Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 259 - de 25 de Agosto de 2023 a 24 de Setembro de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Os serviços médicos inseparáveis em torno da vida das mulheres

Ao analisarmos as trajetórias da maioria das mulheres no país, e quiçá no mundo, vamos verificar que na maioria dos casos de Maternidade, haverá sempre na hora do parto, junto da gestante, além da presença contínua de ginecologistas, obstetras, pediatras etc. contudo, nos locais mais inóspitos, distantes de serviços médico-hospitalares há quase sempre as - “valiosas parteiras” - que também colaboram com a vinda ao mundo, dos milhões de bebês desassistidos com suas “pobres mãezinhas”...

Em 9 de Setembro se comemora o DIA DAS GRÁVIDAS... contudo, não são explicitadas muitas vezes “as idades das futuras mamães” nas reportagens...

P.S. --- Para exemplo a seguir transcrevermos uma reportagem citada em AGÊNCIA BRASIL com o titulo: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É MAIORIA NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO “COM DESTAQUE EM” No Brasil, a taxa de gestantes com menos de 17 anos é de 57% “Publicado em 09/07/2022 - 09:08 - Agência Brasil* - Brasília

(Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-07/gravidez-nas-adolescencia-e-maioria-nos-paises-em-desenvolvimento, data de acesso: 16/08/2023)

Assim também parabenizamos os/as indispensáveis pediatras (data festiva de 27 de Agosto) cujos serviços e cuidados são necessários e indispensáveis aos/às bebês do mundo, embora um alto percentual em países pobres não têm esses cuidados.

Destacamos também nesta edição a data festiva de 15 DE SETEMBRO - DIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE.

Receba esta edição com o fraternal abraço da professora mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe JMB.

(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher” / ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.

Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E no pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.

E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI / ONU – GENEBRA/SUIÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo, pirataria etc.)... TAMBÉM PARTICIPOU DE EVENTOS EM MONTREAL/CANADÁ,

EM LOS ANGELES/ESTADOS UNIDOS...E, EM BEIJING/CHINA. Além de países latino-americanos, e estados brasileiros.

PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR: Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais, e direitos humanos.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMÍNIOS - e em quaisquer outros tipos de mídia.

USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. COM INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALÉM DAS PENAS DAS LEIS. AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.

Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!

DENUNCIE PELOS E-MAILS:

Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e)

Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Jornal da Mulher Brasileira

Entrevista com a Pedagoga Prof.ª Dr.ª Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira


Perfil da Pedagoga Prof.ª Dr.ª Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira

Prof.ª Dr.ª Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira

Tem experiência em integração de tecnologias ao currículo com pesquisas e publicações sobre: Currículo, Educação a Distância e Formação de professores para uso pedagógico de tecnologias digitais.

Atuou como pesquisadora em projetos e programas como: "Aula Interativa" (parceria entre PUC-SP, USP, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e DELL- 2009-2010); Programa "Um Computador por Aluno" (UCA - MEC/Brasil - 2010-2011); foi integrante da equipe de elaboração do Projeto PROUCA Tocantins (parceria entre Universidade Federal do Tocantins, MEC, UNDIME e SME de 82 municípios- 2012); integrou a equipe de pesquisadores da UFT no Projeto PROUCA-Tocantins (2012- 2014).

Na área da docência tem experiência nos diferentes níveis da educação passando pelo Ensino Fundamental - ciclos 1 e 2 (alfabetização e produção de textos); Ensino Médio (produção de textos); Pós-médio no Programa e-Tec Brasil (2008-2011) como coordenadora de curso profissionalizante oferecido em EaD, professora Conteudista com produção de livros para o Programa e-Tec Brasil, Professora Formadora e Tutora; no Ensino Superior modalidade presencial, atuou como professora em cursos de Pedagogia na área de formação de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais, Currículos e Programas, Psicomotricidade e Educação e Direitos Humanos; na modalidade EaD Tutora no curso de Pedagogia a Distância oferecido pela UNIVESP; e Pós-Graduação como professora Conteudista atuando na produção de livros, recursos pedagógicos e objetos de aprendizagem na área de Tecnologias na Educação para SENAC-SP.

Na área de consultorias, desenvolve planos de mentoria pedagógica para professores e equipes pedagógicas de escolas particulares. Atualmente é professora do curso de Graduação em Pedagogia na Faculdade de São Vicente- UNIBR e compõe o NDE da Universidade.

Cargo atual:

Hoje sou professora e pesquisadora e atuo em 3 principais frentes:

Contatos:

E-mail: cristcdoliveira@gmail.com

Instagram: @cris_tavares2022

Telefone: (11) 95855-0245

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Rádio Jornal da Mulher Brasileira

Entrevista com os Enfermeiros Tiago Anjos e Fernanda Nascimento

Doença de Chagas
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil dos Enfermeiros Tiago Anjos e Fernanda Nascimento

Thiago Anjos

Thiago Anjos, 34 anos, morador de São Paulo, enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho, pós graduado em Saúde Publica com ênfase em Saúde da Família pela faculdade Estratego e Técnico em canto pela Etec de Artes de São Paulo.

Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento, 24 anos, moradora de São Paulo, graduando em enfermagem (último ano) pela Universidade Nove de Julho.

Clarinetista formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

Educadora Social, trabalhou com crianças em situação de risco.

ADC "Arte de Cuidar"

ADC "Arte de Cuidar" é o espaço virtual de saúde e bem-estar, idealizado para fomentar o ensino e educação em saúde,  visando trazer ao público, através da informação, sua autonomia, autocuidado e bem-estar.

Com foco em promover a saúde, a ADC foi criada por profissionais de Enfermagem e outras categorias para divulgar informações confiáveis e de qualidade para o público em geral.

CHEGOU O NOVO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PODCAST ADC ARTE DE CUIDAR!!

O tema dessa vez é: Doença de Chagas

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva… Saiba mais no episódio!

OUÇA ESTE NOVO EPISÓDIO CHEIO DE NOVIDADES E INFORMAÇÃO!

A ADC "Arte de Cuidar" agradece sua atenção e desejamos a você uma ótima vida!!

CONTATOS  ADC:

Instagram: @adcartedecuidar

Facebook: @adcartedecuidar

Spotify: https://open.spotify.com/show/5GdoN1oE7NdfCcA86rQnek

E-mail: adcartedecuidar@gmail.com

WhatsApp: (11) 93948-0753

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..

Dia do/da Pediatra

O Dia do/da Pediatra é celebrado anualmente no dia 27 de julho.

A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.

O/A Pediatra é o médico responsável por tratar de bebês e crianças. Além de todo o estudo que um médico deve possuir, o pediatra tem que ter jeito com crianças e saber falar com eles de maneira especial. Afinal, não é o mesmo tratar de um adulto que de uma criança!

Por isso, os/as pediatras usam recursos, como brincadeiras, jogos e possuem seu consultório com brinquedos para distrair seus pequenos pacientes e tornar a consulta mais agradável.

Os/As pediatras, inclusive, tem um juramento próprio no qual prometem solenemente:

“Eu, pediatra, prometo que farei pela Criança que me é confiada o que faria pelo filho de minha carne.

E assim, minha consciência de nada me acusará. E poderei dormir o sono dos justos.

Assim prometo.”

Calcula-se que no Brasil existam cerca de 20 pediatras por cada 100 mil habitantes e seja uma das especialidades mais solicitadas pela população, pois eles cuidam do bem mais precioso das famílias: os filhos!

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-pediatra/, data de acesso: 14/08/2023)

09 de Setembro - Dia da Grávida

O Dia da Grávida, ou Dia Mundial da Grávida, celebra-se anualmente a 9 de Setembro.

Em Portugal, o dia tem o nome oficial de Dia Nacional da Natalidade, mas é comumente chamado de Dia da Grávida.

Foi escolhido o dia 9 do nono mês do ano em alusão aos nove meses da gravidez.

Neste dia, estão de parabéns todas as grávidas já que contribuem para aumentar a taxa de natalidade do país e para trazer mais alegria ao mundo.

Nesta data realizam-se eventos em Portugal como reuniões de reflexão onde se discutem temas relacionados com a gravidez e a natalidade.

O Dia Nacional da Natalidade foi criado na Assembleia da República após uma petição de 2009 nascida no site Barrigas de Amor, sendo celebrado pela primeira vez em Portugal em 2011.

O objetivo do dia é reconhecer o papel das mães e dos casais grávidos no equilíbrio demográfico de Portugal, que se constitui como um dos países com mais idosos da Europa.

(Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-gravida/, data de acesso: 14/08/2023)

História do SNS - saiba como nasceu o Serviço Nacional de Saúde e quais os desenvolvimentos dos últimos 40 anos

Serviço Nacional de Saúde (SNS)

No dia 15 de setembro de 1979 foi publicada, em Diário da República, a Lei nº 56/79 que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), concretizando o direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da Constituição.

Nos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa.

Ao longo destas quatro décadas, Portugal manteve-se entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente. Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, bem como ao aumento da percentagem de portugueses que classificam a sua saúde como boa ou muito boa.

A evolução Serviço Nacional de Saúde nas últimas décadas

(Fonte: https://www.sns.gov.pt/sns/servico-nacional-de-saude/historia-do-sns/, data de acesso: 13/08/2023)

Periodontia: saiba como funciona a raspagem no dente

Publicado por Odontoclinic - em Abril 2, 2020- - atualizado em Abril 2, 2020

Cuidar da saúde bucal é importante para a manutenção da saúde do corpo como um todo.

Nesse sentido, a periodontia, ou raspagem de dente, é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

A saúde da gengiva está diretamente relacionada com a saúde bucal, já que ela é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Fatores como a higiene imprópria, baixa imunidade, estresse, tabaco e hábitos alimentares inadequados podem causar fragilidade no tecido, ocasionando infecções bacterianas.

Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama completo sobre a raspagem periodontal, entendendo como esse procedimento pode ajudar na manutenção da sua saúde bucal. Confira!

O que é a raspagem periodontal?

A periodontia é uma área da odontologia especializada na prevenção e no tratamento de doenças que acometem os tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e ossos).

As doenças periodontais começam com o acúmulo de placa bacteriana, seguido da formação de tártaro e da evolução para uma gengivite. Quando a gengivite não é tratada adequadamente ela pode evoluir para o estágio de uma periodontite, que nada mais é do que um processo infeccioso que acomete os tecidos do periodonto.

A raspagem de dente é um processo de tratamento da periodontia que visa remover os tártaros e cálculos aderidos à superfície dos dentes, eliminando as toxinas que podem causar prejuízos ao periodonto. Entenda mais neste vídeo!

Qual é a função desse tratamento?

O tratamento de raspagem periodontal pode ser indicado em diferentes graus e situações. De forma geral, a raspagem tem o propósito principal de:

Como podemos ver, o tratamento é indicado para diferentes situações e geralmente está associado a graus mais leves de problemas gengivais. Isso porque, em alguns pacientes, a melhor opção pode ser diretamente o procedimento cirúrgico.

Em quais situações a raspagem de dente é indicada?

A raspagem pode ser um tratamento indicado nas situações em que o paciente sofra com:

Entretanto, cada situação deve ser avaliada individualmente por um profissional da área de odontologia, já que os tratamentos de raspagem só devem ser realizados nos casos em que realmente houver necessidade.

Vale destacar ainda, que os problemas gengivais que não forem tratados adequadamente podem levar a implicações como:

Como funciona a raspagem de dente na prática?

O procedimento de raspagem só pode ser realizado por um profissional da área de odontologia. Pode ser feito manualmente ou com o uso de aparelhos de ultrassom. Não é possível determinar objetivamente o tempo de duração do tratamento e do resultado final, já que eles dependem do grau da doença periodontal.

Em alguns casos, uma única sessão periodontal pode ser suficiente para tratar o problema, em outros, o profissional pode indicar várias sessões. Em outros casos, o tratamento pode demandar até quatro sessões.

Nas situações em que o tecido da gengiva estiver sensível ou inflamado pode ser necessário realizar uma anestesia local.

Além disso, caso os dentes estejam ou sejam sensíveis, depois do procedimento, o profissional pode indicar o uso de cremes dentais específicos.

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva. Após a remoção, o dentista fará a remoção dos resíduos que eventualmente tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para prevenir o problema?

Quando o assunto é saúde bucal, a melhor forma de prevenir problemas é por meio da correta higienização do local. Além da escovação diária, pelo menos duas vezes ao dia, o uso de fio dental é imprescindível, especialmente no que diz respeito à saúde da gengiva.

A visita regular ao dentista também é importante, já que o profissional pode avaliar a saúde dos dentes e da gengiva periodicamente. Isso permite que ele acompanhe a saúde bucal do paciente e indique eventuais tratamentos preventivos que ajudam a proteger e garantir dentes e gengivas saudáveis.

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o procedimento de raspagem?

O profissional responsável pelo procedimento deverá indicar ao paciente todos os cuidados necessários pós-raspagem.

É importante destacar que as orientações vão variar de acordo com cada paciente e com o grau do seu problema.

Em geral, a orientação é de manter a higiene bucal, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e fazendo uso do fio dental diariamente. Em casos de hipersensibilidade, o profissional poderá indicar o uso de pasta de dente específica que atuará na redução da sensibilidade.

Vimos neste artigo que manter a saúde bucal e consultar um dentista periodicamente é essencial para o cuidado e manutenção da sua saúde. Se você sofre com sangramento de gengiva, mau hálito ou excesso de tártaros, é hora de buscar suporte de um profissional.

Você gostou de saber mais sobre a periodontia e a raspagem de dente?

Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar na manutenção da sua saúde bucal!

O que é a raspagem nos dentes?

A periodontia, ou raspagem de dente, é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

Em que casos a raspagem pode ser indicada?

Nas situações em que o paciente sofra com:

Qual a função da raspagem nos dentes?

(Fonte: https://blog.odontoclinic.com.br/periodontia/raspagem-no-dente/#:~:text=A%20raspagem%20de%20dente%20%C3%A9,podem%20causar%20preju%C3%ADzos%20ao%20periodonto, data de acesso: 14/08/2023)

Dentadura: 4 cuidados que você precisa ter no dia a dia

Se você usa dentadura, sabe que ela proporciona conforto na hora de falar, mastigar e sorrir. Em média, dura cinco anos, mas precisa de limpeza e manutenção apropriada para se manter conservada. Além disso, é necessário uma série de cuidados para preservar a boa aparência e evitar riscos a sua saúde bucal.

Mas, quais são esses cuidados?

É normal ter dúvidas, afinal, a prótese dentária só começa a fazer parte da nossa vida se, por algum motivo, os dentes foram perdidos. Então, para ajudar, nós listamos os quatro principais cuidados que você deve ter com a sua dentadura:

Mantenha os cuidados com a higiene bucal

Muitas pessoas pensam que, por não terem dentes naturais, a higienização da boca pode ser deixada de lado. Na verdade, é totalmente ao contrário. Você deve realizar a higiene bucal como de costume, usando o fio dental e uma escova de cerdas macias.

Limpe adequadamente a gengiva, assim você evita possíveis problemas, como a gengivite; também dê uma atenção especial na limpeza da língua, um enorme depósito de bactérias e restos de alimentos, que podem causar mau hálito.

Faça uma boa limpeza da dentadura

Ela acumula restos de alimentos e, por isso, é muito importante criar uma rotina de limpeza diária. Após cada refeição, remova a dentadura e escove-a com sabão neutro – evite o uso de creme dental, pois são muito abrasivos, depois enxágue bem em água corrente.

O ideal é usar uma escova dental específica para a limpeza de dentadura. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes, mantendo seu sorriso bonito e saudável.

Tire a dentadura antes de dormir

Não é recomendado dormir com a prótese na boca. É durante a noite que os tecidos bucais vão se recompor da pressão feita pela dentadura ao longo do dia. Além disso, à noite, o organismo diminui a produção de saliva e, a prótese precisa estar sempre molhada para não perder seu formato adequado.

Então, antes de ir para a cama, coloque a dentadura em um recipiente com água ou em uma solução específica indicada pelo dentista. Mas, atenção: nunca utilize água quente, isso pode deformar a sua dentadura.

Consulte o seu dentista

Você precisa visitar regularmente um dentista para que ele verifique a adaptação da dentadura na boca e faça ajustes, caso seja necessário.

A/o profissional também vai avaliar as condições de higiene a fim de evitar infecções por fungos e problemas bucais, como candidíase oral, gengivite, entre outros.

Em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura, nunca tente ajustá-la por conta própria, pois ela poderá ser danificada e não ter mais conserto.

Agora que você conhece os principais cuidados com a sua dentadura, faça deles um hábito e mantenha o sorriso como o seu melhor cartão de visitas.

(Fonte: https://uniodontocampinas.com.br/blog/dentadura-4-cuidados-que-voce-precisa-ter-no-dia-a-dia/, data de acesso: 14/08/2023)