Perfil da deputada estadual Célia Leão

Paulistana, filha de um baiano com uma paulista, casada, mãe de três filhos, advogada, deputada, mulher de fibra! Algumas palavras resumem parte da história de Célia Leão. Seria difícil resumi-la toda, já que ela esbanja uma trajetória impecável, repleta de acontecimentos marcantes e sonhos realizados.

Célia Leão nasceu na cidade de São Paulo, em 1955, filha de Cândido Leão, já falecido, e Ruth Camargo. O pai de Célia era bioquímico e morava na capital paulista, onde trabalhava na USP. Foi lá que a deputada passou parte da sua vida antes de se mudar para Anápolis (GO) e, finalmente, para Campinas.

No ano de 1974, Célia Leão sofreu um acidente de automóvel e ficou paraplégica. “Naquela época, era muito jovem. Estava indo pela Rodovia Pedro Taques, na época, mal conservada. Chovia bastante. Perdi o controle do carro e o capotei”, lembra. Depois do fato, ela passou a militar ativamente nos movimentos pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Desde 1982, Célia Leão, então com 27 anos, atua na política. Inscrita como uma das fundadoras do PSDB, em Campinas, com o registro nº 3, veio a ser eleita vereadora, a mais votada da coligação, no ano de 1988.

No ano de 1984, casou-se com Daniel Eduardo Edelmuth, com quem teve três filhos: o primeiro, em 1987, um ano após se formar em Direito, pela PUC de Campinas. Durante seu mandato de vereadora, teve marcante atuação no Legislativo campineiro, como na exigência à adaptação da Câmara Municipal de Campinas para acesso dos portadores de deficiência e na redução da passagem de ônibus da cidade.

Em 1990, foi a primeira e única mulher eleita Deputada Estadual da bancada paulista do PSDB, atingindo a marca dos 32 mil votos. De 1992 a 1994, Célia foi líder da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e do governo Mário Covas no Legislativo Paulista até março de 1995.

No ano de 1994, Célia Leão conseguiu se reeleger com 85.066 votos, sendo a primeira colocada da coligação PSDB/PFL no Estado.

Célia Leão foi candidata à Prefeitura Municipal de Campinas, em 1996, tendo obtido a maior votação de uma mulher no município - 136.500 votos, e a primeira a participar do segundo turno de eleição com efetivas chances de vitória.

Em 1998, Célia Leão foi reeleita como a mulher mais votada para Deputada Estadual pelo PSDB, obtendo 73.265 votos.

Em 2002, Célia foi reeleita com 109.737 votos. Em julho deste mesmo ano, o resultado do trabalho de Célia Leão veio com a resposta do povo. Ela foi considerada uma das parlamentares mais atuantes da Assembléia Legislativa. A avaliação foi da Organização Não Governamental Voto Consciente, que fiscaliza o trabalho dos parlamentares. Dos 94 deputados paulistas, apenas 25 receberam esta qualificação.

Atualmente, reeleita para o seu quinto mandato em 2007, como a deputada mais votada da Região Metropolitana de Campinas, com 124.131 votos, Célia Leão atua como presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais e é Corregedora Parlamentar.

Célia tem destacada atuação na área social. Foi presidente por quatro vezes, três delas consecutivas, da Comissão de Promoção Social da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A mais importante Comissão da Assembléia Legislativa, a de Constituição e Justiça, também foi presidida por Célia Leão, entre os anos de 2000 e 2001. Aliás, foi a primeira vez que uma mulher ocupa tal posição no Legislativo Paulista. Célia é presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, pela terceira vez consecutiva. Também já foi presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, quando teve, mais uma vez, destaque, já que foi a primeira vez que uma mulher presidiu simultaneamente duas Comissões.

Panorama atual Célia Leão:

(Fonte: http://www.celialeao.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=1)