Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 03 - de 15 de Abril de 2002 a 14 de Maio de 2002

Olá Leitores!

Nesta 3ª edição buscamos pesquisar sobre dados da mão-de-obra feminina, seu valor e importância para a economia brasileira e enfocamos, principalmente, o setor de turismo.

E, buscamos alguma orientação na área de negócios, frente a assinatura de contratos, e finalizamos demonstrando uma preocupação social referente a gravidez precoce das adolescentes.

Será ótimo contar com a sua participação que é profissional atuante dentro destes segmentos que estamos enfocando e estamos no aguardo de sua contribuição, enfocando este temas com a sua experiência.

Um abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

MÃO-DE-OBRA FEMININA

Cerca de 40% da população economicamente ativa (PEA) é composta pela mão-de-obra feminina, no Brasil, no mercado formal (com registros em carteira). No mercado informal está a maior parte das trabalhadoras. Elas atuam como: costureiras, doceiras, vendedoras ambulantes, sacoleiras, digitadoras, pesquisadoras, cuidando de crianças etc...

Acreditamos que estes dados revelam o quanto nós mulheres temos influência na economia do país e estamos contribuindo não só com mais recursos financeiros para a vida familiar, como também, mesmo sem garantias pessoais, estamos contribuindo para os outros segmentos formais, que auxiliados por esta mão-de-obra silente, obtém mais vendas para seus produtos e geram mais empregos , dentre outros benefícios comerciais.

A MÃO-DE-OBRA FEMININA NO TURISMO

De acordo com as informações do Conselho Mundial (WTCC) o Brasil, em 1995, ocupava o 43º lugar entre os países mais visitados do mundo, e em 1999, pulou para a posição 29ª, isto representa ,quantitativamente, um aumento de 3 milhões de pessoas por ano, somando visitantes de negócios e lazer.

Segundo a EMBRATUR, o turismo gera mais de 5 milhões de empregos diretos, isto sem contar os indiretos.

A área de turismo favorece o trabalho da mão-de-obra feminina, e há bons curso técnicos, de graduação e pós graduação na área de turismo para especializar nos segmentos de eventos (congressos, feiras, convenções, rodada de negócios etc) e na área de lazer cultural, os dois segmentos que mais movimentam este setor.

ATENÇÃO COM ASSINATURAS DE CONTRATOS

  1. Riscar todos os espaços em branco antes de assinar o contrato.
  2. Verificar a descrição dos valores contratados e, se os mesmos estão escritos por extenso.
  3. Não assinar contratos que contenham qualquer tipo de erro, ou incorreções, tanto no que se refere aos seus dados, ou da outra parte, quanto ao que estiver sendo contratado.
  4. Confirmar as datas, prazos que estejam sendo contratados.
  5. Exigir uma cópia do original (2ª via) do contrato com igual formato e texto, na hora de assinar, e que contenha a assinatura da outra parte contratual.
  6. Na dúvida pedir um tempo para analisar o contrato com profissional de sua confiança.
  7. Dependendo do tipo de negociação tenha a presença de duas testemunhas, de sua inteira confiança, assinando com você este documento.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Estudos científicos e estatísticos revelam que a maioria das adolescentes que abortam ou têem filhos engravidam nas primeiras relações e com o primeiro parceiro sexual.

Vale aqui ressaltar a importância das educadoras, psicólogas, assistentes sociais, médicas, religiosas, dentre outras pessoas que tenham interesse, para colaborar com a orientação das meninas, se possível ainda na fase de pré-adolescência, e, principalmente, promover o diálogo entre mães e pais, enfocando soluções preventivas, não só para as adolescentes, bem como para os garotos, enfocando-se os riscos e a paternidade responsável.