Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 255 - de 25 de Abril de 2023 a 24 de Maio de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!


28 de Abril - Dia da Educação / 20 de Maio - Dia do Pedagogo - Dia da Pedagoga

Conforme pesquisas que transcrevemos a seguir percebem-se números acima ou quase de 50/ cinquenta milhões de estudantes apenas na educação básica.

Contudo há outros níveis de educação que complementam os estudos básicos, até o/a jovem definir-se por uma provável carreira, e a partir daí terá que encarar mais de 10/dez anos de cursos em especializações, estágios e treinamentos etc. até para complementar seus estudos, e, ter certificação que possa ser utilizada para atuar profissionalmente.

E, além disso, também fazer provas/exames para ter certificação por conselhos profissionais e receber a “sonhada” carteira de habilitação profissional...

Não diferente disto temos os/as responsáveis por metodologias de ensino e, definem como as pessoas aprendem de forma mais rápida e responsável.

A carreira profissional exitosa dependerá destas fases e oportunidades iniciais, de estágios, onde aprendem e se treinam junto a equipes já preparadas.

Aqui trazemos as homenagens principalmente aos PEDAGOGOS e às PEDAGOGAS, que se dedicam intensamente em quatros anos suas vidas para obterem a formação e a capacidade para ensinar / treinar pessoas com as mais variados métodos de aprendizagem, para a vida útil e legal do trabalho.

Acreditamos que a seleção de informações pesquisadas possa ser bem úteis para os enfoques necessários visualizando-se a educação no Brasil.

O nosso “gigante país” sempre tem mais vagas, “tipo coração de supermãe” para quem queira estudar em várias modalidades, com múltiplas especializações, tanto nas áreas materiais e financeiras, quanto no desenvolvimento humano, e nas que defendem a natureza, a religião, e a paz etc.

E, também, principalmente “os direitos humanos que é o verdadeiro direitos de todas as pessoas, e, são indivisíveis, impenhoráveis, e soberanos...

Receba nosso fraternal abraço e votos de muitos sucesso e felicidade. Professora Mestra Elisabeth Mariano

P.S.

Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe

(*) Professora mestra em “Lideranças Direitos Humanos, e, Comunicação Social”. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ ONU/1995. Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, em arquivos nacionais e em direitos de marcas registradas. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994.

Formada especialista em DIREITOS AUTORAIS, DIREITOS INTELECTUAIS, DIREITOS DE MARCAS E PATENTES, COMBATE A CRIMES DE CONCORRÊNCIA DESLEAL E PARASITISMO, formada pela OMPI/ ONU (ORGANZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTEELCTUAL E INDUSTRIAL - na área de especialista da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, em Genebras - Suíça).

É também, Pós-graduada em 6/seis áreas e destaca-se em ” Política Internacional: Comunicação Social “dentre outras 8/oito especializações acadêmicas, em Pós-graduações. É também formada no Mestrado:” Lideranças, direitos humanos e comunicação social.” É conferencista, autora de livros, organizadora de eventos e jornalista defensora de direitos humanos. É membro de Academia de Letras.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao uso DAS MARCAS em quaisquer tipos de mídia.

Usos indevidos SEM NOSSA AUTORIZAÇÃO LEGAL, são crimes de concorrência desleal, e suscetível as penas de todas as leis POR CRIMES de plágio, parasitismo etc. Roubo de dados e de clientela são CRIMES. AVISE-NOS por escrito, E INDIQUE QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE NOSSAS MARCAS. AVISE-NOS por escrito, E INDIQUE QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE NOSSAS MARCAS. Agradecemos e faremos a sua entrevista gratuita, DIANTE DESTE SEU IMENSO FAVOR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Jornal da Mulher Brasileira

Entrevista com a Administradora Prof.ª Cacilda Aparecida da Costa Paranhos


Perfil da Administradora Prof.ª Cacilda Aparecida da Costa Paranhos

Prof.ª Cacilda Aparecida da Costa Paranhos

Administradora, Auditora Líder de ISO 9000 e ISO 14000 (DNV Certificadora)

Auditora Social (FIA) Auditora da Área da SAÚDE Voluntária Social na OSC Irmãs de Caridade de OTAWA. Na Pastoral da Família MARANATA na Creche e Centro da Juventude na Casa Verde / SP.

Atuação na Pastoral da Saúde visitando enfermos, levando nas consultas e colaborando nos cuidados higiênico pós alta médica.

Palestrante, Mediadora e Conciliadora no CEJUSC do Tribunal de Justiça de Arujá / SP, atuação com objetivo de levar a audiência a um resultado FRUTÍFERO, na busca de um consenso onde o GANHA GANHA seja o resultado.

Atuação Voluntaria no ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) BALNEÁRIO em Guarulhos com escuta ativa e eventos com lanches, sucos e bolo nos Dias da Mães, Pais e Natal, sempre com um presente e festividade.

São quase 45 anos de atividades acompanhando as tendências de mercado, criando respostas inovadoras no campo do Ensino, Auditoria e Administração. Educadora Professora na Pós Graduação e Graduação, Auditora, Consultora, Instrutora, Pesquisadora, Assessoria para recrutamento e seleção, capacitação e integração de PCD, Agente de Negócios, Sócia Proprietária da empresa COSTHAPARANHOS CONSULTORIA, Auditora Líder da Certificadora DNV (DET NORSKE VERITAS), Avaliadora do Prêmio Banas de Qualidade, Prêmio PBQP-H. e Prêmio da Qualidade de Polícia Militar de SP. Mediadora e Conciliadora do TJ Pós-graduada em Recursos Humanos, Auditoria da área da Saúde, Pós Graduando em Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Graduação em BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO pela FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO. Professora especialista da FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOCIA, instrutora de treinamento do SINDEPRESTEM professora pós-graduação - UNISAL - Universidade Salesianas, professora especialista do Centro Universitário Salesiano São Paulo e consultora e auditora - COSTHAPARANHOS CONSULTORIA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controle de Qualidade e Auditora, Palestrante atuando principalmente nos seguintes temas: Autoestima, Autodesenvolvimento, Cidadania, Conscientização e Capacitação profissional, Vendas, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, GMP, Psicologia Jurídica, Códigos Consumidor, Estatuo do Idoso e da Criança e Adolescente, Captação de Recursos e A Arte de Encantar.

CONTATOS:

Rua Soldado Luiz Tenório Leão, 104 - Guarulhos / SP

Chegou o dia!!  Já está disponível para download a primeira edição do Guia Fé no Clima: reflexões sobre mudanças climáticas para comunidades religiosas.

O Guia é uma iniciativa do Fé no Clima - ISER, e busca servir de inspiração e de instrumento de apoio para que lideranças religiosas e comunidades de fé possam se mobilizar e atuar - das formas mais diversas possíveis - nos esforços de enfrentamento à crise climática.

A publicação conta, ao todo, com seis cadernos, um para cada religião: Budismo, Catolicismo, Evangélicos, Islã, Matriz Africana e Judaísmo.

Em cada um são apresentadas diversas mensagens e inspirações religiosas, além de propostas para atuação e referências para o aprofundamento sobre o tema das mudanças climáticas.

Acesse o site Fé no Clima e baixe agora o Guia! https://fenoclima.org.br/guias-fe-no-clima/

Youtube: https://youtu.be/EqYbl1ALOuY

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Jornal da Mulher Brasileira

ENTREVISTA COM OS ENFERMEIROS TIAGO ANJOS E FERNANDA NASCIMENTO

ADC "Arte de Cuidar"
Foto: Arquivo Pessoal

PERFIL DOS ENFERMEIROS TIAGO ANJOS E FERNANDA NASCIMENTO

Thiago Anjos

Thiago Anjos, 34 anos, morador de São Paulo, enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho, pós graduado em Saúde Publica com ênfase em Saúde da Família pela faculdade Estratego e Técnico em canto pela Etec de Artes de São Paulo.

Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento, 24 anos, moradora de São Paulo, graduando em enfermagem (último ano) pela Universidade Nove de Julho.

Clarinetista formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

Educadora Social, trabalhou com crianças em situação de risco.

ADC "Arte de Cuidar"

ADC "Arte de Cuidar" é o espaço virtual de saúde e bem-estar, idealizado para fomentar o ensino e educação em saúde,  visando trazer ao público, através da informação, sua autonomia, autocuidado e bem-estar.

Com foco em promover a saúde, a ADC foi criada por profissionais de Enfermagem e outras categorias para divulgar informações confiáveis e de qualidade para o público em geral.


CHEGOU MAIS UM EPISÓDIO DO PODCAST ADC SAÚDE!

O tema dessa vez é: Alerta: você pode estar consumindo o dobro de sal do que deveria!!

Fique de olho: aquela pitadinha extra pode comprometer sua saúde! Do mocinho ao vilão, o sal precisa ser utilizado com moderação para que essa relação seja benéfica. Na medida certa, ele é capaz de garantir deliciosas refeições. Enquanto que o excesso pode causar diversos problemas de saúde, como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão. Por isso é essencial sabermos quais alimentos possuem alto teor de sal e se seus hábitos alimentares estão trazendo benefício ou malefício à sua saúde. Ouça o episódio para se informar sobre esse assunto!

CONTATOS  ADC:

Instagram: @adcartedecuidar

Facebook: @adcartedecuidar

Spotify: https://open.spotify.com/show/5GdoN1oE7NdfCcA86rQnek

E-mail: adcartedecuidar@gmail.com

WhatsApp: (11) 93948-0753

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

O curso de Pedagogia dura, em média, quatro anos

Trata-se de uma formação extremamente importante, pois capacita profissionais que irão atuar tanto no ensino infantil, como fundamental, além de gestores educacionais.

São os pedagogos que são responsáveis por formar a base de conhecimento das gerações futuras.

(Fonte: http://icg.edu.br/formacao-em-pedagogia-quantos-anos-de-faculdade/#:~:text=O%20curso%20de%20Pedagogia%20dura,de%20conhecimento%20das%20gera%C3%A7%C3%B5es%20futuras, data de acesso: 17/04/2023)

28 de Abril - Dia da Educação

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de Abril de 2023. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante para educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.

O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de Agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Origem do Dia da Educação

O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de Abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

Neste Fórum firmou-se o compromisso com 164 países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo com metas estabelecidas até 2030.

Atividades para o Dia da Educação

Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, por exemplo, podem organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.

Frase sobre Educação

A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui. (AUTOR: Rousseau)

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-educacao/, data de acesso: 17/04/2023)

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Neste dia 18 de Maio, o MDS convoca a todos/as os/as gestores/as e trabalhadores/as do SUAS a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual, bem como o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes convocaram toda a sociedade a assumir essa bandeira, utilizando uma flor no dia.

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos - o Disque 100 - serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!!

Sobre o 18 de Maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana do 18 de Maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo o País.

Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No site do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual: http://www.comitenacional.org.br/ e da Secretaria de Direitos Humanos: http://www.sdh.gov.br/nova-campanha-201cmacaquinhos201d-de-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescente-entra-no-ar podem ser encontradas as artes da Campanha do 18 de Maio.

(Fonte: Acesse o site!!! http://blog.mds.gov.br/redesuas/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/, data de acesso: 17/04/2023)

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

O mês de Maio foi o escolhido para esta luta, pois, em 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Com isso, o mês de Maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

E o amarelo simboliza atenção e a sinalização e advertência no trânsito.

(Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2022/05/maio-amarelo-tem-acoes-de-conscientizacao-para-reduzir-acidentes-de-transito#:~:text=Maio%20Amarelo%20tem%20a%C3%A7%C3%B5es%20de%20conscientiza%C3%A7%C3%A3o%20para%20reduzir%20acidentes%20de%20tr%C3%A2nsito,-O%20tema%20desta&text=Jr%2FAg%C3%AAncia%20Brasil-,Com%20o%20tema%20%E2%80%9CJuntos%20Salvamos%20Vidas%E2%80%9D%2C%20a%20campanha%20Maio,%C3%B3rg%C3%A3os%20governamentais%20e%20diversas%20organiza%C3%A7%C3%B5es, data de acesso: 17/04/2023)