Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 32 - de 15 de Setembro de 2004 a 14 de Outubro de 2004

Olá Leitores!

A CANDIDATURA MUNICIPAL DAS MULHERES

Reconhecemos que a lei das cotas obrigando aos partidos políticos a inclusão das mulheres candidatas, foi algo que muito beneficiou a participação feminina nas eleições municipais deste ano,

pois, segundo dados estatísticos chega-se aos quase 30% previstos.

A dificuldade está no quesito verbas para a divulgação das candidatas e principalmente, no rateio do tempo para a apresentação na televisão, dizem umas, porém, ainda cremos que falta mais além disto. Pois, ainda há resquícios de "ranço discriminatório" no discurso de alguns homens e partidos que se posicionam contra a figura feminina, haja vista as oposições atuais dedicada às mulheres que estão atualmente em cargo de prefeitas, por exemplo. Algumas propagandas e alusões são absolutamente discriminatórias, pois abordam objetivamente a pessoa humana, até mesmo alterando o nome e incluindo como sufixos as ironias e discordâncias políticas, as quais chegam ao ponto de se esquecerem de discorrer sobre as próprias plataformas.

Além disso, é marcante a dificuldade que algumas mulheres têm para a divulgação, fato este que ocorre também com a maioria de homens candidatos em partidos pequenos. Os custos são altos e manter assessorias neste momento é quase insano pela presença de muitas pessoas oportunistas.

Obviamente, que quando uma candidata tem uma vida engajada junto a uma comunidade, durante muitos anos, que tenha investido em sua vida pública de modo participativo, quer seja em seu bairro, grupos sociais e profissionais que freqüenta, torna-se mais facilitada a elaboração de uma plataforma política e a divulgação desta, de modo a alavancar a sua carreira política. Isto requer um tempo, não se faz de um momento para outro só para preencher as cotas partidárias.

Recebemos muitos comunicados pedindo colaboração, por este motivo nesta edição fazemos uma lista de dicas simples e ágeis, mas reconhecemos que é necessário muito mais. Obviamente, que as mulheres que têm a sorte de contar com assessorias, ou a ajuda partidária, ou já estabeleceram suas lutas e se prepararam para serem candidatas e participarem da disputa eleitoral poderão dispensar nossas sugestões.

Receba a edição 32 com um forte abraço carregado de votos de sucesso enviado pela equipe Jornal da Mulher Brasileira.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

13º ANIVERSÁRIO DA LARAMARA

A entidade para deficientes visuais LARAMARA, convida para que se façam visitas as recém inauguradas Lojas BRINCATO e LARATEC, em comemoração ao 13º aniversário de serviços prestados à comunidade paulistana. Mais informações: http://www.laramara.org.br.

(Fonte: Ro Barqueiro)

HOSPITAL DO CÂNCER - PARCERIA COM PAULO CARUSO E TILIBRA

"Dois grandes nomes unem-se em prol do Hospital do Câncer; Paulo Caruso, um dos mais renomados cartunistas do Brasil, que criou uma série de quatro desenhos inéditos, que ilustrarão uma nova coleção de cadernos da Tilibra. Parte dos valores obtidos da venda destes produtos será revertida para o Hospital do Câncer.

A Tilibra S.A. Produtos de Papelaria, empresa bauruense fundada em 1928, é a marca líder no mercado brasileiro de cadernos e agendas, com ampla distribuição em todo o território nacional, por meio de papelarias, livrarias, supermercados e atacadistas. Novamente, o Hospital do Câncer une-se a grandes nomes da Sociedade Civil para manter a excelência de seus serviços".

(Fonte: Rede Voluntária - Adriana Santana em 01/09/04)

À PEDIDO

DICAS PARA AS MULHERES CANDIDATAS À ELEIÇÃO 2004

Por solicitação via e-mail, cartas e pessoalmente, mulheres candidatas ou suas amigas colaboradoras de campanha nos solicitam dicas para divulgarem suas propostas, de modo econômico e marcante. Por isso, abordaremos este tema em alguns breves tópicos:

  1. Procure imaginar-se um "produto" que deverá ser adquirido por um "público consumidor" assim, pense e crie a "embalagem", que é o seu visual, seu estilo, algo que determine de modo forte sua personalidade. Estude gestos e palavras marcantes para definir sua luta ou propostas.
  2. Imagine-se, agora, a "garota-propaganda" que terá que encantar e motivar "aos consumidores" para que a escolham em meio a outras ofertas de concorrentes.
  3. Considere-se, também, a "fabricante deste produto" e o como, e quanto quer contabilizar na venda deste "produto" - idéias / arregimentação.

Em qual ponto de venda mais provável que haveria mais compradores para este produto (idéias / propostas) com esta embalagem (sua imagem) com esta mensagem anunciada? Liste onde, e com qual público você terá mais sucesso para ser aceita ("consumida") em suas idéias / lutas / propostas.

  1. Para obter o retorno garantido de um engajamento é preciso desenvolver seus princípios de bases políticas, negociar, articular, estabelecer alianças, ouvir e, principalmente, pedir o voto.
  2. Além de pedir o voto para cada pessoa, em cada grupo, peça, também, que lhe divulgue, peça uma lista com nomes, telefones, peça uma reunião com a família, amigos, na empresa etc. Pedir o voto é essencial (há quem esqueça disto!).
  3. Deixe um local para receber visitas, sugestões, críticas, indicações, divulgue muito este encontro coloquial com seus/suas correlegionários/as.
  4. Divulgue o endereço ou caixa postal solicitando indicações de amigos, sugestões, críticas e peça o voto. Divulgue seu nome e número bem destacados, em cores fortes, para melhor visualização, de modo a gravar mais.
  5. Ao receber mensagens escritas, (carta, e-mail, fax), ou por telefone, peça para que se anote em registro especial todas as informações desta pessoa. Peça para que envie mensagens agradecendo-lhe a participação, e se possível, convide-a para encontrar-se, pessoalmente, com você - (dica item 6).

Peça para seus/suas colaboradores/as telefonar-lhe próximo à eleição e relembrar-lhe que confia em receber o voto, e que espera que lhe ajude a divulgar mais também, torne esta pessoa aliada, envolvendo-a objetivamente na campanha.

  1. Peça um relatório das cartas, mensagens recebidas, principalmente, as que trazem sugestões, críticas ou propostas.
  2. Se você pertence a alguma classe profissional ou representa alguma associação de bairro, uma luta em defesa política de algum grupo, incentive a todas as pessoas destes nichos a elegê-la pois, será sua representante, sua porta-voz, para melhorias da classe ou de sua cidade. Procure formar equipes em torno de você.
  3. Evite frases genéricas em seu discurso e em palestras. Ex.: Em vez de dizer todos os homens, todas as mulheres, diga: "algumas pessoas, homens ou mulheres", principalmente, se for alguma citação de crítica, aliás procurar evitá-las é o melhor. Fixar palavras que estimulem ações positivas é mais simpático, polido, agradável e estimulante.
  4. Tenha um discurso básico preparado e que tenha a "introdução / saudação" e o "encerramento" de suas palavras, de acordo com o grupo para o qual fala, porém, mantenha o "conteúdo / meio de sua mensagem", quase a mesma, em que incluirá sempre:
  1. plataforma de sua campanha ("pontos principais de seu produto" para que se motive o "consumo");
  2. ponha em sua plataforma (objetivos, lutas, ideais) dentro das necessidades do grupo para qual fala, com a realidade prática e objetiva, e o que você tem a propor é solução, assim manterá a atenção e o interesse do grupo;
  3. ou seja, falar o que eles querem ouvir, é estimular em seu/sua eleitor/a a confiança, a crença de que você terá e como poderá fazer o que eles precisam, se você for eleita;
  4. evite discussões estéreis ou falar mal (criticar) os/as seus/suas concorrentes. Gaste sua energia com seus próprios pontos positivos. Falar da outra pessoa é fazer com que a atenção do/a eleitor/a se dirija para ela. Centralize a atenção em você!
  5. Não tenha receio de ser repetitiva; pois a repetição é uma arma da propaganda de produtos, serviços etc.;
  6. quanto a ser questionada o por quê da escolha da sigla partidária, informe que este partido lhe foi mais favorável, que compreendeu suas proposições atuais, ou que teve importância histórica para as mudanças políticas, ou por que é inovador. Enfim, reforçar sempre que puder: "o que importa são os seus princípios, seus valores, retome sua plataforma, passe o foco para você e para o que se propõe ao ser eleita".
  1. Para treinar seu sorriso, seus gestos, sua fala, sua postura dedique um tempo frente ao espelho; se puder, filme, analise-se, corrija-se, peça ajuda, mas o fundamental é agir de modo simpático, amigável, com um sorriso agradecer sempre. Pedir voto e agradecer a ajuda na divulgação. Pedir, sorrir, agradecer serão ações que se repetirão milhares de vezes ao dia durante a campanha.

(Elisabeth Mariano)