informes Abong 385 - de 10/05/07)