Embelezar


Edição nº 88 - de 15 de Maio de 2009 a 14 de Junho de 2009

Olá Leitores!

Em tempos de crise brechós e antiquários se destacam

Um novo tipo de mercado se acentua atualmente mediante as oportunidades oferecidas pela propagação da crise econômica.

Trate-se do mercado de segunda mão de objetos, roupas, e móveis, dentre outros que passam a ser reciclados e reutilizados com o mesmo charme e utilidade, como novos fossem.

Ao mesmo tempo, um novo mercado profissional surge, para embelezar as pessoas e decorar os ambientes, não só para implementar uma empresa de brechós ou antiquários, mas também para consertar e reformar os objetos, por meio de costureiras, bordadeiras e, carpinteiros, pintores etc. dentre outras especialidades de mão-de-obra.

Também os bazares beneficentes de muitas entidades filantrópicas são celeiros para a aquisição de novos produtos tanto para economizar, quanto para lucrar neste mercado, em tempo de crise econômica.

Com a edição de EMBELEZAR nº 88 enviamos um cordial abraço, de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Como a natureza não pode mais esperar entre na Campanha contra o Uso de Sacos e Sacolas Plásticas

Saiba mais sobre a Brigada Ecológica contra as Sacolas de Plástico.

Envie e-mail para o deputado estadual Jorge Picciani, e-mail: jorgepicciani@alerj.rj.gov.br.

FENIM Primavera/Verão 2009 em Gramado nos dias 16 a 19 de junho

"Uma feira de negócios da indústria de confecção reunindo expositores de roupas e acessórios que se preparam para apresentar suas coleções com os lançamentos para a Moda Primavera/Verão 2009/2010, realiza sua 2ª edição, em Gramado, RS de 16 a 19 de Junho de 2009.

Numa iniciativa da EXPOVEST Feiras e Eventos, empresa criada há mais de 15 anos pelos executivos gaúchos Claudio Goerl e Júlio Viana, a FENIM Primavera/Verão é a mais nova feira do grupo criada para apresentar os lançamentos da indústria da moda nacional para o verão, assim atendendo as necessidades de fabricantes e lojistas nacionais e internacionais.

Graças à experiência de mais de 27 Anos de seus dirigentes na organização e realização de importantes feiras da indústria têxtil e de confecção nacionais, agregando negócios e lazer aos eventos, as feiras da EXPOVEST vem repercutindo favoravelmente no mercado, destacando-se no Calendário Nacional dos grandes eventos. A realização da FENIM PRIMAVERA/VERÃO – A Feira Nacional da Indústria da Moda Verão 2009/2010, vem para se colocar como uma grande vitrine de lançamentos de roupas e acessórios para o próximo verão, produzidos por importantes indústrias brasileiras de todo o país, sobretudo dos principais pólos distribuidores das regiões sul e sudeste.

Esta versão da feira também é anual e realizada no SERRA PARK, centro de exposições com área útil coberta de 25 mil metros quadrados, localizado na entrada da cidade de Gramado (RS) - aonde vem acontecendo desde o ano 2000, regularmente no final de Janeiro, a FENIN de INVERNO, consagrada mostra do setor que acaba de completar 13 anos.

Esta edição “de verão” dispõe de um atrativo a mais aos participantes: o charme do inverno na serra gaúcha. Realizando-se em meados de Junho – pleno inverno na região - os visitantes da FENIM VERÃO poderão desfrutar do contraste dos lançamentos do verão, acontecendo num cenário encantador, quando a paisagem se transforma como as típicas cidades coloniais européias, assumindo um panorama inteiramente invernal, com uma programação turística diferenciada que favorece a gastronomia e o lazer tão característicos da serra, nessa época.

Oferecendo o que existe de mais adequado em termos de planejamento, organização, gestão, divulgação e promoção, tanto para os expositores, quanto para os visitantes – de lojistas a profissionais do setor – a FENIM VERÃO também disponibiliza um atendimento personalizado e eficaz através de equipes das mais experientes nos diversos serviços. Dispondo de qualificada infra-estrutura de um pavilhão moderno, de stands padronizados montados pelos organizadores, a nova feira de verão ainda disponibiliza traslados permanentes entre o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até Gramado, e entre os hotéis e o Pavilhão. E, para completar, os organizadores ainda oferecem um serviço característico e exclusivo que a EXPOVEST introduziu em suas feiras: o patrocínio de nove mil diárias nos melhores hotéis da região, entre Gramado e Canela, para serem distribuídas aos principais lojistas cadastrados, cuidadosamente selecionados pela EXPOVEST, que não abre mão de prestigiar os clientes de seus clientes – os compradores nacionais e internacionais – os lojistas que irão distribuir a moda lançada em suas feiras, a moda que estará abastecendo as melhores lojas e magazines do país, na próxima estação."

Mais informações: http://www.fenimverao.com.br.

(Fonte: Solange Motta Comunicação & Marketing 10/5/2009 - in GUIA DE FEIRAS NO BRASIL)

Imóvel compacto, decoração inteligente: como ganhar mais espaço?

"Revitalizar um imóvel pequeno com uma decoração inteligente não é uma tarefa fácil. No entanto, com a ajuda de um profissional qualificado e o planejamento correto, este desafio pode ser superado de forma agradável.

Aplicação de espelhos nas paredes, iluminação especial, integração de espaços e a utilização de móveis sob medida são algumas das soluções que existem para dar amplitude a espaços compactos.

De acordo com o arquiteto Eduardo Fischer, o primeiro passo para se criar um projeto funcional é conhecer as necessidades e as rotinas do cliente. A partir daí, é possível desenvolver uma decoração que tenha a praticidade como característica principal, vinculada com a personalidade do morador – que precisa se sentir, literalmente, em casa."

Ele destaca que atualmente os apartamentos novos são menores que os antigos, e que a união de alguns cômodos e a disposição acertada do mobiliário podem ser facilitadores neste caso. “Em um dos meus projetos tirei a divisão que separava uma pequena cozinha de uma copa. Utilizei réguas na parede e móveis mais sofisticados. O resultado final foi um ambiente único, integrado e amplo, no qual se pode desfrutar de momentos familiares, mas também receber convidados”, conta. (...)

Quando o assunto é mobiliário sob medida, a arquiteta Monique Granja destaca alguns fatores que para ela são fundamentais, como visualizar o projeto através de programas de computador, a possibilidade de conhecer de perto os produtos, a rapidez na entrega e, principalmente, ter flexibilidade nas medidas – todos itens atendidos pela Todeschini. “Consigo personalizar o projeto dentro dos gostos do cliente, pois ele opina na escolha dos padrões”, salienta, e completa: “Além disso, não fico engessada com tamanhos definitivos porque é possível reduzir profundidade e largura, criando soluções que atendem necessidades reais, sem prejudicar o layout proposto e respeitando o meu entendimento como profissional sobre o que é preciso para aquele espaço”.

Outro ponto importante observado pela profissional na hora de compor a decoração é a cor. “Pode ser determinante para dar a sensação de aumento de espaço. Em imóveis pequenos costumo usar muito as cores claras, os espelhos e o vidro, que conferem luminosidade ao local e se tornam aliados no objetivo do projeto”.

Em 2005, a Todeschini lançou a primeira porta de vidros coloridos do setor moveleiro. Depois de 4 anos, continua tão atual quanto na época em que foi apresentada ao mercado e é um dos produtos mais cobiçados da marca. “Além de charmosas, o brilho e a cor que possuem dão amplitude aos ambientes”, ressalta a arquiteta do setor de desenvolvimento de produtos da empresa, Márcia Balestro, que completa: “O Laccato é outro padrão que pode ter esta mesma função, por possuir pintura em alto brilho disponível em várias cores”.

De acordo com Fischer, sabendo dosar equilíbrio, harmonia, bom gosto e os desejos do cliente com produtos que tenham design e qualidade se chega a uma receita de sucesso imbatível para qualquer decoração. “Seja para as grandes residências ou para as mais compactas, hoje em dia vale tudo. Mas tem que ter bom senso!”, finaliza bem humorado."

TODESCHINI - Com fábrica de 54 mil m2 equipada com tecnologia de ponta, a Todeschini é hoje uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, que incluem móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria, chegam ao mercado comercializados por mais de 300 lojas exclusivas distribuídas no Brasil e no Mercado Externo.

Sediada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a empresa está completando, neste ano de 2009, 70 anos de experiência e solidez, reconhecida por seu pioneirismo e capacidade de constante renovação, materializada nas novas coleções de ambientes planejados que lança a cada ano.

Saiba mais sobre a empresa e seus produtos.

Acesse http://www.todeschinisa.com.br.

CURSOS SINESP - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo

Junho / 2009

- Novos nichos de mercado

Palestrante: Simone Catelli

Data: 06/06/2009 Horário: 9h00 às 18h00 Local: Auditório do SINESP

Conteúdo programático: Conceito de Food Service e tipos de prestação de serviço para a área; Perfil do profissional para novos desafios; O nutricionista em uma distribuidora, como funciona o outro lado da negociação em compras para a inclusão de produtos no portifólio da empresa; Como trabalhar o conceito de qualidade em um armazém de grande porte; O nutricionista como responsável pelo suporte de informações de produtos para os clientes; As vendas técnicas e a ética em food service; Eventos de grande porte para divulgação da empresa; Como montar um catálogo ou revistas de produtos

Julho / 2009

- Supervisão e liderança em serviços de alimentação

Palestrante: Viviani Fontana

Data: 04/07/2009 Horário: das 9h00 às 18h00 Local: Sede do SINESP

Conteúdo Programático; supervisor; funções e atribuições, liderança e trabalho em equipe, relações humanas /interpessoais, comunicação, perfil do supervisor, motivação, planejamento, execução, controle, acompanhamento.

(Fonte: http://www.sindicatonutricionistas.com.br/)

Curso doenças alimentares com dr. Eneo na Bahia

Dr. Eneo estará de volta a Salvador para o evento: Curso: Doenças Alimentares

Datas: 22/05 (18h-22h)* 23/05 (14h-18h) * 24/05 (9h-13h).

Local: Fiesta Convention Center – BA.

(Fonte: http://www.fnn.org.br/)

10º Congresso Nacional da SBAN: dos genes à coletividade

1 a 4 de setembro de 2009 - São Paulo, SP.

Secretaria Executiva: sban@meetingeventos.com.br.

Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) anuncia a 10ª edição de seu Congresso Nacional, que acolherá na cidade de São Paulo, de 1 a 4 de setembro de 2009, profissionais da área de alimentação e nutrição de todo o Brasil. Salientamos que este é um dos principais eventos em nosso país, cujo tema deste ano será "Alimentação e Nutrição: dos genes à coletividade".

(Fonte: http://www.sban.com.br/)

Relatório revela aumento na violência contra homossexuais

"Em 2008, 190 homossexuais foram assassinados no Brasil, o que representa mais de um a cada dois dias. O número registra um aumento de 55% em relação a 2007, quando foram notificados 122 homicídios de gays, lésbicas e travestis. No ano passado, os gays foram a maior parte das vítimas (64%), enquanto os travestis representaram 32%, e as lésbicas, 4%.

Essa estatística é resultado do levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), sob coordenação do antropólogo Luiz Mott, fundador da entidade. O relatório é divulgado anualmente desde 1980.

O estudo aponta o Brasil como o campeão mundial de crimes homofóbicos, sendo seguido pelo México (35) e pelos Estados Unidos (25). Com base no mapeamento da violência anti-homossexual, o Grupo Gay da Bahia ameaça denunciar o Governo Brasileiro junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o GGB, deve ser apresentada uma denúncia contra o governo pelo crime de "prevaricação e lesa-humanidade contra os homossexuais" caso não sejam implementadas as deliberações do Programa Brasil Sem Homofobia e da 1ª Conferencia Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros (LGBT). Como medida imediata, a entidade propõe a divulgação de outdoors em todos os estados com mensagem contra o assassinato de homossexuais.

O educador Alexandre Joca, que coordena projetos na área de educação do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), no Ceará, avalia que as ações de combate à homofobia no Brasil têm apresentado alguns avanços, embora ainda estejam "em processo de implementação". Isso se deve, segundo ele, ao fato de somente nos últimos anos o poder público ter começado a projetar políticas públicas que vão além de ações pontuais.

Desde 2007, o Grab coordena, no Ceará, o Centro de Referência em Direitos Humanos, projeto do Governo Federal para prevenção e combate à homofobia. Os centros - cerca de 50 em todo o País - são espaços onde a população encontra informações, orientações e apoio em casos de violência e discriminação por homofobia ou identidade de gênero.

"[O projeto] tem sido muito exitoso, muito importante, mas é preciso que o Estado assuma isso", afirma Alexandre Joca. Para ele, o papel dos movimentos sociais, como parceiros dos governos, deve ser o acompanhamento e o controle social. A gestão do Centro de Referência no Ceará, adianta, deve passar para o Governo do Estado ainda em este ano.

O educador do Grab entende que iniciativas como a Conferência GLBT devem ter repercussão a médio e longos prazos, principalmente por causa da falta de envolvimento de governos e gestores de alguns estados. "A importância da conferência foi fomentar a discussão. Já foi uma grande conquista", afirma.

A conferência foi realizada em junho do ano passado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal (Sedh), que também é responsável pelo programa Brasil sem Homofobia.

Ranking

O Nordeste aparece como a região mais violenta do Brasil, com 48% dos GLBT assassinados. A região Norte contabilizou 10% dos homicídios, seguida do Centro-Oeste, com 14%, e do Sudeste e Sul, com 28%. Entre os estados, Pernambuco lidera novamente a lista, com 27 assassinatos. Depois, vêm Bahia, com 25; São Paulo, com 18; e Rio de Janeiro, com 12.

Proporcionalmente, Sergipe é o estado que ofereceu maior risco de morte para travestis e gays, pois registrou 11 homicídios contando com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Minas Gerais, que é dez vezes mais populoso (20 milhões), teve 8 gays assassinados."

Confira o relatório completo do GGB sobre a homofobia no Brasil em 2008: http://www.ggb.org.br/imagens/Tabelas_COMPLETAS_2008_-_assassinatos.pdf.

(Fonte: Adital - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=383)

Direito do Consumidor - novas regras atendimento SAC (*)

"O Decreto Presidencial 6.523 de julho de 2008 regulamenta a lei 8.078, de 11 de setembro de 1990 e estabelece regramento geral para o serviço de atendimento telefônico ao consumidor no que se refere aos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Publico Federal.

Os fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público Federal devem manter um atendimento telefônico por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, para resolver as demandas dos consumidores sobre a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contrato de serviços. A norma objetiva, ainda garantir informação adequada e clara sobre os serviços que o consumidor contratar.

Com o novo regulamento o SAC deve garantir ligações gratuitas e sem qualquer ônus ao consumidor, garantir no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços: garantir que a ligação não seja finalizada antes da conclusão do atendimento (o que acontece na maioria das vezes) e você tem que retornar a ligação e começar tudo novamente com outro atendente); garantir acesso ao fornecimento prévio de dados pelo consumidor, e garantir atendimento 24hs e 7 (sete) dias por semana; garantir acesso a pessoas com deficiências auditiva ou de fala; divulgar em todo e qualquer material impresso, bem como em sua página da internet, o numero do telefone do SAC, dentre outras regras.

O consumidor poderá acompanhar sua demanda por meio de registro numérico com data e hora e objeto da demanda, que lhe será fornecido no inicio do atendimento.

O SAC deve garantir ao consumidor à gravação da chamada efetuada, a qual deverá permanecer disponível pelo prazo mínimo de 90(noventa dias). O registro eletrônico deve ser mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período de dois (2) anos contados após a solução da demanda.

A inobservância do novo regramento é punível com as sanções administrativas prevista no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo das sanções de natureza civil, penal ou definida em normas especificas.

Estas de outras informações poderão ser elucidadas pelo advogado Paulo José Iasz de Morais, graduado em Direito pela USP, em 1991. Pós graduado pela Universidade Clássica de Lisboa - Instituto de Estudos Europeus em Direito Comunitário. Especializado na atuação do Direito Penal Econômico com atendimento em questões penais ligadas à atividade empresarial."

(*) Autor: Dr. Paulo Morais (Diretor Tesoureiro da OAB/Pinheiros - 2007/2009, é Presidente da Instituição Chama do Amor do Padre Antonio Maria; e proprietário dos restaurantes - Bela Sintra e Trindade)

(Fonte: assessoria de imprensa Suely Couto)

Receitas

Fusili ao Pesto AGTAL com Salmão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe o fusili em água fervente com o sal. Reserve.

Tempere os filés de salmão com sal e ervas finas. Reserve.

Colocar os demais ingredientes no liqüidificador até que se torne um creme homogêneo.

Grelhe o salmão na manteiga e corte em cubos.

Misture o pesto no fusili e o salmão e o tomate em cubos.

Decore como desejar (pode ser servido quente ou frio).

(Fonte: Receita elaborada por: Ana Gabriela da Silva - Aluna da Universidade Estácio de Sá; http://www.proamendoim.com.br/site/receitas_detalhes.php?cod=12)

Bolo de Amendoim e Chocolate

Ingredientes:

Massa:

Glacê:

Modo de preparo:

Massa:

Aqueça o forno em temperatura moderada (180º).

Unte uma forma de buraco central (25 cm de diâmetro) e reserve.

Na batedeira, bata os ovos, junte o açúcar e o óleo e bata bem.

Adicione o chocolate em pó, o bicarbonato e a baunilha.

Acrescente o leite e a farinha alternadamente e bata até que tudo se misture bem.

Junte o amendoim e misture cuidadosamente.

Coloque na forma reservada e asse por aproximadamente 1 hora ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

Glacê:

Numa vasilha, dissolva o café na água. Junte a manteiga e o chocolate. Misture bem.

Adicione o açúcar e misture novamente.

Se estiver muito grosso, junte mais um pouco de água fervente.

Espalhe sobre o bolo já frio.

Desenforme e sirva a seguir.

Rendimento: 18 pedaços.

Tempo de preparo: 1 hora e 40 minutos.

(Fonte: http://www.proamendoim.com.br/site/receitas_detalhes.php?cod=12)