Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 102 - de 15 de Julho de 2010 a 14 de Agosto de 2010

Olá Leitores!

Dia 15 de julho – parabéns aos homens por sua data comemorativa!

No Brasil a cultura popular dedica o dia 15 de Julho como Dia do Homem.

Em alguns países se celebra o Dia Internacional do Homem em 19 de Novembro de cada ano apoiados pela ONU/UNESCO com objetivos de “melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.”

“De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação e saúde públicas, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade, destacando suas contribuições. O Dia Internacional do Homem é celebrado através de seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates, e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade, como aquela data. Cada ano a celebração da data enfoca um tema diferente, como, por exemplo, 2002 foi o ano da saúde masculina e 2007 foi o ano do perdão e da cura.” (leia mais em: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Homem")

Conforme a Declaração Universal de Direitos Humanos, o artigo 1° declara: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Assim sendo, “O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher”, pois, tratam-se de eseres humanos que buscam conquistar seu “espaço na sociedade”, que juntos promovem o nascimento da vida humana.

Parabenizamos, principalmente, a todos os homens que se dedicam na construção de um mundo melhor.

Com esta reflexão entregas par você esta edição do Jornal da Mulher Brasileira com um abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

AIDS é maior causa de mortes de mulheres entre 15 e 49 anos

“A infecção pelo vírus HIV se transformou na principal causa de mortes e doenças de mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 49 anos) no mundo todo, de acordo com a Unaids, a agência das Nações Unidas para o combate à AIDS. A agência lançou nesta terça-feira um plano de ação de cinco anos para lidar com os fatores que colocam mulheres em risco, no início de uma conferência de dez dias sobre a situação das mulheres no mundo, em Nova York.

A agência advertiu que até 70% das mulheres no mundo todo sofrem violência, e esses maus tratos prejudicam a capacidade destas mulheres de negociar relações sexuais seguras com seus parceiros. Ou seja: elas podem estar sendo forçadas a fazer sexo sem preservativo, o que aumenta a chance de contaminação pelo HIV.

"A violência contra mulheres não deve ser tolerada", disse o diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé. "Ao tirar a dignidade das mulheres, estamos perdendo a oportunidade de aproveitar metade do potencial da humanidade para atingirmos as Metas do Milênio. Mulheres e meninas não são vítimas, elas são a força motriz que traz a transformação social", acrescentou.

Proporção

De acordo com a Unaids, em dezembro de 2008, 33,4 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo todo. Deste total, 15,7 milhões, quase metade, eram mulheres. E a proporção de mulheres infectadas com o vírus da Aids aumentou em muitas regiões do mundo nos últimos dez anos.

Na África subsaariana, por exemplo, 60% das pessoas que tem o HIV são do sexo feminino. Na África do Sul, mulheres jovens têm probabilidade três vezes maior de ser infectadas com o HIV do que os jovens da mesma idade.

Cerca de 30 anos depois do início da epidemia do vírus no mundo, os serviços que atendem os portadores não atendem de forma adequada as necessidades específicas de mulheres e adolescentes, alertou a agência da ONU. "A informação a respeito de saúde sexual e reprodutiva para mulheres e adolescentes com o vírus HIV ainda é limitada", afirmou Suksma Ratri, integrante da Rede Feminina Positiva da Indonésia e que participou do lançamento da Unaids.

"Elas precisam de um sistema de apoio amigável e adequado que permita que elas façam escolhas livres a respeito de sua sexualidade sem que sejam discriminadas ou estigmatizadas", afirmou.

O plano de ação lançado pela agência da ONU especificou alguns pontos de ação para que a ONU possa trabalhar junto com governos de vários países, sociedade civil e outros parceiros.

Entre os pontos principais deste plano está a melhora na coleta de informações e análise de como a epidemia afeta mulheres e a garantia de que a questão da violência contra a mulher seja incluída nos programas de prevenção do HIV.

O Brasil e vários outros países da América do Sul, da África e da Europa participam da iniciativa, juntamente com várias instituições ligadas à ONU e ONGs. O lançamento da campanha contou também com a presença da cantora e ativista Annie Lennox.”

(Fonte http://www.casadamaite.com/taxonomy/term/171 - agência BBC, acesso em 14/07/10)

Endometriose = Sintomas + Diagnostico + Tratamento

Publicado por Zazou

“Infelizmente a Endometriose afeta mais de 6 milhões de brasileiras e se não tratada pode deixar a mulher estéril.

Uma em cada 10 mulheres em idade fértil convive com a Endometriose, doença que se desenvolve no aparelho reprodutor feminino e, de acordo com o Instituto da Endometriose, atinge 15% das brasileiras entre 15 e 45 anos de idade, o que corresponde a mais de 6 milhões de brasileiras.

As mulheres possuem um tecido que reveste internamente o útero, denominado endométrio, que cresce todos os meses para preparar o órgão para a gravidez.

“Quando a gestação não acontece, há um desprendimento das células desse tecido que são eliminadas na menstruação. Porém, há casos em que parte do material se desloca para regiões do corpo, como ovário, superfícies internas do intestino e da bexiga, caracterizando a endometriose”, explica Nelson Valente, ginecologista do Laboratório Lego Medicina Diagnóstica.

A doença pode levar à esterilidade, mas, se detectada precocemente, as chances de cura são maiores.

Os sintomas mais comuns da endometriose são cólicas fortes, alterações urinárias e intestinais no período menstrual, além de dor durante a relação sexual e, em vários casos, dificuldade para engravidar.

“É muito importante que as mulheres sempre observem o próprio corpo para aprender a identificar se algo está fora do habitual. Por exemplo, ela deve diferenciar uma cólica menstrual aceitável, que não atrapalha a condução de suas tarefas cotidianas, daquela dor intensa que gera desconforto para urinar ou evacuar, e assim, saber quando é a hora de procurar ajuda médica”.

Para diagnóstica-la, além do exame ginecológico, o médico pode solicitar exames complementares, que auxiliarão no diagnóstico preciso da endometriose. Normalmente são feitos ultrassonografia com preparo intestinal, ressonância magnética e, de acordo com o caso de cada paciente, até procedimentos cirúrgicos, como é o caso da laparoscopia, que consiste na realização de um pequeno corte no abdome para introduzir um telescópio de fibra óptica que permite ao especialista visualizar se há inchaço ou inflamação nos ovários e trompas.

O diagnóstico vai determinar a conduta médica na hora de indicar o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico. No caso das pacientes assintomáticas e que não desejam ficar grávidas, normalmente é indicado o uso de hormônios e analgésicos para a dor moderada. Porém, há casos em que só o procedimento cirúrgico pode resolver o problema.

Adotar medidas que reduzam o risco de estresse, observar se os ciclos menstruais estão regulares, fazer uso de pílulas anticoncepcionais e realizar exames ginecológicos regulares são importantes para a prevenir a endometriose.”

(Fonte: http://blog.zazou.com.br/category/saude/, acesso em 14/07/10)

Estudo revela que aborto inseguro é uma das principais causas de morte materna no Brasil

“O aborto realizado em condições inseguras figura entre as principais causas de morte materna e é motivo de discriminação e violência institucional contra as mulheres nos serviços de saúde. Esse é um dos resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo Curumim (PE) e Ipas Brasil (RJ), e que foram apresentadas na última segunda (28), na palestra O impacto da ilegalidade do aborto na saúde das mulheres e nos serviços de saúde em cinco estados brasileiros: subsídios para o debate político. Os estudos, que foram realizados nos estados de Pernambuco, da Paraíba, Bahia, do Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, visam gerar debates sobre a realidade do abortamento inseguro e o impacto da ilegalidade na saúde e na vida das mulheres e nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais causas de morte materna no Brasil, apontadas pela pesquisa nacional de 2002, sob o patrocínio do Ministério da Saúde, foram a hipertensão arterial, as hemorragias e o aborto. Todas essas causas são consideradas evitáveis. Criminalizar o aborto não impede a sua prática. Muito pelo contrário, vulnerabiliza as mulheres mais pobres e dificulta o atendimento nos serviços de saúde, pois ao ser tratado ainda como um crime, pecado, estigma e tabu, faz com que muitos profissionais se recusem ou posterguem atender as mulheres que chegam em situação de abortamento, afirma Paula Viana, coordenadora do Grupo Curumim e secretária das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.

Os principais resultados das pesquisas informam:

Além do Grupo Curumim e do Ipas Brasil, a elaboração dos dossiês contou com a parceria de diversas organizações, como Cfemea, Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, Rede Feminista de Saúde, Articulação de Mulheres Brasileiras, Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, Cunha Coletivo Feminista, IMAIS-BA, Coletivo de Jovens Feministas de

Pernambuco, Rede Mulheres em Articulação da Paraíba e Articulação de Mulheres do Mato Grosso do Sul.”

Para acessar os resumos das pesquisas, vá na seção Direitos Reprodutivos no link http://www.grupocurumim.org.br/site/imprensa.php

(Fonte: http://www2.abong.org.br/final/noticia.php?faq=21484)

Transtornos mentais na área do Magistério

Conforme informações de “TODOS PELA EDUCAÇÃO” seguem alguma informações sobre este tema que foram veiculados na mídia nacional.

12/07/2010 - O Estado de S. Paulo

Transtorno mental afeta mais professores

Transtornos mentais e comportamentais foram as principais causas de afastamento por doença dos professores da rede municipal de São Paulo no ano passado

Jornal da Tarde

Transtornos mentais e comportamentais foram as principais causas de afastamento por doença dos professores da rede municipal de São Paulo no ano passado. Foram 4,9 mil afastamentos para uma categoria com 55 mil profissionais, o que equivale a quase 10% dos trabalhadores.

“Os dados são de um levantamento que está sendo feito pelo Departamento de Saúde do Servidor (DSS) da Secretaria Municipal de Gestão e Desburocratização. O estudo aponta o crescimento de problemas psiquiátricos entre os professores. Em 1999, esses transtornos eram responsáveis por cerca de 16% dos afastamentos. Dez anos depois, a porcentagem subiu para 30%? de um universo aproximado de 16 mil afastados.

Outra estimativa, a do Fórum dos Profissionais de Educação Municipal em Readaptação Funcional, aponta que os transtornos psiquiátricos ficam também em torno de 30% do motivo das readaptações. Os professores readaptados são aqueles que não conseguem voltar para as salas de aula e se dedicam a outras atividades na escola. Eles são em torno de 7 mil. As demais causas de afastamento são doenças osteomusculares, como lesão por esforço repetitivo, e do aparelho respiratório.

Para especialistas em saúde do trabalho, a porcentagem de docentes com doenças mentais e comportamentais é elevada. "É um número alto levando-se em consideração que é uma categoria que lida com crianças e adolescentes. Com todos esses afastamentos, quem substituiu esses profissionais? O ensino fica comprometido", diz o psicólogo Roberto Heloani, professor titular da Unicamp e da Fundação Getúlio Vargas, especialista em saúde nas relações de trabalho.

Segundo ele, os professores têm de lidar com uma complexa rede de pressão no trabalho, o que culmina em doenças. Ele cita que as famílias, que deveriam fazer o papel de educar suas crianças, cobram isso do professor. Por outro lado, os alunos querem um professor que também seja um animador em sala de aula e, quando se sentem frustrados, passam a agredi-lo.

Influência. Outros fatores influenciam negativamente a saúde mental, como a atuação do crime organizado e do tráfico, que muitas vezes estão presentes dentro da escola. Heloani cita estudos que apontam que um professor de ensino fundamental fica, em média, seis anos na profissão até encontrar outra ocupação. "Uma carreira que era inicialmente um objetivo de vida se torna um bico."

O psiquiatra e médico do trabalho Duílio Camargo, presidente da comissão técnica de saúde mental da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, explica que os transtornos mentais são a terceira causa de afastamento no País, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Previdência Social.

A primeira são traumatismos seguidos por lesões por esforços repetitivos e doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (Ler/Dort). O psiquiatra afirma que são vários os fatores que levam aos transtornos mentais: desde a própria constituição individual até a natureza do trabalho realizado.

Claudio Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação, garante que a estatística acende "um alerta vermelho, porque é assustadora". Para ele, os professores estão submetidos a uma tensão permanente do próprio trabalho somada também às condições ruins para exercer a atividade. Outro agravante, em sua opinião, é a carga excessiva de trabalho.

Sonhava que alunos passavam por cima de mim com skate

O choro brotava sem controle por qualquer motivo inclusive dentro da sala de aula. Também eram muitos os pesadelos. "Sonhava que entrava na sala e os alunos abriam as bocas e me engoliam. Em outro sonho, eles passavam por cima de mim com skate", conta uma professora de 53 anos e 20 de magistério que está afastada da sala de aula desde 2003. O primeiro diagnóstico de que não estava bem emocionalmente foi dado em 1995. "Mas eu resisti, achava que era insubstituível."

Os anos foram passando e os sintomas aumentando. "Faltava muito porque não conseguia enfrentar a sala de aula. Passei a ter medo dos alunos", diz a professora. Em 2003, foi diagnosticada com problemas psiquiátricos. Durante um ano praticamente não saiu de casa. "Não falava com ninguém, me isolei do mundo", recorda.

Reclassificação. A Prefeitura afirma que depressão e ansiedade são os principais motivos de afastamento dentre os transtornos psiquiátricos. Iracema de Jesus, do Fórum de Professores Readaptados, ressalta que essa classificação é vaga e não reflete o problema da categoria. O Fórum quer que a síndrome de burnout seja reconhecida como uma doença do trabalho para os professores. "Com o reconhecimento dessa doença, os direitos dos professores são outros, porque fica comprovado que eles adquiriram doença profissional."

Ana Maria Rossi, presidente do Internacional Stresse Mangement Association do Brasil (Isma-BR), que coordenou uma pesquisa sobre a doença, afirma que 30% dos profissionais economicamente ativos no País têm a síndrome. Os professores são a quarta categoria mais atingida. Em primeiro lugar estão os trabalhadores que atuam com segurança, seguidos por controladores de voo e os executivos. / M.C.

Prefeitura afirma adotar ações para ajudar docente

Em nota, secretarias afirmam que os salários foram reajustados em 40,9% e haverá mais 33,79% nos próximos três anos.

As secretarias municipais de Educação e Gestão informaram, em nota conjunta, que “é fato que transtornos de origem mental e comportamental vêm aumentando entre os trabalhadores.

A tendência na rede municipal de ensino, de acordo com o DSS, acompanha as características gerais de afastamento de todos os servidores municipais, sendo um fenômeno mundial que também ocorre entre os trabalhadores do setor privado”.

Sobre as ações que a secretaria de Educação faz para melhorar as condições de trabalho, a nota afirma que os salários foram reajustados em 40,9% e haverá mais 33,79% nos próximos três anos.

“As condições físicas das escolas melhoraram nos últimos anos, Além disso, vem crescendo o suporte pedagógico dado ao professor.”

(Fonte: 08/07/2010 - Mente e Cérebro, http://www.todospelaeducacao.org.br/Comunicacao.aspx?action=5&mID=8651)

Casa da Mulher Trabalhadora lançou ferramenta de Internet Ning

“A CAMTRA lançou no dia 21 de Junho – “Dia de Luta Por uma Educação não Sexista”, a ferramenta de Internet NING: http://www.porumaeducacaonaosexista.ning.com, e convida você a fazer parte da nova rede virtual.

É com imensa satisfação que lançamos nesta data tão importante para todas(os) aquelas(es) que lutam por um mundo livre de discriminações, mais um instrumento para nos auxiliar nesta tarefa.

Essa ferramenta é fruto da experiência da CAMTRA na sensibilização e formação de normalistas e professoras (es) na incorporação das perspectivas de gênero, raça/etnia e orientação sexual na Educação.

O dia 21 de Junho foi instituído Dia de Luta “Por uma Educação não Sexista” no ano de 1991, pela Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem), com o lema “Trabalharemos por uma Educação Humana não Sexista”.

Contamos com você para que juntas (os) possamos contribuir na construção de novas formas de educar onde mulheres, homens, negras (os) e brancas (os), homossexuais e heterossexuais e todas as diversidades, estejam incluídas, sendo igualmente tratadas, reconhecendo e respeitando as diferenças e especificidades de cada ser, sem transformá-las em desigualdades sociais.”

Esperamos você em: http://www.porumaeducacaonaosexista.ning.com

(Fonte: http://www2.abong.org.br/final/noticia.php?faq=21477)

Biblioteca em casa deixa crianças mais inteligentes

Luciana Christante

“Estudo mostra que a quantidade de livros que os pais oferecem aos filhos desde que são pequenos pode influenciar diretamente o desenvolvimento da capacidade cognitiva

Um grupo de sociólogos das universidades de Nevada em Las Vegas e da Califórnia em Los Angeles realizou o maior estudo internacional sobre a influência dos livros na educação escolar. Os resultados mostram que, independentemente do nível educacional dos pais, do status socioeconômico e do regime político, quanto mais livros houver em uma casa, mais anos de escolaridade atingirá a criança que crescer nela. Participaram do estudo mais de 70 mil pessoas de 27 países, entre os quais Estados Unidos, China, Rússia, França, Portugal, Chile, África do Sul (o Brasil não foi incluído). A conclusão foi publicada na revista Research in Social Stratification and Mobility.

No artigo, os autores explicam que o nível cultural e educacional dos pais também influencia a escolaridade atingida pela prole, mas nesse caso a correlação é mais fraca do que com o tamanho físico do acervo familiar de livros. Os resultados mostram também como o gosto pela leitura tende a diminuir diferenças sociais. Nos lares mais modestos, o efeito de cada acréscimo ao acervo no futuro acadêmico da criança é mais acentuado do que a adição de um volume a uma biblioteca mais ampla. Apesar de a tendência ter sido observada em todos os países, houve diferenças importantes entre eles.

Nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, uma biblioteca com cerca de 500 volumes representou acréscimo de dois a três anos na escolaridade das crianças, comparando com uma casa sem livros. Na Espanha e na Noruega, o número saltou para até cinco anos e na China atingiu o máximo, entre seis e sete anos.”

(Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/Comunicacao.aspx?action=5&mID=8548)

2º Prêmio Ecofuturo de Educação e Sustentabilidade

Site do Prêmio Ecofuturo - Data: Inscrições até 25 de agosto

“O 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade é aberto a todos os professores de todas as disciplinas e níveis da educação, de escolas públicas, privadas e outras instituições onde se realizam atividades educacionais.

Inscrições até 25 de agosto. Todas as informações estão disponíveis no site do Prêmio Ecofuturo. (http://www.premioecofuturo.com.br/2010/).”

(Boletim do SINPRO-SP de 3/7/10)