Jornal da Mulher Brasileira


Edição nº 82 - de 15 de Novembro de 2008 a 14 de Dezembro de 2008

Olá Leitores!

Profª Esther de Figueiredo Ferraz – primeira mulher a assumir um ministério no Brasil faleceu aos 93 anos

Em justa homenagem feita pela revista Agitação (set/out 2008 – p. 56) por meio da veiculação de um breve currículo da Professora Esther de Figueiredo Ferraz (faleceu em 23.09.08, com AVC) podemos destacar algumas de suas conquistas como uma mulher pioneira em determinadas áreas no Brasil. A exemplo disso, que ela foi a “primeira mulher a lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) no Largo São Francisco, e a primeira reitora de universidade no Brasil, no Mackenzie em 1965.

Ela integrou vários conselhos e atuou também na Secretaria de Educação de São Paulo, (1971/73). Pertenceu a Academia Paulista de Letras - cadeira 36. Destacam-se entre seus livros: Os Delitos Qualificados pelo Resultado; a Co-delinqüencia no Direito Penal Brasileiro; O Perdão Judicial; O menor e os Direitos Humanos; Prostituição e Criminalidade Feminina.”

Ela foi homenageada com o Troféu Guerreiro da Educação de 1999, e a professora Emérita dizia que “deixar um cargo bem e com dignidade é também uma forma de educar”.

Muitas vezes nos deparamos ao longo de nossa dedicação profissional, via comunicação segmentada destinada às mulheres, que muitas jovens, atualmente, usufruem de muitos benefícios das conquistas e lutas de suas antecessoras, e algumas até fazem descaso da ciência do Feminismo.

Todavia, se observarmos as precursoras, aquelas que ocuparam cargos inéditos no passado, mesmo obtendo sucesso acima da média para a sua época, não deixaram de cuidar das questões que envolvem o gênero feminino, em sua maioria são autoras de livros, obras e atitudes, as quais abriram melhores condições para as outras mulheres, mesmo para aquelas que usufruiriam dessas conquistas e pesquisas, registros históricos, décadas depois...

Vale desfrutar deste novo patamar para a mulher brasileira a a atuação  em muitos segmentos da sociedade, contudo é preciso estudar os fatos e as personalidades anteriores, reconhecer as lutas e conquistas das pioneiras e precursoras, tê-las como exemplo para buscar novas metas. Principalmente, inovar e adequar a seu tempo as necessidades que se transformam a cada tempo na sociedade a medida que se avança no uso dos direitos.

Há novos compromissos e deveres, há mais brechas e dificuldades, portanto, a ciência do Feminismo jamais poderá fenecer, precisará sim, estar sempre renascendo em cada fase social e política de nosso país e do mundo, com a inserção de mulheres capazes, bem preparadas e unidas.

Do contrário não irão apenas “perder o bonde da história”, mas deixarão de ser coadjuvantes dos “foguetes inter-satélites da história contemporânea”, que cada vez mais exigem que a mulher seja atualizada e engajada. E, para obter maior sucesso sempre será necessário a soma das energias e potencialidades da união de todas, basta verificar a história pessoal das mulheres que estão na presidência atual de alguns países, em ministérios, ou à frente de importantes corporações privadas ou estatais, no mundo literário etc. elas têm nas outras mulheres as suas bases aliadas.

Reconhecendo a importância das precursoras,  prestamos homenagem póstuma a professora Esther de Figueiredo Ferraz e, esperando que o exemplo de sua vida possa motivar muitas outras jovens mulheres brasileiras também.  Trazemos muitas outras notícias e informações para você nesta edição nº 82 do Jornal da Mulher Brasileira, com um abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

"Instituto ARCANA" promove mais um Sábado Mulher

No dia 8 de novembro, na cidade do Gama DF, foi realizado mais um Sábado Mulher, promovido pelo Instituto ARCANA, com atividades abertas a toda a comunidade (com entrada franca), fizeram parte da programação: Oficinas, Palestras, Atendimentos Jurídico e Médico, etc.

(Fonte: Poliana Gondim Arcana - Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano)

Turismo entra no combate à pobreza

“O turismo sustentável, tão comentado e pouco praticado, deverá ganhar um grande impulso. O Ministério do Turismo e o Banco Mundial deram o primeiro passo para consolidar o projeto Aperfeiçoamento dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo Visando a Contribuição ao Alívio da Pobreza.

O nome é tão extenso quanto às ações. Mas, numa síntese, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) vai priorizar a reversão dos benefícios gerados pela atividade turística em melhorias para as comunidades carentes dos destinos. Para tanto, haverá um trabalho de capacitação e absorção de mão-de-obra local, bem como a valorização dos “atores” regionais através da exploração do patrimônio natural e cultural dessas regiões, sempre respeitando a sustentabilidade ambiental.

Esse é o único caminho que transforma o turismo numa grande oportunidade de desenvolvimento social dos destinos turísticos. É a democratização da próspera “indústria do futuro”.”

(Fonte: http://www.conapub.com.br/acontece.asp?acao=lerNoticia&id=897&categoria=turosmo, in http://www.adital.com.br)

13ª edição do Curso para Expositores "Como se Preparar para Feiras de Negócios"

“Aguardada com expectativa, a do curso "Como se Preparar para Feiras de Negócios" acontece em 27 de novembro, no Novotel Jaraguá São Paulo Convention.

Os cursos promovidos por Feiras do Brasil são reconhecidos como referência no treinamento de Expositores. Focando o mercado de feiras nacionais, destinam-se a novos colaboradores e iniciantes em termos de feiras e têm por objetivo traçar um panorama de providências necessárias para um bom retorno dos investimentos. “Recebemos nos últimos três anos quase 1000 empresas de todo o Brasil. O objetivo é levar informação privilegiada, alertar aos participantes sobre pontos estratégicos de uma feira e promover troca de opiniões e experiências com muito dinamismo.

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Convention.”

Informações e reservas: http://www.feirasdobrasil.com.br/cursos/expositores.asp.

(Fonte: Redação Feiras do Brasil - 13/11/2008)

Reunião Especializada da Mulher do MERCOSUL ocorreu em 27 e 28 de outubro

“A Reunião Especializada da Mulher do Mercosul, na Presidência Pro Tempore Brasileira, realizou o Seminário Regional Mulheres em Situação de Prisão - Diagnósticos e desafios na implementação de políticas integradas no âmbito do Mercosul, em Brasília nos dias 27 e 28 de outubro de 2008.”

(Fonte: convite recebido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres)

Pedofilia na Rede - Câmara aprovou projeto contra pedofilia na web

“A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei de autoria do Senado sobre crimes de pedofilia na Internet. O texto, que visa a suprir as lacunas nas leis existentes para punir quem pratica esse tipo de crime no meio virtual, passa também a criminalizar quem armazena material pedófilo, o que não era previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O réu poderá ser condenado de 1 a 4 anos de prisão. A proposta segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes da aprovação do projeto de lei, o ECA previa pena de 2 a 6 anos de prisão para quem produzisse conteúdo pedófilo. Agora a pena será de 4 a 8 anos.

A grande novidade nessa tipificação é o aumento da pena de 1/3 se o agente comete o crime prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou hospitalidade; de qualquer parentesco até o terceiro grau; ou de autoridade, a qualquer título, sobre a criança; ou ainda com o seu consentimento.

O crime de venda de material contendo pedofilia também teve a pena aumentada de 2 a 6 anos para de 4 a 8 anos. A penalização para quem troca esse tipo de conteúdo passou de 2 a 6 anos para de 3 a 6 anos de prisão.

Aliciamento na web

Outra novidade do projeto de lei aprovado pela Câmara é a tipificação para o aliciamento de crianças e adolescentes por meio de salas de bate-papo. Segundo as autoridades, a prática é bastante comum e considerada a mais perigosa, pois por meio dela o pedófilo têm condições de marcar encontros com as crianças.

Comunicação de abusos

O projeto de lei também prevê a comunicação de abusos feita de forma direta para a Polícia Federal e para o Ministério Público. Quando um usuário detectava indícios de pornografia infantil em algum site, ele comunicava o abuso diretamente ao provedor. Agora, o aviso do usuário chegará diretamente às autoridades, dando mais agilidade ao processo.

Além disso, a proposta estabelece que, quando as autoridades entrarem em contato com determinado provedor comunicando o abuso, o provedor terá que encerrar o acesso do usuário suspeito ao site e armanezar os dados para que a polícia tenha como encontrá-lo.

"Uma vez comunicado, o provedor deve desabilitar o acesso e preservar as provas para colaborar com as investigações", explica o delegado da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Carlos Sobral, que trabalha junto à CPI da Pedofilia do Senado.”

(Fonte: Com informações da Agência Câmara - Marina Mello - Brasília – in Redação Terra - 11.11.08 – http://www.terra.com.br)

Lançamento do Observatório Afro-Latino na 4ª FLIPORTO

“Nova página eletrônica destaca cultura dos afrodescendentes da América Latina e do Caribe. A Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, lançou site com informações sobre a cultura afro-americana, durante a 4ª edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), em Pernambuco, que está sendo realizada de 6 a 9 de novembro.(...)

O Observatório Afro-Latino foi apresentado pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, na sexta-feira (7), pela manhã dentro da programação da Feira, que neste ano traz o tema da Diáspora Africana no continente latino-americano. Zulu.” (...)

(Fonte: Poliedro - Por Patrícia Saldanha, Comunicação Social / MinC - Crédito da imagem: Alessandro / Fundação Cultural Palmares - In Envolverde / Ministério da Cultura, de 10/11/08)

Bebês de cesariana têm mais risco de morte, diz estudo

“Uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos indica que bebês nascidos por cesariana têm três vezes mais chances de morrer no primeiro mês de vida do que crianças nascidas em parto natural.”

(Fonte: Boletim Eletrônico ONG Amigas do Parto - ano 4 - nº 55 – 11/11/08)

Aleitamento na primeira hora de vida reduz mortalidade

“Apesar de pouco difundida, a amamentação já na primeira hora de vida traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê no período neonatal - que vai desde o nascimento até o 28º dia de vida.

O colostro contém anticorpos e vitaminas essenciais para recém-nascidos.

O leite materno traz diversos benefícios para o bebê, que vão desde a prevenção de infecções até o aumento da imunidade.”

(Fonte: Boletim Eletrônico ONG Amigas do Parto - ano 4 - nº 55 – 11/11/08)

IV Congresso de Educação Infantil dias 26, 27 e 28 de novembro

O Sedin já está recebendo as inscrições para o IV Congresso "Diálogos entre as Novas Tecnologias e a Educação Infantil", que ocorrerá entre os dias 26,27 e 28 de novembro 2008, no Teatro Gazeta, em São Paulo.

Inscrições e outras informações no Sedin ou pelo telefone 3258-3878.

(Fonte: http://sedin.com.br/capa/view.asp?id=464, in Organização Brasileira de Educação e Estudos Contemporâneos [09 a 15 de NOV de 2008] 16ed. de 09/11/08)

PESQUISA:

Transtorno Bipolar na Infância

“O Transtorno do Humor Bipolar em Crianças (THB) tem sido objeto de muitos estudos em vários países e pode ocasionar forte impacto sobre a vida escolar, pessoal, familiar e mais tarde profissional do paciente, especialmente quando não devidamente diagnosticado e tratado por equipes de profissionais especializados.

Durante a infância, seus principais sintomas assemelham-se aos apresentados pelo TDAH (Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade) e isso tem provocado diagnósticos confusos e tardios.

Além disso, o sofrimento e o estigma que acompanham essas crianças, inclusive nas múltiplas instituições de ensino que acabam freqüentando ao longo de sua escolaridade, promovem o fortalecimento dos comportamentos indesejados, baixa auto estima, evasão escolar e outros.

Para explicar sobre este tema foi destacada a psicopedagoga Maria Irene Maluf, que transcrevemos a seguir uma artigo, por sugestão de Sílaba Comunicação”.

Transtorno Bipolar na Infância - por Maria Irene Maluf (*)

“A infância é uma época estratégica da vida do ser humano. É quando se dá um grande desenvolvimento físico, psicológico e mental, concomitantemente ao aprendizado básico indispensável para todos os que se seguirão por toda vida.

A relevância da observação dos comportamentos e aquisições intelectuais da criança e do adolescente feita por pais e professores é imensa, mas não substitui uma avaliação médica e de especialistas em diferentes áreas, quando estes comportamentos fogem da freqüência e intensidade usuais.

Até alguns anos atrás, poucas eram as doenças mentais reconhecíveis na infância. Com o aumento das pesquisas e o incremento de estudos científicos, os diagnósticos de vários transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes tornaram-se possíveis e decorrentes dessa nova condição. Aparentemente, os casos se multiplicaram numericamente e se fizeram mais conhecidos pela população em geral.

Entre esses, o Transtorno do Déficit da Atenção, com ou sem hiperatividade (TDA/H) e o Transtorno do Humor Bipolar (THB) têm sido objeto de muitos estudos em vários países, pois ocasionam forte impacto sobre a vida escolar, pessoal, familiar e mais tarde profissional do paciente, especialmente quando não devidamente diagnosticados e tratados por equipes de profissionais especializados.

O TDA/H, hoje muito comentado em função da amplitude da divulgação na imprensa, é um exemplo. Conhecido dos médicos há várias décadas, com o advento das especializações, como por exemplo a psicopedagogia, passou a ser objeto de estudo multidisciplinar e os resultados dos tratamentos têm sido, em sua grande parte, de enorme valia, tanto para os pacientes, como para suas famílias e a sociedade.

Os prejuízos decorrentes da falta de diagnóstico e do acompanhamento médico e psicopedagógico vão do fracasso escolar à evasão, da baixa auto-estima à depressão, da rejeição do grupo ao isolamento, às drogas, à gravidez precoce, à promiscuidade sexual e marginalização, entre outras.

Infelizmente, a especulação por parte de alguns profissionais não credenciados para tal avaliação, ou ainda, diagnóstico feito por pessoas leigas, tem trazido mais problemas aos que já sofrem com esse transtorno. Generalizou-se, irresponsavelmente, por exemplo, chamar de TDA/H a toda e qualquer manifestação de inquietação, distração ou falta de limite que as crianças e jovens apresentem na escola ou em casa. Como conseqüência, casos em que o transtorno não existe de fato aparecem em toda parte, banalizando um problema sério e de grande repercussão sobre a vida dos pacientes reais e sua família. Estes falsos diagnósticos são geralmente feitos à base de "achismos" como o preenchimento de questionários ou testes sem qualquer base científica ou mesmo ao sabor das conveniências pessoais de alguns adultos, que pensam dela tirar proveito, seja para justificar uma educação deficiente em limites, normas e atenção à criança ou, ainda, a outros interesses particulares.

O Transtorno de Humor Bipolar em crianças é outro exemplo de doença psiquiátrica que exige seriedade no encaminhamento, pois, nessa faixa etária, a sua sintomatologia pode se apresentar de forma atípica.

Assim, ao invés da euforia seguida da depressão dos adultos, nas crianças surge a agressividade gratuita seguida de períodos de depressão. Nestas, o curso do Transtorno é também mais crônico do que episódico e sintomas mistos com depressão seguida de "tempestades afetivas", são comuns. Além disso, a mudança é rápida e pode acontecer várias vezes dentro de um mesmo dia, como por exemplo: alterações bruscas de humor (de muito contente a muito irritado ou agressivo); notável troca dos seus padrões usuais de sono ou apetite; excesso de energia seguida de grande fadiga e falta de concentração. Esses são alguns sintomas que devem ser observados.

Os diagnósticos de transtornos da saúde mental são difíceis mesmo para os especialistas, pois é alta a prevalência de comorbidades, ou seja, o aparecimento de dois transtornos simultaneamente, o que exige conhecimento, experiência e observação minuciosa do médico e da equipe envolvida, como psicólogos e psicopedagogos.

É importante salientar ainda que estes transtornos afetam seriamente o desenvolvimento e o crescimento emocional dos pacientes, sendo associados a dificuldades escolares, comportamento de alto risco (como promiscuidade sexual e abuso de substâncias), dificuldades nas relações interpessoais, tentativas de suicídio, problemas legais, múltiplas hospitalizações,etc.

Os diagnósticos devem sempre ser realizados por médicos psiquiatras ou neurologistas em conjunto com psicopedagogos, que ao diagnosticarem e acompanharem a criança, se preocupam em dar também orientações à família e à escola.

Minimizar esses transtornos só piora suas conseqüências e prejudica o paciente. Somente especialistas podem afastar e esclarecer as dúvidas e não é exagero ser cuidadoso quando se trata da vida, saúde e futuro dos nossos filhos!”

(*) Maria Irene Maluf - Pedagoga, especialista em Educação Especial e Psicopedagogia, Editora da revista Psicopedagogia e Professora Convidada do Curso de Aperfeiçoamento em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae – SP.

(Fonte: Denise Monteiro Sílaba Comunicação – enviado por e-mail)