Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 69 - de 15 de Outubro de 2007 a 14 de Novembro de 2007

Olá Leitores!

Crianças e adolescentes que trabalham nas vias públicas

Recentemente, no dia 12 de outubro, vimos inúmeras crianças em todo o país, com seus brinquedos, inovações tecnológicas, atividades artísticas, esportivas e passeios em parques, comemorando sua data festiva - Dia das Crianças.

No entanto, em meio a todo este burburinho temos dados atuais do IBGE apontando um fator social alarmante para as crianças e adolescentes brasileiros. Isto porque ultrapassa o número de 235 mil crianças e jovens (de 10 a 17 anos) trabalhadores em vias públicas, conforme divulgação de 28/09/2007, em Adital.

O que leva a crer que trabalham para completar a renda familiar ou para a própria subsistência, cansados, mal alimentados e sem tempo, descuidados em sua higiene básica e saúde, muitas vezes, são alvos de outros riscos que as calçadas oferecem, e principalmente, estão fora das salas de aula, engrossam as fileiras dos semi-alfabetizados, ou sem alfabetização alguma. Resta perguntar, quem está atrás da mão-de-obra infanto-juvenil quando vendem balas, bombons, brinquedos, flores etc. nas vias públicas? Onde estão as ONGs que recebem dinehiro para trabalhar com as crianças em situação de risco? Onde estão as autoridades governamentais para encaminharem essas crianças para triagens sociais e encaminhamento para os beneficio das políticas públicas?

Cremos que os dados estatísticos do IBGE servem para alertar para que se faça algo urgente, e quiçá em 2008, possamos comemorar um “Dia das Crianças” com a redução considerável do número de crianças e adolescentes trabalhadores nas vias públicas, e que estejam sendo alfabetizados, bem alimentados e aprendendo uma profissão para o seu futuro.

Entregamos para você esta edição n°. 69 com o fraternal abraço da equipe JORNAL DA  MULHER BRASILEIRA.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Deputada defende manutenção de regras para aposentadoria de mulheres

A “deputada federal Rita Camata participou de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o funcionamento do Fórum Nacional de Previdência Social. Os parlamentares ouviram esclarecimentos sobre a atual situação da Previdência Social Brasileira e a necessidade de uma nova reforma. Foram convidados a participar, como expositores, o secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Helmut Schwarzer; e a presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Anfip), Assunta Di Dea Bergamasco.

O secretário Helmut Schwarzer, informou que até o final de outubro o Fórum Nacional de Previdência Social vai entregar o primeiro relatório à Presidência da República com o resultado dos debates realizados até agora. O texto vai incluir a recomendação de que as mudanças não atinjam os atuais filiados ao Regime Geral de Previdência Social. Schwarzer admitiu que o Brasil precisa de um novo modelo de previdência para amenizar os impactos financeiros negativos, sobretudo a partir de 2030. Ele defende, entretanto, uma transição moderada, "de preferência que as regras atuais sejam asseguradas para quem já está no mercado de trabalho".

Durante a audiência Rita defendeu a necessidade da manutenção da regra que prevê a aposentadoria diferenciada para as mulheres. "Os motivos que originaram o direito a aposentadoria das mulheres cinco anos antes dos homens persistem. Este direito surgiu da necessidade de compensar as mulheres pelos efeitos da dupla jornada de trabalho. Ao ingressarem no mercado de trabalho elas continuaram com a responsabilidade sobre a casa, os filhos e tantas outras atribuições ainda não compartilhadas integralmente com seus companheiros. Isto sem mencionar a diferença salarial, para menos, e cargos inferiores para a mesma qualificação", afirmou a deputada Rita Camata”.

(Fonte: Agência Câmara - http://www.ritacamata.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=164)

Pessoas com deficiência podem financiar compra de equipamentos em até 24 meses

Desde o “dia 1ª de outubro, usuários de cadeiras de rodas, próteses, órteses, aparelhos auditivos ou qualquer equipamento para pessoas com deficiência contam com uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. A ação permite o financiamento de até 100% do valor do equipamento, limitado a um valor mínimo de R$ 500 e máximo de R$ 10 mil. O prazo para pagamento é de até 24 meses, com taxa de juros de 1,96% ao mês. Para obter o empréstimo, não é necessário comprovar a deficiência. O interessado será submetido a uma avaliação de risco de crédito e, após a compra do equipamento, o financiamento será liberado mediante a apresentação da nota fiscal. Este é o primeiro financiamento específico de um banco público para pessoas com deficiência. Pela linha de crédito será possível adquirir prótese, órtese, aparelho ortopédico, cadeira de roda, cadeira para banho, aparelho auditivo, impressora em Braille, camas motorizadas, inaladores, andadores, calculadora especial, relógios em braille e falados, teclado especial, adaptação de veículos, entre outros equipamentos.

Segundo a chefe da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maior, o financiamento é um complemento ao que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem a obrigação constitucional de conceder gratuitamente equipamentos para pessoas com deficiência. “O SUS oferece equipamentos que servem para a grande maioria das pessoas. Os que têm valor mais alto não têm como ser concedidos ainda pela tabela do SUS. Com o financiamento, você tem essa opção”.

Para ela, a linha de crédito é uma boa notícia, porque cria mais uma opção para pessoas com deficiência adquiriram os equipamentos que necessitam para terem mais autonomia e funcionalidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, a oferta do serviço está alinhada à política de acessibilidade do Governo Federal, e cumpre a missão do banco em atuar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um pacote de medidas de inclusão de pessoas com deficiência. A previsão é que sejam investidos R$ 2,4 bilhões até 2010 na ampliação de programas em áreas como educação, saúde, habitação e transporte acessível. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 24,6 milhões de pessoas.”

(Fonte: Agência Brasil 30/09/2007 Brasília)

 MEC: Pesquisa vai ouvir escolas públicas sobre diversidade

Durante os meses de “outubro e novembro, as escolas públicas do ensino básico das cinco regiões do país informarão ao Ministério da Educação como elas recebem, convivem e que dificuldades têm sobre uma série de questões do cotidiano, entre elas a diversidade racial, a inclusão de alunos com deficiência, o estudante da escola rural e a educação de jovens e adultos.

Os temas estarão na Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação que está sendo elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que será realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para o diretor do Departamento de Avaliação e Informação Educacional da Secad, Jorge Telles, a coleta de informações tem o objetivo de mapear as atitudes de discriminação que têm impacto negativo no acesso, trajetória e permanência do aluno na escola. Seu resultado vai orientar o Ministério da Educação na definição de políticas públicas para a diversidade na escola e ajudar a construir uma pesquisa quantitativa que será realizada em todos os estados em 2007. Segundo Jorge Telles, a pesquisa vai ajudar a definir, por exemplo, novos conteúdos para a formação de professores, a capacitação do pessoal que trabalha na escola e orientar projetos como a Escola Aberta (que funciona nos fins de semana em áreas de risco social) e a Escola que Protege (que atua no combate à exploração sexual infantil).

A Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação será realizada em 32 escolas de 16 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão uma escola da região metropolitana e uma escola rural ou que tenha alunos moradores no campo.

Secretários estaduais e municipais de educação, gestores e diretores de escolas vão responder um questionário. Já os professores, alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionais da escola, pais e a comunidade serão divididos em seis grupos para debater temas sugeridos pelos pesquisadores. Entre os temas, informa Jorge Telles, estão o conflito de gerações entre alunos jovens e adultos, a aceitação de negros, indígenas, deficientes.”

(Fonte: Texto publicado originalmente no site do MEC, em 29/9/2006 http://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=49)

 Espetáculo Lakshami a Deusa - de 12 a 28 de outubro

Um maravilhoso espetáculo, que une teatro, música, dança e multimídia, revelando um pouco da cultura indiana, manifestando o universo feminino e reverenciando a grande Mãe Universal, que se apresenta nas diversas culturas, com diferentes nomes e representações, como a mãe natureza, a mãe de todas as mães, que gera e cuida de todos os seus filhos e filhas. Temporada de 12 a 28 de outubro/2007.

Em cartaz no Teatro João Caetano, São Paulo.

Informações: e-mail: divulgacao@dharmaciadeartes.com.

(Fonte: Ari Nada Prem)

A Ética no Magistério - Fórum Permanente de Desafios do Magistério - UNICAMP - CAMPINAS - SP

“Ao lado da dinamização de conhecimentos, a escola necessariamente tem uma responsabilidade com o desenvolvimento de condutas e de valores junto aos estudantes. Numa sociedade mergulhada em escândalos de natureza ética, oriundos principalmente dos circuitos da classe política, a orientação sobre valores se impõe como uma necessidade premente nas instâncias da educação e, ao mesmo tempo, como uma espinhosa tarefa para os professores. Outrossim, muitas vezes o próprio segmento do magistério é negativamente afetado pelo intenso processo de corrosão do caráter no Brasil e no mundo, espelhando, por isso mesmo, péssimos exemplos e modelos às novas gerações. Daí que um conjunto de reflexões sobre as intersecções da ética com o magistério, com a escola e com a educação venha a ser extremamente oportuno neste momento vivido pelos brasileiros, não apenas para rever conceitos e definições, mas também para projetar comportamentos docentes que reverberem positivamente dentro das nossas organizações educacionais.“

Objetivos: Este evento propõe-se a produzir, organizar e fornecer subsídios para o delineamento de ações que contribuam para: - Discutir e aprofundar a problemática da ética no exercício do magistério. - A formulação de adequadas políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores no contexto escolar brasileiro.

Para a abertura do evento estão convidados: Prof. Dr. Fernando Costa (Vice-Reitor - CGU/UNICAMP), Prof. Dr. Luis Cortez (Coordenador da CORI/UNICAMP), Profa. Dra. Regina Maria de Souza (Vice-Diretora da FE/UNICAMP), Prof. Dr. Marco Aurélio Matallo Pavani (Diretor da RAC) , Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva (ALB e Coordenador do Fórum).

Na programação foram apresentadas as palestras com os seguintes conferencistas:

Serão lançados e autografados os seguintes livros:

  1. Educação e valores: pontos e contrapontos, de Ulisses Ferreira de Araújo, Josep Puig e Valéria Amorim Arantes. (São Paulo: Summus)
  2. A filosofia vai à escola? de Renê José Trentin Silveira. (Campinas: Autores Associados)
  3. Matthew Lipman e a filosofia para as crianças: três polêmicas, de Renê José Trentin Silveira. (Campinas: Autores Associados)
  4. Pós-modernidade, ética e educação, de Pedro Goergen. (Campinas: Editora Autores Associados)
  5. Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas, de Pedro Goergen & José Claudinei Lombardi org. (Campinas: Autores Associados)
  6. Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro, de Pedro Goergen & Dermeval Saviani org. (Campinas: Editora Autores Associados)

Apoio: Editora Autores Associados - http://www.autoresassociados.com.br/.

O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, em 16 de outubro de 2007

Inscrições: http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php.

Informações adicionais: secretaria@alb.com.br.

(Fonte: INFO ATIVO DEFNET nº 2952 - ano 11 - setembro de 2007, Edição extra - editor responsável: dr Jorge Márcio Pereira de Andrade - http://www.defnet.org.br)

IV Curso Básico de Antroposofia

A “Associação Brasileira de Medicina Antroposófica - regional Minas Gerais (ABMA-MG) organizou em 6 de outubro o encontro preparatório para o IV Curso Básico de Antroposofia, requisito para a formação Médica e de Terapia Artística.

Constou da programação: Palestra: O que podem ganhar o Homem e sua saúde com os conhecimentos da Antroposofia?Fátima Guedes.

Dra.

Apresentação artística de canto por Marília Schembri e a seguir a apresentação do Programa do Curso.” Mais informações pelo e-mail: abmamg@gmail.com.

(Fonte: INFO ATIVO DEFNET nº 2962 - ano 11 - outubro de 2007; Edição Extra editor responsável: dr Jorge Marcio Pereira de Andrade - http://www.defnet.org.br)

Postos de gasolina só para mulheres

A “maior distribuidora de petróleo da Suécia está introduzindo um novo conceito: postos de gasolina direcionados especialmente às mulheres. Metade dos 500 postos da Preem Petroleum passaram por um verdadeiro banho de loja, a fim de atrair cada vez mais a clientela de saias. O novo design é feminino, em tons de laranja. As salas para troca de fralda são impecáveis e nos banheiros os espelhos tem iluminação adequada para a aplicação de maquiagem. Nas prateleiras, as lojas de conveniência ganharam produtos como meias finas, absorventes etc.”

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?idnoticia=9058)

Programa de longevidade e qualidade de vida

“Ser idoso é conviver com mudanças físicas, mentais e espirituais, mudanças essas impossíveis de disfarçar. A expressão Terceira Idade é uma forma carinhosa e suave de nomearmos aqueles que passaram dos “inta” e dos "enta” da vida. Para os idosos o tempo tem urgência, mas ao contrário da juventude, ele é sempre suficiente para as realizações, nada pode ficar para amanhã, o hoje é o que importa. Há o desejo e a disponibilidade de se fazer aquilo que não havia dado tempo durante toda uma vida. Mas, na sociedade em que vivemos não encontramos todos os idosos com essa atitude diante da vida, isso porque ainda são extremamente injustiçados pelo sistema organizacional, onde são renegados a certa marginalidade em relação ao trabalho. Até mesmo na família são discriminados, pela sua característica de serem lentos e precavidos, tendem a ser deixados de lado pelos mais jovens, que normalmente são apressados e impetuosos. O envelhecimento depende naturalmente do passar do tempo, mas o ritmo desse processo pode ser determinado por cada um.

A proposta de nosso PROGRAMA DE ATIVIDADES SAUDÁVEIS PARA OS IDOSOS é orientá-los a aprenderem a envelhecer, promovendo-lhes atividades que lhes tragam bem-estar, qualidade de vida, plenitude, saúde, alegria, prazer e felicidade. Hoje nós somos os idosos de amanhã e para que possamos receber reconhecimento, respeito, carinho e atenção, temos que estar lhes oferecendo isso tudo agora, pois nossos filhos serão as testemunhas desse nosso gesto.

Como agradecimento pelo muito que aprendemos em nossa relação com idosos, apresentamos nossa experiência única de estudo, pesquisa, elaboração, intervenção e obtenção de resultados altamente gratificantes, desde 1995, quando introduzimos essa prestação de serviços para a terceira idade em nossa escola (FLECHINHA-NATAÇÃO E CURSOS).

A princípio estávamos na montagem do trabalho, depois passamos para a orientação geral, mais tarde, pelo excesso de atribuições profissionais, só supervisionávamos essa área, passando então para expectadores do projeto. Só há dois anos assumimos novamente a responsabilidade de criar o programa semestral, montar a equipe de apoio e intervir diretamente com o grupo, em praticamente todas as atividades.

Foi então que vimos a necessidade de documentação, tamanho o sucesso alcançado com a atual proposta. Motivo pelo qual escrevemos um livro “Aprendendo a Envelhecer... à Luz da Psicomotricidade”, que foi lançado pela Editora All Print, em 2005 e relançado pela Editora Phorte, em 2006.

Todas as ilustrações desse livro foram realizadas por participantes de nosso grupo, em momentos de descontração, expressão artística e espontaneidade promovidos em diferentes atividades. Os textos transcritos ao final foram utilizados em momentos de reflexão do grupo, que tornaram a atmosfera dos trabalhos rica de cultura, sensibilidade e emoção. As pequenas mensagens nos rodapés dos capítulos são sementes de otimismo que tentamos plantar na alma de cada idoso, com o objetivo de colhermos sua aceitação necessária ao processo do envelhecer. Objetivamos que esta modesta contribuição bibliográfica possa incentivar os profissionais a se dedicarem a essa faixa etária e os idosos que desfrutarem desta leitura a redescobrirem que sempre é tempo de ser feliz.

O valor arrecadado na venda dos exemplares dessa obra é revertido, integralmente, como direitos autorais à ASSOCIAÇÃO VEMSER, que abraçou esse projeto e tem nos ajudado a ampliar os serviços a um maior número de idosos de nossa comunidade.”

SOBRE A AUTORA: Cacilda Gonçalves Velasco, professora, pedagoga e psicomotricista atuante com Terapias Psicomotoras na Água há mais de 23 anos e responsável pela Associação VEMSER, entidade de apoio à inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Vários cursos, palestras, congressos e seminários realizados em várias cidades e estados brasileiros. Participação em eventos nacionais e internacionais na área da saúde, educação e esportes. Autora dos livros: Habilitações e Reabilitações Psicomotoras na Água (Editora Harbra Ltda. São Paulo), Natação segundo a Psicomotricidade (Editora Sprint Ltda. Rio de Janeiro), Brincar-O Despertar Psicomotor (Editora Sprint Ltda. Rio de Janeiro), e, Aprendendo a Envelhecer... à luz da psicomotricidade (Editora ALL Print - Hospital da Face - São Paulo e relançamento pela Editora Phorte- São Paulo).

(Fonte: Assessoria Rosalina Casini)