Jornal Espaço Mulher


Edição nº 78 - de 15 de Julho de 2008 a 14 de Agosto de 2008

Olá Leitores!

Agradecer e reconhecer os bons valores recebidos há 20 anos

O ano de 2008 está profícuo de bênçãos para todos nós do ESPAÇO MULHER, pois coroam-se os 20 anos de nossa missão filosófica e prática, iniciada pelo projeto idealizado em 1987.

Em meio a inúmeras turbulências (da malignidade social) tivemos em maior número de vezes junto de nós a benevolência, o afeto sincero, o acompanhamento dos fatos, a orientação precisa e segura, levando-nos ao amadurecimento sócio-empresarial.

Nossa riqueza se demonstra no impacto sócio-político-filosófico do projeto, o quanto transformamos a sociedade, encorajamos outras ações, apoiamos e fomos apoiadas, numa troca sinérgica humana de alto nível, de conhecimentos até a fraternidade internacional.

Assim, tivemos um ente invisível, que acompanhava "a tudo e a todos/as" que era a soma da espiritualidade do bem, a qual, multiplicada, estimulou novos e bons sentimentos nas pessoas participantes, voluntárias, colaboradoras, conselheiras, homens e mulheres, que querem e almejam os mesmos objetivos e missão social que nós do ESPAÇO MULHER.

São muitas as emoções, e isto nos faz ser gente.

Temos muito a agradecer e reconhecer, na singeleza de nossos gestos não cabe a imensa alegria do companheirismo e militância, regada de lealdade, justiça e amizade verdadeira.

O destaque desta edição comemorativa dos "20 anos práticos" do ESPAÇO MULHER é merecidamente para a minha professora e orientadora Sidinéia Gomes de Freitas, que completa 40 anos de estudos na área do Feminismo, e que para nós é a "Doutora dos Doutores na Área de Comunicação".

Parabéns querida mestra, conselheira e guia de todas nós mulheres da área de comunicação, receba nosso reconhecimento pessoal, profissional e sócio-empresarial com nossa gratidão eterna pelo exemplo de vida acadêmica, liderança classista e fidelidade aos bons princípios da dignidade humana, onde defende também a dignidade de todas as mulheres brasileiras.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

HOMENAGEM PÓSTUMA - ex-primeira-dama Ruth Cardoso

Recordo-me da dr. Rute Cardoso (como era chamada por todas nós) antes do lançamento oficial do Centro de Voluntariado em São Paulo, em uma reunião na capital paulista com inúmeras representantes de segmentos da sociedade feminina paulistana, atrizes, radialistas, apresentadoras de TV, jornalistas dentre outras. Após as exposições feitas, inclusive por ela, abriram espaço para perguntas e dúvidas das pessoas que compunham o auditório, assim, fui até a frente, demonstrei minha admiração e aplauso para a inovação pretendida, mas questionava o fato de que ali estavam pessoas e doações expressivas, como uma pessoa como eu, de classe média, poderia participar, sem muitos recursos exceto a boa-vontade. Então, ela muito gentil e atenciosa, em tom quase didático recordou que pertencera a classe média, estudou com dificuldades e que acreditava que a democracia e as mudanças do Brasil estavam sobremaneira nas mãos das pessoas de classe média do país, ou seja incentivando-me a participação sem constrangimentos.

Noutra ocasião ao ser lançada os planos de atividades de Direitos Humanos em São Paulo, na Faculdade de Direito da USP, ela apresentou a palestra de abertura (uma aula inaugural) sobre uma de suas teses. Fiquei maravilhada com as informações, solicitei para Brasília, se ela me permitiria fazer a retransmissão de seu discurso no jornal impresso ESPAÇO MULHER, ao que prontamente recebi dela a autorização, para a veiculação sem restrições (via seu gabinete), o que foi feito e guardo com muito apreço pelas sábias observações dela feitas em relação ao comportamento da elite paulistana em relação as classes menos favorecidas.

Em Beijing, 1995, na 4ª Conferência Mundial da Mulher/ONU, tive a oportunidade de encontrá-la em jantar oferecido na embaixada do Brasil/ China para as participantes brasileiras, ela estava integrada a todas nós militantes, sem distinção, e sabia de nossa alegria pela sua participação nas decisões em que era necessária a sua presença, e o quanto ela foi necessária para influenciar a ratificação do Brasil, na Plataforma de Ação BEIJING/95.

Em nossa simplicidade e como testemunha de fatos históricos da sociedade brasileira

Podemos considerar que perdemos também, uma importante militante defensora dos direitos humanos das mulheres. Assim fica nossa homenagem póstuma, tanto pessoal e da equipe ESPAÇO MULHER, a vida terrena da Drª. Rute Cardoso (ex-primeira dama).

Com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano aos familiares e amigos/as.

Breves dados biográficos:

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso (esposa do ex-presidente Fernando Henrique), vitimada por morte súbita, aos 77 de idade faleceu no dia 25 de junho, em São Paulo, acometida por arritmia grave decorrente de doença coronariana, após desmaiar. Ela estava conversando com o filho Paulo Henrique, quando passou mal, em sua própria casa.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto de três dias no Estado e o presidente Lula divulgou nota oficial na qual lamentava a morte da ex-primeira-dama, afirmando que recebeu a notícia "com surpresa", além de registrar que a morte de Ruth Cardoso representa uma "grande perda" para o país.

Ruth Correa Leite Cardoso nasceu em Araraquara/SP (19.09.1930) foi professora de Antropologia e Ciência Política na USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, em São Paulo. Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a ex-primeira-dama se casou em 1953 com Fernando Henrique, com quem teve três filhos.

Tornou-se uma das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania.

Ministério da Educação lança Portal do Professor e facilita inclusão digital

O “Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao processo de formação. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, lançaram o portal e o banco em Brasília.

A proposta do Ministério da Educação é inserir os professores, principalmente os que estão longe dos grandes centros, no ambiente das novas tecnologias. O portal faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê a instalação de 25 mil laboratórios de informática, 22 mil escolas com banda larga e capacitação de cem mil professores ainda este ano.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal, e sobre a legislação específica.

Chats, blogs e seminários on-line vão estimular a comunicação e a interação entre os professores, que contarão com uma série de links de bibliotecas digitais e museus e serão estimulados a criar sites de escolas. As iniciativas dos profissionais de ensino de todo o Brasil serão apresentadas no Jornal do Professor, por meio de textos jornalísticos e vídeos experimentais.

O Banco Internacional de Objetos Educacionais permitirá o acesso rápido e gratuito a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais. No banco, professores terão acesso a conteúdos produzidos para todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior. A produção de países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos estará disponível.”

Mais informações na páginas eletrônicas:

Portal (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/)

Banco (http://objetoseducacionais.mec.gov.br/)

(Fonte: por Laura Tresca em 18/06/2008 in http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/ministro-da-educacao-lanca-portal-do-professor)

São Paulo tem mais mulheres candidatas às eleições municipais de São Paulo

O município de São Paulo (até 10 de julho) apresentava o maior número de mulheres candidatas no país (8.609, que equivalem a 23% do total do Estado). Enquanto que noutros Estados havia o seguinte número de candidatas: Minas Gerais - 8.044; Paraná - 4.944; Rio Grande do Sul - 4.472, Bahia - 4.084.

Na soma total havia 230.280 homens (79,37%) enquanto que as mulheres correspondiam a 20,63%, com um total de 59.838 candidaturas.

(Fonte: Metrô News – 10.07.08, p. 4)

IBOPE confirma que desde 2003 a situação das mulheres em cargo de chefia não aumenta

Recente pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que analisou um perfil social e racial de 500 maiores empresas do país, e conforme Helio Gastaldi, diretor do IBOPE, apenas 11,5 % dos cargos executivos estão ocupados por mulheres, cujo índice se mantém desde o ano 2003. As mulheres representam 53,4 % da população economicamente ativa e são na maioria (55%) do povo brasileiro que conseguiu completar 11 anos (ou mais) de estudos, e ainda são 35% das que trabalham em níveis hierárquicos mais baixos. Conforme a pesquisa e constatação de Gastaldi, é um dado preocupante, posto que 39% dos presidentes das grandes companhias considera que o atual percentual de mulheres em cargos de chefia, está de modo adequado.

(Fonte: Destak 06.05.08- p.2)

Boletim de Ocorrência - Delegacia On Line

A Secretaria de Estado e Segurança Pública e Defesa Social (SESP) permite realizar um Boletim de Ocorrência (BO) via Internet.

Acesse: http://www.delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

E siga as instruções recomendadas pelo site.

Queixas do Consumidor – Procon On Line

A Promotoria do Consumidor – (PROCON) disponibiliza atendimento para queixas

Pelo nº 151 e elo site: http://www.procon.sp.gov.br.

Acesse o site e siga as instruções recomendadas.

II SEMINÁRIO DE ESTUDOS ESPAÇO MULHER / 2008

Durante 21 anos o Projeto ESPAÇO MULHER vem mantendo como sua principal característica: a multidisciplinaridade, pluripartidarismo, inter-religiosidade e respeito constitucional aos direitos humanos, destacando-se na comunicação integrada pela defesa dos direitos das mulheres. E, na continuidade da programação comemorativa ocorreu o II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER / 2008 com o tema: “A aplicabilidade das leis que defendem os direitos humanos das mulheres” realizado em 27 de junho de 2008, no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa de São Paulo, contou com o apoio parlamentar dos deputados estaduais: Pe. Afonso Lobato (PV), Rui Falcão (PT), Feliciano Filho (PV), deputada Rita Passos (PV) e vereadora Regina Gonçalves (PV).

E, também obteve o apoio institucional das entidades:

O evento foi divulgado no Portal ESPAÇO MULHER INFORMA..., na Agência de Notícias ADITAL, no Boletim FBES, no Boletim da Red Latinoamericana de Mujeres e no site do IBCCRIM. A TV ALESP fez uma entrevista com a profª. Dalva Christofoletti Paes da Silva e com a profª Elisabeth Mariano.

Enviaram mensagem: deputada federal Rita Camata (PMDB/ES), senador Paulo Paim (PT/RS) e senadora Roseana Sarney

(PMDB/MA). Foram recebidas inúmeras mensagens de congratulações enviadas por conselhos e sindicatos profissionais, dentre outras entidades associativas.

No dia do evento houve distribuição de Cartilhas VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (de autoria da sra. Flávia Pereira) e informações sobre Leis estaduais e municipais S. Paulo/SP, entregues pelas assessoras Marcia Farro e Flavia Pereira. (colaboração do gabinete do deputado José Cândido (PT).

O gabinete do deputado Pe. Afonso Lobato entregou no dia do evento uma belíssima mensagem às pessoas participantes e também uma cópia do comentário sobre a “CARTA ÀS MULHERES” de autoria do Papa João Paulo II, por ocasião da IV Conferencia Mundial da Mulher (ONU/BEIJING/1995).

A composição da mesa de abertura contou com a presença do assessor e jornalista Mauricio Vicentim, em relação ao evento representou o deputado Feliciano Filho (PV), fez uma saudação pessoal a Elisabeth em seu nome também. A assessora e escritora Flavia Pereira representou o deputado José Candido (PT) fez um importante depoimento pela falta de continuidade das leis que são aprovadas, e sobre sua cartilha e o levantamento das leis atuais cujas cópias haviam sido entregues às/aos participantes do evento.

O chefe de gabinete Estevo Pinto representou a deputada Ana Perugini (Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres).

Também participaram da abertura a dra. Elaine Lina de Oliveira (presidenta do CONRERP/ 2ª região), profª dra. Sidinéia Gomes Freitas (representando a ABRAPCORP – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação Organizacional e RP – ECA/USP); a profª. dra. Teresinha Covas Lisboa (diretora conselheira Conselho Regional de Administração de São Paulo); e o dr. Antonio Luis Guimarães de Álvares Otero (presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB/SP). A coordenação do evento foi feita pela Profª Elisabeth Mariano.

Na programação constaram as palestras e conferencistas na seguinte ordem:

“A aplicabilidade das leis que defendem os direitos humanos das Mulheres” - Profª Elisabeth Mariano (currículo nº 16)

“Os Direitos Humanos e a globalização” - Prof. Me. Antonio Limongi França (currículo nº 1)

“A realidade paulista na política de implementação das leis em defesa da Mulher” - Profª Dalva Christofoletti Paes da Silva (currículo nº 2)

“Empresas que respeitam os direitos humanos das mulheres livram-se de indenizações judiciais” - Dra. Teresinha Covas Lisboa (currículo nº 3)

“A dignidade da pessoa humana frente ao abuso do Direito do Consumidor” - Prof. Me. – advogado Luis Carlos de Oliveira Massoco (currículo nº 4)

“A cidadania no Brasil. Questões do cotidiano” - Dra. Sidinéia Gomes Freitas (currículo nº 5)

Vivência: “Saiba como livrar-se dos efeitos do estresse, e fazer uma energização para uma vida saudável” - Prof. Jurandyr Jantalia (currículo nº 6)

MOMENTO ARTÍSTICO - Grupo Canto & Prosas - Trio de MPB e Serestas (Sandra Nogueira, Heraldo Faria, Fátima Viáfora)

COMENTÁRIOS RECEBIDOS:

I

Profa. Elisabeth Mariano

DD. Diretora Presidente do Instituto Espaço Mulher LTDA


Cara Elisabeth,

Nós a cumprimentamos e a toda a sua equipe pelo desenvolvimento do "II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER/ 2.008", com temas da mais alta importância, ministrados por profissionais competentes.

Agradecemos a oportunidade e desejamos-lhe sucesso.

Atenciosamente,


Lucrecia Anchieschi Gomes

Coordenadora Político Pedagógica da Policidadania

http://www.policidadania.org.br.

II

CARA ELISABETH


A honra de participar do evento foi minha!Os temas apresentados e o desenvolvimento dos mesmos mostraram a intenção educativa, acolhedora e pluralista na facilitação do empoderamento da mulher como sujeito de direito.

Sou grata por ter sido agraciada pela oportunidade de estar entre os seus convidados e receber especial homenagem.

Estamos preparando para agosto um movimento de destaque pelo fim da violência contra a mulher, em comemoração ao 2º ano da Lei Maria da Penha. Assim, esperamos contar com seu exitoso Espaço Mulher em apoio ao nosso evento.


Grata pela atenção!

Um abraço e felicidade em seus empreendimentos.

LEILA RAMOS

CONSELHO DE POLÍTICA PARA AS MULHERES DE TAUBATÉ

III

Prezada Elisabete

O evento não aconteceria sem a sua maestria. E, as companheiras que lá estiveram são pessoas maravilhosas e batalhadoras.

Cada ano, vemos um crescimento maior.

Parabéns. Profª. Teresinha Covas Lisboa

IV

Caríssima Elisabeth,

Sentindo-me honrada pela homenagem que recebi em nome de minha entidade, quero comentar sobre o evento, que foi excelente em todos os aspectos.

Muito bem organizado, realizado em local central e de fácil acesso. Os palestrantes de excelente nível e sincronizados, proferiram palestras interessantes sobre temas ainda mais interessantes. A apresentação musical foi especial e de grande talento. O seleto publico também colaborou para o sucesso do seminário.

Enfim, tudo se complementou satisfatoriamente, tornando o evento um acontecimento memorável.

Parabéns pela iniciativa e pela organização de tão grandioso evento.

Em anexo envio uma foto minha e um breve currículo. Aproveito para informar que serei entrevistada no programa "Loucuras de Alexandrelli" ao vivo, amanhã, dia 08/07, às 21:00 horas e o programa pode ser assistido pela Internet, desde que se tenha instalado o real player. O link é este: www.justtv.com.br, é só acessar no horário (amanhã, 21 horas) com o recurso real player e a tela já se abrirá exibindo a programação.

Forte abraço, Lou de Olivier - Psicopedagoga, Multiterapeuta, Dramaturga, Escritora.

Site oficial: www.loudeolivier.com.br (currículo nº 11)

V

Elisabeth, o prazer maior é meu e, dificilmente, vemos projetos sérios e atuantes, você e sua equipe estão de parabéns.

Quanto aos eventos realizados pelo ESPAÇO MULHER, posso dizer com excelente senso de observação e clareza, a divulgação e informação que a proposta do seu trabalho oferece, (evidentemente o seu trabalho foge ao costumeiro, corriqueiro da embromação de muitas ONGs) e vai diretamente ao óbvio, necessário e de grande utilidade para nós mulheres.

Queremos e lutamos para ver de fato a melhora qualitativa no quadro sócio/político feminino. Aparentemente seu trabalho parece ser elitizado, pois os temas são extremamente importantes, bem elaborados e defendidos por pessoas de nível intelectual altíssimo e coordenado por você, que deixa evidenciar a crença de que juntos podemos muito, é disto que precisamos, participar de eventos em lugares de respaldo social e principalmente ter como convidados, oradores em potencial, pessoas altamente qualificadas.

Tenho aprendido muito com o ESPAÇO MULHER e com você Elisabeth, que além de presidir o ESPAÇO MULHER, consegue ser atenciosa, criativa e esperançosa.

Não quero perder os eventos ESPAÇO MULHER e ainda quando possível ficarei feliz se puder ajudá-la nesta sua grande Missão, e Luta pela emancipação feminina, enquanto mulher e, principalmente CIDADÃ.

Abraços calorosos da companheira de luta: Jace Morena.

(currículo nº 12)

VI

TRECHOS DE RELATÓRIO RECEBIDO

(...) “O evento contou com palestrantes de alto nível, que proferiram palestras focadas no mundo feminino, cuja característica foi a multidisciplinaridadade e respeito constitucional aos direitos humanos.” (...)

(...) “As palestras, bastante interessantes e oportunas, versaram sobre a realidade atual do contingente feminino, cujo tema geral: A aplicabilidade das leis que defendem os direitos humanos das mulheres.

Considero importante a realização de eventos dessa natureza, ampla divulgação no meio feminino e, por que não masculino, pois, notamos que muitas leis ainda não saíram do papel, como por exemplo a “Maria da Penha”, promulgada em agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar, contra a mulher.

A organizadora do II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER 2008 está de parabéns, por ter idealizado e concretizado o evento.”

São Paulo, 30 de junho de 2008.

Marilena Zanon (currículo nº 14)

Diretora de Treinamento, Desenvolvimento e Educação

SINSESP-SP

VII

Ilma. sra. Elisabeth Mariano.

Coordenadora do ESPAÇO MULHER


Nestas considerações quero parabenizá-la pelo Evento realizado em 27/06/08 na Assembléia Legislativa de São Paulo, que teve o titulo de II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER 2008.

Gostaria também de deixar aqui registrada minha admiração, pelos assuntos abordados neste Evento, e dizer que fiquei impressionada com a excelência de seus(as) Palestrantes, na abordagem de todos os temas em pauta.

Foi muito gratificante para mim como mulher, saber que temos tão bem representadas as nossas lutas, por tão sábias figuras femininas, e de tanta expressão em nossos meios políticos, sociais e jurídicos.

Todos os pontos abordados em suas palestras, foram de um grande valor informativo para todas nós, pois só com tantos depoimentos importantes e esclarecedores,poderemos ter sucesso em qualquer que seja o Movimento ao qual nos Afiliamos.

Parabéns mais uma vez, e a eterna gratidão por haver feito parte de tão significativo Estudo, sobre a atuação feminina em todos os segmentos da sociedade, e a importância da cidadania e dos direitos humanos para todos e principalmente para nós mulheres.

Grata pela atenção a minha pessoa dispensada.

No aguardo de mais convites para participações em novas palestras.

Atenciosamente. Neide Cavalcanti. (Currículo nº 15)

CONFERENCISTAS - BREVES CURRÍCULOS

1) Prof. Antonio de Sant’Anna Limongi França

Especialista em Gestão Estratégica Empresarial e com MBA em Gestão de Marcas; Bacharel em Direito (FDUSP) e em Administração (PUC/Santos). Coordenador-Adjunto de cursos na FAC.SP / FAC.EPD (ADM. e MKT.). Professor Universitário na UNIP e FAC. EPD/SP. E, Gestão Estratégica de ONG’s Faculdades Integradas Rio Branco. Partícipe de diversos cursos e congressos no Brasil (ESPM, GV, AASP, OAB-SP) e no exterior (EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, antiga Iugoslávia, Itália etc.).

Autor de artigos jurídicos e de gestão empresarial, publicados em sítios diversos. Atualizador da obra “Hermenêutica Jurídica”, de Rubens Limongi França - com revisão da atualização sob responsabilidade do prof. dr. Nestor Duarte, Desembargador do TJSP e Professor Dr. da FDUSP) pela Editora RT breve lançamento em 2008.

Autor e co-autor: várias obras com temas na área da família (divórcio, partilhas, inventários, guarda de filhos, uniões afetivas etc).

Compõe a diretoria - Gestão 2008/2009 do IBDFAM-SP (Instituto Brasileiro de Direito de Família e Sucessões). Membro: grupo de estudos jurídicos, coordenado pela professora Giselda Hironaka, e, do Rotary Internacional – RCSP SP / Av. Paulista).

Sócio-Fundador: da CIMCORP Comércio Internacional e Informática S.A., e, da ABRANET – Associação Brasileira de Provedores Internet. Co-fundador: Instituto de Estudos Jurídicos Rubens Limongi França. Profissional atuante na indústria e empresas de tecnologia digital e, com experiência internacional em negócios e contratos.

Atuação em parceria com o escritório do dr. Euclides B. de Oliveira (casos específicos na vara de família – informações em: www.familiaesucessoes.com.br).

2) Profª. Dalva Christofoletti Paes da Silva

Comemora 54 anos de Movimento Municipalista.

Diretora presidenta do CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas (*)

Presidenta da ABRAMAPOS – Associação Brasileira de Mulheres de Ação Política e Social (**)

Formada em Pedagogia e professora com especialização em Gestão Pública Municipal, e, com inúmeros outros cursos no Brasil e no exterior, foi professora universitária, lecionou durante muitos anos: Psicologia, Administração, e Recursos Econômicos, e, na Associação Paulista de Municípios, com a qual esteve sempre ligada, foi diretora executiva por 20 anos. Hoje contribui com a entidade na área de divulgação e é a responsável pela busca de patrocínios e comercialização de espaços para as exposições Paralelas aos seus eventos. Membro do Conselho Consultivo da ADVB – Associação de Dirigentes de vendas e Marketing do Brasil. Faz parte da Confederação Nacional dos Municípios, e, a partir de julho será a próxima presidenta do Rotary Club São Paulo - Barra Funda.

(*) CEAME – fundado em 1992, e desde 2000, Dalva se tornou a diretora presidenta. Tendo projetado e criado o CBTIM – Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação aos Municípios.

(**) ABRAMAPOS – atende mulheres prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, primeiras damas e dirigentes municipais de todo o país, realizando Fóruns Nacionais, como os de Brasília, Fortaleza, Cuiabá, Maceió, São Luiz, São Paulo, Porto Seguro e outros, e promove cursos de cerimoniais.

3) Profª Drª Teresinha Covas Lisboa

Doutorado em Administração pela Universidade Mackenzie, Mestrado em Administração Hospitalar, Especialização em Administração Hospitalar, Especialização em Didática do Ensino Superior.

Conselheira e Diretora Financeira do Conselho Regional de Administração, Membro do Grupo de Excelência de Administração em Saúde, Membro do Conselho Nacional de Saúde da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.

Profa. Titular de Programas de Mestrado em Administração (Unib) e Curso de Especialização (Inesp, Unisa, Unifieo, Faap, Uni-Facef).

Sócia Diretora da TCL Consultoria e Assessoria S/C Ltda.

Presidenta da FAPESA - Fundo de Apoio à Pesquisa em Saúde (mantenedora da Faculdade Inesp).

Autora e co-autora de livros na área de Administração Geral e Administração Hospitalar: "Humanização em Saúde" (Ed. Loyola) - Gestão de Serviços: limpeza e higiene, lavanderia em serviços de saúde (Ed. Sarvier) - Profissão: líder (Ed. Saraiva) - Gestão estratégica e liderança para a liderança em empresas de serviços privadas e públicas (Ed. Nobel) - Manual de Gestão Empresarial (Ed. Atlas) - Liderança: uma questão de competência (Ed. Saraiva) - Liderança e Criatividade em negócios (Ed. Thomson Learning) - Teoria Geral da Administração Hospitalar (Ed. Qualitymark) - Limpeza e Higiene, Lavanderia Hospitalar (Ed. Sarvier) - Manual de Segurança do Trabalhador em Saúde (TCL) - Administração (Ed. Facef) - Hotelaria Hospitalar (CPT – Universidade de Viçosa)”

4) Prof. Mestrando Luis Carlos de Oliveira Massoco

2º Vice-Presidente da Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OAB-SP;

Assessor Jurídico do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região, SP/PR;

Sócio do escritório Massoco e Massoco Advogados Associados, especializado em Direito Empresarial e Digital;

Professor de Direito no curso de Comunicação Social das Faculdades Atibaia (FAAT);

Mestrando em Direito na Sociedade da Informação pela UNIFMU;

Advogado, especialista em Direito do Consumidor e Direito Processual Civil pela UNIFMU.

5) Profª Drª Sidineia Gomes Freitas

Doutora e livre docente e titular em Relações Públicas (ECA/USP)

É Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP.

Coordenou a Comissão de Especialistas em Comunicação na Sesu /MEC. Acumula 35 anos de experiência no ensino superior. Ocupou cargos de Coordenação, Chefia de Departamento e Direção.

Em 1971 publicou o seu primeiro estudo em FEMINISMO com o título: “Mulher no trabalho”.

Foi presidenta do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas em duas gestões. Trabalhou na área de Comunicação na iniciativa privada e pública (York S/A Ind. e Comércio, Eucatex S/A, Centro Tecnológico para Informática).

Autora de muitos livros e vários artigos. Recebeu inúmeros prêmios no campo acadêmico como professora e orientadora. Foi premiada em 2005, com o primeiro Prêmio Opinião Pública Nacional “Vera Giangrande”.

É consultora na área de Comunicação Organizacional (Sidinéia Freitas-ME).

Integra a ABRAPCORP - Associação dos Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

6) Prof. Jurandyr Jantalia

Diretor da Clinica PSICOCORP.

Administrador (há 38 anos) e psicanalista (há 11 anos).

Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Pós- graduado em Marketing, com especialização em Psicologia do Consumidor.

Psicanalista Transpessoal; conferencista nacional e internacional.

Realiza trabalhos in Company junto a inúmeras grandes empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos de atividades. Faz palestras e escreve artigos em sites, jornais e revistas.

Autor do livro: “Transmeditação: A meditação Transpessoal” em conjunto com um CD contendo músicas específicas para os exercícios de relaxamento e transmeditação.

Mais informações: www.psicocorp.com.br.

PARLAMENTARES – BREVES CURRÍCULOS

7) Deputado Estadual José Afonso Lobato (PV/SP)

Teólogo – Filósofo – Advogado.

Atualmente com anos 48 anos de idade. Foi ordenado Sacerdote em 08/10/1988. Em 22/01/1994 assumiu como Pároco, a Paróquia da Santíssima Trindade, cursando ao mesmo tempo, a Faculdade de Direito na Universidade de Taubaté.

Permaneceu na paróquia por oito anos, criando projetos sociais como a Obra Social Bom Pastor. As famílias carentes são atendidas, não só com gêneros alimentícios, remédios, e também têm a disposição, profissionais liberais nas áreas de serviço social, fonoaudiologia, psicologia, advocacia, pediatria, ginecologia, cursos de cozinha alternativa, bordados, tricô, grupos de apoio como NA, Nar-anom, reciclagem do lixo e etc., e na evangelização, assumiu o projeto Sine.

Após concluir a faculdade de Direito assumiu uma postura melhor em defesa dos pobres, atuando junto a Pastoral Carcerária e foi eleito Presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Taubaté.

Na eleição, em 6 de outubro de 2002, Padre Afonso Lobato disputou uma vaga de Deputado Estadual pelo PV (Partido Verde), e foi eleito com 41.334 votos e na segunda eleição em 2006, teve então 67.138 votos.

Com forte atuação na ALESP - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ex-líder do Partido Verde, ocupa cargos como Presidente da Frente Parlamentar em defesa dos municípios do Vale do Paraíba. Também é Vice-presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e membro das Comissões de Saúde e Higiene, Promoção Social e Segurança Pública.

Partícipe em outras 24 Frentes Parlamentares, das quais se destacam também as de caráter humanitários (igualdade racial, na defesa dos idosos, das crianças e adolescentes; juventude, e deficientes físicos. Na defesa da APAE, e das Santas Casas de Misericórdia do Estado de São Paulo, apoio à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, dentre outras Ele é um forte nome no Vale do Paraíba, está pré-candidato, bem cotado segundo pesquisas, ao cargo de Prefeito do Município de Taubaté, interior de SP, nas eleições de 2008.

Informações e contatos: www.padreafonso.com.br.

(Fonte: Tom - Assessoria de Gabinete, padreafonso@al.sp.gov.br)

8) Deputado Estadual Rui Falcão (PT/SP)

Jornalista e advogado

Está com 63 anos de idade.

Participa na Assembléia Legislativa das comissões de Constituição e Justiça e Direitos do Consumidor. É membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres - desde junho de 2007.

Atuante, com proposição de emendas à Constituição do Estado de São Paulo, e com 18 Projetos de Lei, dos quais defende sobremaneira os Direitos do Consumidor (coletivos), teve no dia 28 de maio, o projeto de lei 123, de sua autoria, aprovado em Lei, a qual isenta da cobrança do ICMS todos os usuários de energia elétrica que consomem até 220 kwh por mês e se enquadram na categoria de “baixa renda”. Para isto realizou muitos debates, contou com muito apoio popular e a colaboração de parlamentares de todos os partidos.

É deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores eleito com 183.364 votos.

Já foi deputado estadual, deputado federal, presidente do PT e secretário de governo na gestão Marta Suplicy.

(Fonte: http://www.ruifalcao.com.br/index.asp - contatos: gabinete@ruifalcao.com.br)

9) Deputado Estadual Feliciano Filho (PV/SP)

Economista e vegetariano

Feliciano Nahimy Filho, está com 51 anos de idade, é o presidente da UPA (União Protetora dos Animais).

Foi eleito deputado estadual, em 2006, com 43.643 votos.

É presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e substituto nas Comissões: Esporte e Turismo; Promoção Social; Direitos do Consumidor.

Autor da lei 12.916/2008, que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos em todo o Estado de São Paulo.

Foi o vereador mais votado em Campinas nas eleições de 2004, com 11.598 votos.

Se tornou recordista mundial em projetos de lei para a causa animal durante os dois anos de mandato como vereador em Campinas (SP), foram sete leis sancionadas e exeqüíveis, ou seja, saíram do papel.

Ao fundar a União Protetora dos Animais (UPA), cujo slogan é "A VOZ DOS ANIMAIS", realizou seu sonho, pois desde criança, “não suportava ver alguém maltratar qualquer animal", atualmente dedicasse com voluntários, e abre mão de muitos momentos de sua vida pessoal, até mesmo em datas festivas, para busca salvar de matança e do abandono, e receber doações de animais.

(Fonte: Maurício Vicentin - Assessor de Imprensa - mauricio@felicianofilho.com.br, http://www.felicianofilho.com.br)

10) Vereadora Regina Gonçalves (PV/SP)

Presidenta Estadual do Partido Verde.

Secretária da Mulher na Executiva Nacional do Partido Verde.

Advogada e vereadora em Diadema.

Sob sua gestão, o PV consolidou um importante crescimento em todo o Estado, descentralizou seu sistema de gestão administrativa e consagrou o jeito feminino de fazer política.

11) Breve currículo de Lou de Olivier

Especialista em Psicopedagogia (distúrbios de aprendizagem e de comportamento causados por anoxia perinatal e geral). Especialista em Medicina Comportamental, com Mestrado Especial em Ciências Humanas; Extensão Universitária em Musicoterapia; Extensão Universitária em Neuropsicologia; Bacharelado em Artes Cênicas; Graduação em Educação Artística; Magistério com licenciatura plena para ensino fundamental e médio; Magistério com especialização em pré escola.

Prêmios de mais destaque: "Award Echo of Literature" e Lancaster House Award como pesquisadora. (ambos na Inglaterra) E, recentemente, no Brasil, foi laureada com o prêmio "Mulher Linda Mulher", entregue em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo em 18/03/08.

Tem publicado sete livros de auto ajuda/didáticos. Também publicou um livro de romances, é também autora de mais de seiscentas poesias, muitos contos e crônicas. Tendo também participado de muitas antologias no Brasil e Inglaterra. Autora de quatorze textos teatrais, sendo que dois deles ja forma encenados em diversas cidades do Brasil e de Potugal, em montagens premiadas e muito aplaudidas.

Mais informações em www.loudeolivier.com.br.

12) Breve currículo de Jace Morena

Graduação em Teologia, Ciência da Religião e Ciências Sociais (graduando no 4º semestre), professora de artes artesanais, dançaterapia, concluiu recentemente pela Prefeitura da Cidade de São Paulo o curso: Conselheiros em Direitos Humanos.

Precisa de parceria para desenvolver um projeto, na área de educação, que trata da defasagem escolar de alunos do ensino médio. Já fez a pesquisa e também a viabilidade de colocá-lo em prática.

13) Leila de Almeida Ramos

Professora do ensino fundamental 1, atua na rede municipal de Campos do Jordão.

Formação: Pedagogia.

Atua na ONG ACEASPP - Taubaté e no CMPM de Taubaté, em ambos é 1ª secretária.

Também participa da Rede Social São Paulo.

Conheceu o Espaço Mulher em 2006 durante a realização do Seminário "A Mulher e a Mídia", quando participou do mesmo grupo de trabalho que a coordenadora. Desde então, sempre recebe convites de nossos eventos.

14) Dra. Marilena Zanon

Doutora em Língua Portuguesa, pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Vínculo empregatício: PUC-SP - Professora de Português e Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe (desde 2000).

Atualmente, Diretora de Treinamento, Desenvolvimento e Educação do SINSESP - Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo.

15) Neide Cavalcanti.

Aluna do 14° Curso de Promotoras Legais Populares.

Colaboradora da União de Mulheres de São Paulo.

Promotoras Legais Populares.

Um curso que capacita mulheres para um melhor entendimento sobre seus direitos de cidadã, fazendo com que as mesmas, possam trabalhar no aconselhamento de outras mulheres, sobre como se comportarem em relação aos seus direitos e cidadania, quando atingidos por qualquer tipo de violência, seja ela doméstica, sexual, da honra, da dignidade e de seu caráter como ser humano, e como recorrerem juridicamente, aos meios competentes na busca de justiça por esses mesmos direitos.

Curso realizado no espaço da Secretaria de Justiça de São Paulo e que tem como parceiros: Ministério Público do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Advocacia Pública de São Paulo e da ONG: União de Mulheres de São Paulo.

16) Profª Me. Elisabeth Mariano

Diretora presidenta do Instituto ESPAÇO MULHER Ltda. Desde 1987, é autora do Projeto ESPAÇO MULHER, lançou em 1991, a obra ESPAÇO PARA A MULHER?"0!...”, (3ª edição, no prelo). Participante de diversas antologias e coletâneas. Conferencista em eventos nacionais e internacionais. Criadora e organizadora de centenas de pequenos eventos destinados ao público feminino. Editora e jornalista responsável do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos) e da edição mensal do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... www.espacomulher.com.br.

Completa em 2008 os 46 anos de suas atividades sociais voluntárias, dos quais 26 estão dedicados na área de comunicação integrada, divulgando multidisciplinarmente as questões de gênero e os direitos humanos. Mestrado em Liderança (dissertação: “Lideranças, Comunicação Social e Direitos Humanos”); pós-graduação em Comunicação Social (jornalismo, publicidade, vídeo/TV); e, em Política Internacional, com bacharelado em Letras.

COMEMORAÇÕES DE 2008

* (O Projeto ESPAÇO MULHER é de autoria de Elisabeth Mariano, devidamente registrado nos órgãos competentes nacionais e internacionais).

Carta às Mulheres

Carta às mulheres é uma carta aberta que o Papa João Paulo II publicou dirigida às mulheres do mundo inteiro, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 29 de junho de 1995.

Neste documento o papa felicita a ONU pela iniciativa e afirma que a Igreja também se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, não só através da colaboração da Delegação da Santa Sé nos trabalhos da conferência, como também falando diretamente ao coração e às mentes de todas as mulheres.

Na carta o seu autor propõe deter-se sobre o tema da dignidade e dos direitos da mulheres, considerados à luz da Palavra de Deus. Afirma que o ponto de partida deste diálogo não pode ser outro senão um obrigado. O agradecimento a Deus pela vocação e missão da mulher no mundo, torna-se assim um obrigado concreto a cada mulher pelo que tem representado na existência da humanidade.

Assim, o Papa apresenta o seu obrigado, a sua gratidão à mulher-mãe, à mulher-esposa, mulher-filha, mulher-irmã, mulher-trabalhadora, mulher-consagrada, e à mulher, pelo simples fato de ser mulher.

Lembra que a mulher ao longo da história muitas vezes foi ignorada na sua dignidade, deturpada nas suas prerogativas, marginalizada e mesmo reduzida à escravidão. O tema da libertação das mulheres, tem uma mensagem atual permanente que brota da atitude mesma de Cristo. Diz que há necessidade de conseguir uma igualdade social e jurídica efetiva de direitos e de tudo quanto diz respeito aos direitos e deveres de cidadania num regime democrático. Considera que neste campo a presença social da mulher determinará uma maior humanização dos sistemas com vistas à civilização do amor.

Faz o texto a condenação da violência sexual, da cultura hedonista e mercantilista que promover a exploração sistemática da sexualidade e faz um apelo aos Estados e organismos internacionais para que se faça o que for preciso para devolver à mulher o pleno respeito da sua dignidade e do seu papel.

O fundamento antropológico da dignidade da mulher é identificado sobretudo na Palavra de Deus. A realização do humano só ocorre mediante a complementariedade do feminino e do masculino. A esta unidade de dois Deus confiou a procriação e a vida da família e mesmo a construção da própria história.

Quanto ao "gênio feminino", afirma a Carta que a Igreja vê na Virgem Maria a sua máxima expressão. Ao se colocar a serviço de Deus, Maria colocou-se a serviço da humanidade. Assim, "o seu reinado é serviço e o seu serviço é reinar."

O documento lembra Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Ávila, Doutoras da Igreja, título conferido pelo Papa Paulo VI, e muitas mulheres que ao longo de dois mil anos de história da Igreja deixaram uma herança benéfica, e relembra a série mártires, santas e místicas da Igreja. Conclui desejando que se ponha em evidência a verdade plena sobre a mulher.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_%C3%A0s_Mulheres)