Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 34 - de 15 de Novembro de 2004 a 14 de Dezembro de 2004

Olá Leitores!

AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO

Circula atualmente, via Internet, a notícia de que um grande grupo empresarial foi obrigado judicialmente a ocupar as vagas destinadas aos PPDs, que são determinadas em Lei. Realmente, não apenas este grupo, mas todas as empresas têm a obrigação legal de reservar um percentual de vagas, porém, algumas agem como se desconhecessem estas informações. Outras alegam que não estão preparadas para este cumprimento, pois precisam adequar suas instalações físicas e de maquinários, e, principalmente, treinar seu quadro funcional para a aceitação e convívio profissional com os PPDs. Também é obrigatória esta Lei para as escolas (em todas as suas graduações) e para as insituições governamentais ou não. Assim, também, é Lei a acessibilidade dos PPDs para que possam exercer suas liberdades de ir e vir, de consumir, aprender, de ter acesso ao lazer e aos eventos etc...

Muitas pessoas confundem o que é ser um PPD ou uma pessoa especial, e se todos estão incluídos nestes aspectos legais. Embora em citações legais distintas, também as pessoas em condições especiais têm seus direitos de acessibilidade garantidos constitucionalmente.

O que está faltando atualmente é a exigência da aplicabilidade das novas leis, para que as mesmas passem a fazer parte dos usos e costumes sociais, e possam assim cumprir os seus fins, dando condições e respeito a este grupo de pessoas, que sofre com o abandono das discriminações, e seus familiares, com o preconceito da sociedade.

Lamentavelmente, já ouvimos em algumas diretorias de instituições (OSCIPS, ONGS) que não lhes cabe resolver estas questões, até mesmo em seus recintos, e que a obrigação é das instituições sociais governamentais, ou que estas, sejam as primeiras a cumprir as leis. Além de não se preocuparem com o aspecto de adaptação as cotas, sequer oferecem a acessibilidade no local aos que legalmente têm direito, sendo PPD ou especial.

São poucas ainda as empresas que estão buscando implementar a acessibilidade até mesmo de seus clientes e consumidores, e, portanto, perdem não só em vendagem de produtos e serviços, como até mesmo em imagem, pois poderiam anunciar seu respeito a "esta fatia" de público, o que as destacariam como socialmente responsáveis.

Também é esta uma oportunidade para que profissionais e educadores, militantes e religiosos, defensores legais e a área da comunicação têm para incentivar a aplicabilidade destas leis e para disseminar as informações sobre este tema.

(texto de Elisabeth Mariano)

Assim, entregamos-lhe a edição 34, enviando-lhes um abraço.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


LOJA LARAMARA PARA DEFICIENTES VISUAIS

LARAMARA entidade que trabalha com o aprimoramento dos deficientes visuais, parciais ou totais, tem em sua loja, produtos que proporcionam mais independência. São produtos inovadores, tais como: a bengala de orientações e computadores especiais. Além disso, a LARAMARA ministra cursos, desde falar inglês, até cozinhar sozinho as próprias refeições.

De 24 a 25 de novembro ocorrerá o bazar beneficente LARAMARA, promovido pelo grupo de voluntários em prol da inclusão social de crianças e jovens deficientes visuais. Informações: www.laramara.org.br.

PIZZA BENEFICENTE EM PROL DO HOSPITAL DO CÂNCER

No dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Ristorante Onorato, ocorrerá a badalada festa beneficente, com a presença de importantes artistas que estarão fazendo as pizzas. Além disso, serão sorteados brindes valiosos. A verba arrecadada será em prol das atividades do Hospital do Câncer.

Informações: Ristorante Onorato - fone: (11) 3085-2644.

(Fonte: Assessoria Hospital do Câncer)

ABRATA PROMOVE 2ª MOSTRA DE TALENTOS

A Associação Brasileira dos Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), realizará, em 5 de dezembro de 2004, a 2ª Mostra de Talentos com atividades de Teatro, exposição de fotos, quadros, feira de artesanato, apresentação musical dos associados, no Salão do MuBE.

A presidenta da ABRATA é Judith Fullen.

JUBILEU AGOSTINIANO DOS 1650 ANOS DO NASCIMENTO DE SANTO AGOSTINHO

No dia 13 de novembro, na Paróquia Santo Agostinho, com a presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, OFM, ocorrerá a solene missa de encerramento do Jubileu Agostiniano dos 1650 anos do nascimento de Santo Agostinho.

CPP E O DIA DO PROFESSOR

O Centro de Professorado Paulista organizou, em 15 de outubro, um coquetel dançante para comemorar o "Dia do Professor".