Jornal Espaço Mulher


Edição nº 69 - de 15 de Outubro de 2007 a 14 de Novembro de 2007

Olá Leitores!

A influência das pessoas educadoras na formação da vida humana

Dia dos professores e das professoras, 15 de outubro, data em que muitos/as recebem homenagens e troféus, e outras/os são convocadas/os para exigirem seus direitos, (ou, pelo menos não perdê-los) como garantias de remuneração ou de trabalho para cumprir com sua vocação ou escolha profissional.

Todavia, não há como negar o grande poder misterioso de um professor ou de uma professora, na vida das crianças, dos jovens e até de adultos/as, que os usam como referência ou até como inspiração para metas a serem alcançada, identificando-se o mais possível com a linha de pensamento, filosofia e atitudes de seus mestres /mestras, que tanto admiram, tornam-se até pessoas seguidoras.

É um compromisso social estar a frente de pessoas de tenra idade até a mais avançada, que busca sequiosamente o conhecimento, e que aquele/ aquela, que ensina detém, e, que principalmente, educa pelo seu próprio comportamento e atitudes.

Nos dias atuais, há falta de ídolos, de heróis e heroínas de “carne e osso” para que pessoas, principalmente, jovens possam se espelhar, e até se moldarem na busca de carreira, de sucesso, paras e útil a sociedade etc.

Atualmente, é preciso fazer com que uma classe superlotada fique encantada coma sua magia de ensinar, e que saiba competir com todos os chamados tecnológicos e mundanos, ao mesmo temo que saiba respeitar as diferenças de cada uma pessoa que ali, talvez cansada, desencantada, ou angustiada pelas alterações de suas vidas sociais, familiares, emocionais, econômicas etc. Talvez até esteja sem perspectivas, sem apoios ou bons exemplos, esteja sendo violentada em direitos básicos, e falta alguém “que olhem esta pessoa, “como gente”, e, com certeza, ali está prisioneira ou encantada sob a custódia de alguém que detém o conhecimento, de algo que precisa ser vendido que um dia será muito útil para a vida dela.

E este conhecimento pode ser incentivado para que se pesquise, busque inovações, desafios, mas nada substituirá a alma com que se ensina, o amor que se demonstra em buscar e repartir o conhecimento, e, saber, principalmente, que pela sua forma de agir, poderá tornar-se “alguém” inesquecível e marcante na personalidade de seus/suas alunos/as.

Nosso abraço carinhoso aos mestres e mestras, que tanto nos ensinaram, quer de forma prática ou teórica, a fim de encontramos soluções que nos ajudem a superar a realidade, que tenham sido por palavras de apoio, incentivo, e até de solidariedade. E, porque acreditaram que aprenderíamos, é que fomos incentivados/as a aprender sempre, tanto com o lado bom ou mau da vida, e que sempre se tenha a coragem de tentar novas fórmulas, outras combinações, que se pesquisem novos resultados e alternativas até multidisciplinares.

Parabéns as pessoas educadoras de nosso país, porque ensinam a teoria, mas de algum modo mágico conseguem incutir em cada um de nós as soluções práticas para viver com coragem, no buscar e no compartilhar conhecimento, na expectativa de que haja uma realidade melhor para o nosso povo, para o progresso de nosso país, com mais qualidade para a vida humana.

Entregamos para você esta edição n°. 69 com o fraternal abraço da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

3º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais

“Jovens empreendedores de todo o país estarão reunidos entre 17 e 19 de outubro, em Vitória, no 13º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais. Realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e apoiado pela Federação Capixaba dos Jovens Empresários (Fecaje), o encontro é considerado o mais importante voltado a jovens líderes. É ainda uma ótima oportunidade para que os participantes troquem experiências e façam negócios.

Entre os palestrantes está a Empreendedora Endeavor Heloísa Helena Belém, fundadora da rede de salões Beleza Natural. Helena será uma das palestrantes do painel ‘Vitória do Empreendedorismo’, que também contará com a participação de outro Empreendedor Endeavor, Luis Chicani, dono da rede de serviços odontológicos Dentalcorp. O mediador do painel será o diretor-geral do Instituto Endeavor Brasil, Paulo Veras.”

(Fonte: Endeavor)

Observatório da Violência contra a Mulher

O “SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia informa: nos dias 17 e 18 de outubro, ocorrerá em Recife (PE) a segunda jornada de debates do Observatório da Violência contra a Mulher, que constará de uma oficina de formação para movimentos sociais e de um Fórum de Diálogo entre representantes da sociedade civil e de governos. Nesta jornada, o foco do debate estará sobre as políticas de segurança cidadã e o modo como incorporam (ou não) o enfrentamento da violência contra as mulheres. No dia 17, também será lançada a convocatória para o Encontro Metropolitano sobre o tema, a acontecer ainda em 2007”

Mais informações: E-mails: fasantos@soscorpo.org.br e angela@soscorpo.org.br.

(Fonte: Informes Abong 401Carta Convite)

II Colóquio de Educação Sócio-Comunitária

Nos “dias 26 e 27 de outubro, acontecerá em Campinas, São Paulo, o II Colóquio de Educação Sócio-Comunitária, cujo objetivo é estabelecer um canal de diálogo entre a comunidade científica que pesquisa, a educação "não-formal" ou "educação sócio-comunitária" e os agentes sociais que militam neste campo. O encontro é promovido pelo Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo [Unisal], o Centro de Memória da Unicamp, e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Memória, Educação e Cultura da Unicamp”.

Mais informações estão em http://www.unisal.br/coloquio.

(Fonte: http://www.rits.org.br in Seleção e produção das notícias: Fernanda Nagem / Boletim da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - [Boletim FBES] n. 42 - segunda quinzena de setembro de 2007)

III Encontro de Yoga em Cambuquira - Yoga Tibetana

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de Novembro de 2007, em Cambuquira

Programação

Roda de Mantras – Prof. Gabriel; Filme: Sansara - comentários; Surya Namaskar (saudação ao Sol); Prática de Yoga – Prof. Gabriel; Caminhada da Garça; Oficina de chás; Palestra: Yoga: Histórico, técnicas e benefícios – Profa. Cecília Grandke; Prática de Yoga – Profa. Andréa; Caminhada das Espadas; Filme: Primavera, verão, outono, inverno e...primavera -Comentários. Surya Namaskar (saudação ao Sol); Ritual de abertura: Prostações a Padmasambhava - Explicação sobre o Dorje Yoga - Paralelo entre as Yogas de origem hindu e os de origem tibetana - Preparações e Purificações - Preparação física, energética e mental nos movimentos do Dorge (Vajra). Preparações e Purificações: - Caminhada da Garça, Caminhada das Espadas - Iniciação, explicação e execução dos primeiros nove ritos dos Três Vajras; Estudo e execução das posturas da Seqüência I das Aves; Explicação da Massagem no solo segundo o desenho de Vajra; Explicação do relaxamento e execução do relaxamento da Clara Luz. Filme: Buda - Comentários.”

(Fonte: divulgação prof. dra. Cecília Grandke)

VI Franchising Fair 2007- Curitiba/PR

Curitiba sediará a Franchising Fair 2007 (Feira Nacional de Franquias), dirigida a investidores, empreendedores e pessoas interessadas em abrir um negócio próprio. A feira acontecerá de 23 a 25 de Novembro/07 no Centro de Exposições da FIEP, Curitiba. A Franchising Fair é hoje um dos mais importantes canais de divulgação e expansão de negócios das redes franqueadoras, pois promove o contato pessoal e direto com investidores e empreendedores oriundos das mais diversas regiões do país num único local.

Como uma "vitrine de negócios", a feira oferece centenas de opções de investimentos lucrativos nos setores de alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, informática, idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, lazer, medicamentos, máquinas, acessórios, equipamentos, dentre outros.

A feira oferece ainda palestras grátis para investidores e empreendedores, interessados em obter maiores informações sobre como escolher a franquia certa ou tornar-se um franqueador de sucesso. As palestras serão ministradas por profissionais filiados à ABF - Associação Brasileira de Franchising, que além dos importantíssimos temas abordados em suas palestras, divulgam também a feira como um importante canal de expansão de negócios do setor.”

Mais informações no WebSite: http://www.franchisingfair.com.br.

(Fonte: Revista Fator in Guia de Feiras no Brasil)

A Síntese de Indicadores Sociais 2007

Síntese de Indicadores Sociais 2007 divulgada, em 28 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o número de mulheres chefes de família cresceu 79% entre 1996 e 2006, passando de 10,3 milhões para 18,5 milhões nesse período. As famílias chefiadas por mulheres apresentavam diferenças em relação àquelas comandadas por homens. Segundo a pesquisa, em 37,5% dos lares chefiados por homens os dois cônjuges trabalhavam. Nesses casos, em apenas 27,4% as mulheres ganhavam igual ou mais que o marido. Em 96, esse percentual era menor: 25,7%. No Distrito Federal, as mulheres ganham igual ou mais que os homens em 34,1% dos lares.”

(Fonte: Boletim Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres)

17ª Edição da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Em “8 de outubro, uma teleconferência nacional deu a largada para a 17ª edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A mobilização será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 135 países, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a mobilização começará mais cedo, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estenderá até 10 de dezembro.

A iniciativa é coordenada desde 2003 pela ONG Agende - Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas. Com o slogan Exija seus direitos! Está na Lei. Lei Maria da Penha, a Campanha quer mostrar em 2007 a necessidade da efetiva implementação desta Lei em todo o País (11.340/2006) – que completa neste mês de outubro seu primeiro ano –, seus resultados, alertando a população sobre este grave problema.

A Teleconferência Lei Maria da Penha foi promovida pela Agende, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e teve transmissão ao vivo, por meio do programa Ponto a Ponto da TV Corporativa do Banco do Brasil. O objetivo foi debater sobre a violência contra as mulheres e convocar todas as instâncias dos poderes Executivo e Legislativo dos Estados e municípios no país a aderirem à Campanha 16 Dias de Ativismo, desenvolverem ações, reproduzirem e disseminarem amplamente os materiais de divulgação.

O debate contou com a participação da ministra Nilcéa Freire, da SPM; de Marlene Libardoni, diretora-executiva da Agende e da coordenação da Campanha; da representante da ABM e presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul - Capítulo Brasil, Emília Fernandes; e do promotor de Justiça do Distrito Federal, Fausto Rodrigues de Lima, que interagiram com inúmeras representações, entre elas: prefeitas/os, deputadas/os estaduais, coordenadorias e secretarias de políticas para as mulheres. “A teleconferência é um instrumento de muito alcance e participação.”

Acesse o site da Campanha de 2006 – que em breve trará links para materiais e notícias sobre esta 17ª edição: http://www.agende.org.br/16dias.

(Fonte: AGENDE)

SEMINÁRIO: Implementando Políticas Públicas para as Mulheres no Estado do Rio de Janeiro

A “Superintendência dos Direitos da MulherSecretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e a Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-Mulher/RJ realizaram o SEMINÁRIO IMPLEMENTANDO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, em 8 de outubro, na sede da OAB/Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar e discutir o Relatório da II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em junho de 2007. Do relatório constam demandas específicas dos municípios fluminenses, a partir das quais deverá ser elaborado o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, seguindo as orientações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e as recomendações do Comitê CEDAW ao Estado Brasileiro.”

Estiveram presentes na abertura do evento as autoridades: Benedita da Silva (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos; Inês Pandeló (Deputada Estadual -presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher-Alerj); Cida Diogo (Deputada Federal); Cecília Soares (Superintendente dos Direitos da Mulher e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher); Joselice Cerqueira (presidente da OAB-Mulher- Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Rio de Janeiro).

Na programação constaram os seguintes debates:

Mesa I – As Políticas Públicas para as Mulheres (Benedita da Silva - A situação das mulheres no RJ; Cecília Soares- Apresentação do Relatório Estadual da II Conferência de Política para as Mulheres e as demandas dos municípios. Mediadora - Joselice CerqueiraOAB-Mulher);

Mesa II - As Convenções Internacionais: CEDAW e Belém do Pará (Salete Macaloz - Juiza Federal; Rosane Reis - Defensora Pública - Membro da OAB-Mulher; Mediadora: Tereza Näveke - Membro da OAB-Mulher) ;

Mesa IIIPropostas para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres; Ações da SUDIM; parcerias das esferas federal, estadual e municipais. (Cecília SoaresSuperintendente dos Direitos da Mulher – SUDIM – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM; América Pires - Coordenadora de Planejamento e Políticas Inter setoriais- SUDIM) .

Informações:e-mail: cedim@cedim.rj.gov.br

(Fonte: e-mail convite da OAB MULHER/Rio de Janeiro/RJ)

Aposte no Jogo - Curso de Sociodrama na ABPS

Estão abertas “as inscrições até o dia 20 de Outubro para o curso "APOSTE NO JOGO". Objetivo: Utilizar o jogo como recurso para trabalhos sociodramaticos, visando um resultado prático e coerente com a real problemática do cliente direto e indireto (público – organização/instituição).

Programa: Jogo – método no sociodrama; Escolha do jogo x demanda; Breve vivência do jogo; Dicas de aplicação; Adaptação ao processo de desenvolvimento do grupo

Destinado à: profissionais que atuam com atendimento e desenvolvimento de pessoas e relações com formação na área de humanas.”

Carga horária: 06 horas -Datas: 24 e 31 de Outubro de 2007 (4ªs feiras) na ABPS Facilitadora: Elisabeth L. B. Chleba, psicóloga, psicodramatista, 20 anos de atuação em recursos humanos, com especialização na área. Para inscrições e informações: ABPS [abps@abps.com.br].

(Fonte: divulgação diretoria ABPS)

Encontro de Sócias BPW São Paulo

“Dando continuidade ao nossos encontros, no próximo dia 23de outubro, durante um almoço de confraternização ocorrerá a palestra: “MEMÓRIA”Ana Maria Alvarez. LOCAL: Dell'Arte em São Paulo.”

proferida pela associada

Informações: email bpwsp@bpwsp.org.br

(Fonte: convite de Marcia Kitz Presidente BPW São Paulo)

Seminário “Desafios do 1º Ano de Vigência da Lei Maria da Penha”

O seminário "Desafios do 1º ano de vigência da Lei Maria da Penha", foi realizado no dia 20 de setembro, na sede da OAB/SP. Na abertura estava Luísa Helena de Oliveira Marques, coordenadora do Fórum Feminista de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Seminário “Desafios do 1º ano de vigência da Lei Maria da Penha”.

Foram “participantes das palestras e debates: sobre os “Desafios do 1º ano de vigência da Lei Maria da Penha” (Maria Amélia TelesFórum Feminista de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Juliana BelloqueDefensora Pública; Eliane VendraminePromotora de Justiça / MPD; Celi Paulino CarlotaDelegada Titular da 1ª Delegacia; Lenira Silveira – Psicóloga da Casa Eliane de Grammont) -Debates.

Realização: Fórum Feminista de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Albertina CostaFundação Carlos Chagas; Amélia Teles / Terezinha GonzagaUnião de Mulheres de São Paulo; Clara CharfAssociação Mil Mulheres; Claudia Patrícia de LunaElas por Elas e Vozes e Ações da Mulher; Eleonora Menicucci - Unifesp; Eliana Custódio / Sonia NascimentoGeledés – Instituto da Mulher Negra; Gláucia Matos AdenikéFala Preta! Organização de Mulheres Negras; Jacira MeloInstituto Patrícia Galvão; Jô Gonçalves / Helena e TatianaColetivo Alumiá e Frente Regional contra a Violência/ABC; Lenira Politano da Silveira – psicóloga; Luísa Helena de Oliveira MarquesNemge; Maria José LopesRede Mulher de Educação; Rosa de Lourdes Azevedo dos SantosRede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Valéria PandjiarjianCladem.

O evento contou com o apoio: Comissão da Mulher Advogada - OAB/SP e de Marli ParadaCoordenadora da Coordenadoria Violência contra a Mulher.”
(Fonte: convite enviado por e-mail da OAB/SP)

Encontro discute Economia Solidária e o papel da Mulher no Mercado de Trabalho

O “projeto Economia Solidária, apresentado no final de agosto pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da cidade de São Paulo, promoveu seu primeiro encontro, no dia 18 de setembro, na Biblioteca Monteiro Lobato, com a discussão sobre o papel do trabalho da mulher na sociedade capitalista que, segundo a palestrante Vera Machado, representante da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e do Fórum Paulista de Economia Solidária, é invisível.”

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2480&Itemid=1.

(Fonte: http://www.olhao.com.br in [Boletim FBES] n. 42 - segunda quinzena de setembro de 2007" da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - Fernanda Nagem)

Mulher e TICS

“Mulher e Tecnologias - a virtualidade como espaço transformador das relações de gênero” é a recém-lançada publicação da Rede Mulher de Educação, elaborada em conjunto com o Programa de Apoio às Redes de Mulheres da Associação para o Progresso das Comunicações (Parm LAC da APC), por meio das suas coordenadoras, Vera Vieira e Dafne Plou. As organizações tiveram como meta oferecer às mulheres uma ferramenta que as incentive a se aproximar das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) com a perspectiva de empoderamento, para exercer o seu direito à comunicação e compartilhar seus conhecimentos com a vasta rede de usuárias e usuários - que têm feito da internet um de seus principais meios de informação e comunicação. Para adquirir o exemplar, cujo custo é de R$ 15 + R$ 2 de taxa de correio, entre em contato com a RME, pelo e-mail: rdmulher@redemulher.org.br. Site: http://www.redemulher.org.br.

(Fonte: Informes Abong 398)