Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 177 - de 15 de Outubro de 2016 a 14 de Novembro de 2016


O QUE MOVE AS PESSOAS PARA UM ENGAJAMENTO SÓCIO - POLÍTICO?

A paixão ou a compaixão por algo que emociona é a mola que sustenta e movimenta o ideal e a missão de uma pessoa junto com mais pessoas (ou seja, um grupo). É notável observar o brilho nos olhos, a emoção e a comoção quando tais pessoas se encontram diante de uma nova dificuldade ou oportunidade. Tudo e todos se movem para buscar o melhor para a outra pessoa, ou para o grupo mais próximo, que deles necessita. Há quem nomeie por vários conceitos, filosofias e inúmeras explicações para justificar a adesão, e, até a busca de solução imediata para a emergência, ou para a oportunidade que se apresenta naquele momento, ou aponta para soluções futuras. A sabedoria das pessoas que aqui se agregam também parecem ser complementares, olhando-se de fora, é como se houvesse uma egrégora que protege aquele grupo.

Dois fatos ocorridos recentemente bem esclarecem e exemplificam esta argumentação acima.

O primeiro foi a “suspeita e a provável tentativa de intimidação” de alguém enviado, que citou: “é impossível que nós tenhamos mantido e sustentado o Projeto ESPAÇO MULHER durante 30 anos”, e ostensivamente, questionou “o que está atrás de nós e de tudo isto, e como provamos que somos nós que fazemos?” O que responder? “Convido-a a viver dez anos de sua vida junto de mim e observar-me 24 horas por dia, assim saberá como e quem, de que forma, e aprenderá!”

A segunda foi o espanto de muitas pessoas diante de um fato natural para nós, pois faz parte de nosso cotidiano, é comum várias pessoas também muito importantes, que são como nós idealistas, apreciarem ser engajadas em boas causas sociais, e sem dúvida o ESPAÇO MULHER é uma referência em missão sócio-política para as Mulheres, na área da comunicação segmentada, e vem cumprindo modestamente o seu papel embora falta de investimentos, e o pior, os “percalços do descaso de algumas autoridades e até perseguições, mesmo em áreas que deveriam colaborar”.

Assim, queremos referenciar ao cidadão e atualmente presidente da FENAPEF, que junto com a cidadã e atual diretora de comunicação da mesma entidade classista, muito importante sem dúvida no cenário nacional, que gentilmente vieram a nosso convite fazer uma palestra e demonstrar o apoio a causa e ao tema, e se disporem a colaborar voluntariamente na área que são especialistas, posto que são atuantes em causas sociais, provavelmente também; assim como tem sido com outros/outras conferencistas, autoridades em assuntos acadêmicos, doutores e mestres, professores especialistas; e, empresários em geral, profissionais liberais, religiosos em geral, variadas lideranças classistas dentre outras, que tanto nos têm ajudado e apoiado.

Felizmente sempre tivemos acesso às dependências e apoios de deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa, e de vereadores e vereadoras na Câmara Municipal de São Paulo, universidades e faculdades onde muitos eventos já foram realizados por nós, com debates e estudos.

Acompanhamos que algumas sugestões foram implementadas por organismos internacionais, federais, estaduais, municipais, e poderes legislativo, judiciário, executivo. Além de novas normas nas áreas administrativas de empresas, na mídia, nas lideranças classistas, etc. Sabemos por que há monitoração por outras pessoas voluntárias, que ficam observando e nos informando as mudança ocorridas. Ou seja, é a soma, e participação de muitas pessoas no mesmo ideal.

O que se comprova é que a união sociointelectual transcende “aos problemas provocados por oportunistas e até os que agem fora da lei”, que sequer respeitam nossos direitos autorais comprovados até por documento legal internacional, e, assim agem sorrateiramente registrando marcas em categorias diferentes das nossas, ou até mesmo usando de artifícios para “parasitariamente (parasitismo! pirataria!)” para fazerem eventos, domínios de sites etc. com concorrência desleal e aproveitando-se da inércia das instituições, que deveriam fiscalizar e coibir tais práticas (mesmo sendo feito as denúncias etc.). Bastaria averiguar e tomar inciativa de combater tais crimes, sem ficarem o “jogo de empurra-se” isto é responsabilidade do estado ou é federal, e nada se faz...

Sem dúvida, a união em um ideal transcende problemas provocados, pois, o amor incondicional a uma causa, quer seja para aliviar a tristeza de quem sofre dores ou carências materiais, tais como as morais, ou legais, são seres humanos que precisam de apoio, atenção, e soluções com atendimento e responsabilidade daqueles que se dizem ser mais abastados e privilegiados. Só pode compreender o que sustenta um grande ideal e missão sociopolítica, quem tenha dentro de si o mesmo, para cientificar-se e agir prontamente.

Felizmente temos, ao longo de 30 anos de criação ESPAÇO MULHER, dos quais 29 em ação, e aos quase 55 anos de trabalho, como comprovar que “a solidariedade existe”, mesmo em posições de cargos profissionais ou sociais diferentes, somos iguais nos sentimentos de compreensão do que pode e deve ser feito para as pessoas que estejam mais fragilizadas.

Só temos a agradecer e muito principalmente, ao Exm.º Deputado Estadual Prof. Dr. Carlos Giannazi (desta vez esteve ausente por problemas de afonia, e foi representado pelo assessor Sr. Luiz Ferreira), pelo presidente e diretora da FENAPEF (leia mais abaixo reportagem do evento), e a colaboração dos palestrantes (valiosas lideranças e destacados em suas profissões).

A colaboração foi geral e o evento saiu de forma muito favorável. Tão favorável que recentemente recebemos um convite de uma médica perita para que no interior de um Estado aqui próximo, irmos a uma audiência com um juiz que quer organizar na sua região um movimento feminino, com a atenção para as questões de gênero, e busca resolver a falta de atenção e violações aos direitos das Mulheres de sua cidade.

Sentimo-nos honradas e agradecemos também as mensagens enviadas por várias autoridades federais e estaduais (que não nos discriminaram), e, também pela atenção que nos dedicaram. Agradecemos as pessoas que nos apoiam e nos orientam há tantos anos, são atualmente nossos complementos indispensáveis, sem os quais, se ausentes faltaria um pedação enorme e uma lacuna quase impreenchível. Todos e cada pessoa são de GRANDE VALOR para nós.

Qual a resposta para sustentarmos e desenvolvermos o projeto ESPAÇO MULHER há 30 anos?

“A soma da sinergia do amor e da presença, mesmo a distancia, dos que creem que é possível estarmos juntos, e o desafio em vencermos barreiras em prol da causa!”

É como estar abraçados na ausência. É uma união humanizada, que crê que possa melhorar aquilo que seja necessário para o bem de quem nada tem, ou de muito pouco desfruta.

Agradecer, agradecer, agradecer...

Dedico a você esta edição, e a todas as pessoas que somam conosco no amor a causa, mesmo a distancia estamos juntos no propósito de que possamos ser úteis melhorando o sistema atual, mesmo que seja um pouco a mais, para permitir o “acesso à justiça” para quem dela tanto possa necessitar, e por várias razões esteja sofrendo exclusões (tanto homens, quanto mulheres).

Leia as notícias pesquisas que selecionamos para você, fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

III AUDIÊNCIA PÚBLICA 2016, apresentação I PLANO DE TRABALHO 2016: “Há acesso à Justiça? Igualdade ou Equidade?”

III Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM 2016

Ocorreu no dia 10 de outubro de 2016, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Auditório Teotônio Vilella, das 13h30 às 18h30. O evento contou com o apoio parlamentar do Exm.º Deputado Estadual Prof. Dr. CARLOS GIANNAZI (PSOL), cujo por motivo de afonia, foi representado por assessor de gabinete, prof. Luiz Ferreira.

Tendo esse feito parte da composição da mesa de abertura junto com os palestrantes convidados que representavam a FENAPEF, e a Prof.ª Elisabeth Mariano, idealizadora e organizadora dos eventos.

Referente à parte de audiência pública, as representantes de FEBRAPE, enviaram o trabalho e pesquisa realizados, e por motivo de que a presidenta Sr.ª Sandra Bovo, estava com pneumonia, fiou prejudicada a apresentação do grupo, todavia foram encaminhadas as documentações para as autoridades que poderão ajudá-las e orientar no que foi pesquisado e relatado pelo grupo.

A Sr.ª Sheyna A. Attar apresentou seus depoimentos e considerações sobre o tema, e o um dos encores que muito participou, (não informou seu nome, apresentou questionamentos pertinentes, inclusive no tocante as palestras).

A seguir descrevamos as palestras e palestrantes:

Palestra: “SEGURANÇA PÚBLICA: REFORMAS NECESSÁRIAS E MEDIDAS DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES”

Palestrante: Dr. LUÍS ANTÔNIO DE ARAÚJO BOUDENS

Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF; Agente de Polícia Federal há 21 anos, sendo 15 anos dedicados à área de investigação Policial, natural de Nanuque/MG, Boudens como é conhecido entre os colegas entrou na Academia Nacional de Polícia em janeiro de 1996. Cursou Engenharia Química e graduou-se em Direito; é Pós-Graduado em Direito Público e com especialização em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia. Vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais (SINPEF/MG) e da Federação Nacional dos Policiais Federais. Atualmente é Presidente da FENAPEF- Federação Nacional dos Policiais Federais, triênio 2016/2018.

Contato: presidencia@fenapef.org.br ou http://www.fenapef.org.br

Palestra: “A RESPONSABILIDADE DA MÍDIA NO RESPEITO AO DIREITO DAS MULHERES”

Palestrante: Dr.ª MAGNE CRISTINE CABRAL DA SILVA

Diretora de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF e Diretora da Ordem dos Policiais do Brasil - OPB. Pós-graduada em Direito Público, Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública, bacharel em direito e administração de empresas e Escrivã de Polícia Federal há 15 anos. Atuou como Diretora de Comunicação do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco.

Contato: diretoria.comunicacao@fenapef.org.br ou http://www.fenapef.org.br

Palestra: “A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS PARA COLABORAR EM SOLUÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS ÀS MULHERES” (Em base de observação e depoimentos).

Palestrante: Sr.ª STELA PUDO BASIUK

Presidenta do Sindicato das Secretárias/os - ABC/SP, e, Vice Presidenta Nacional da Federação Nacional das Secretárias/Secretários. Pós-graduada em Gestão Empresarial para Secretárias.

Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Professora universitária na Faculdade Anhanguera. Técnica em Secretariado. 14 anos de experiência como profissional de secretariado, habilitada no MT, conferencista.

Palestra: “A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E, A PRESENÇA E RESPEITO AOS DIREITOS DAS MULHERES.”

Palestrante: Rev. Pe. PAULO SÉRGIO BEZERRA

Pároco de N. Sra. Carmo, Itaquera há 34 anos. Articulador do Coletivo IPDM (IGREJA - POVO DE DEUS - EM MOVIMENTO).

Palestra: “O QUE É O “ACESSO À JUSTIÇA”? (definições de Pro Bono, Ad Exitu, parcelamento de honorários, serviços com ato de responsabilidade social. Como acionar a justiça para conseguir uma Advocacia Dativa? Como comprovar a falta de recursos para assumir honorários advocatícios?). DIREITOS HUMANOS E ATENDIMENTO JUDICIAL GRATUITO.”

Palestrante: Prof.ª Dr.ª HELOINA PAIVA MARTINS

Com doutorado, é advogada desde 1997. Perita em Arbitragem, Mediação e Conciliação; Especialização em Direito Tributário, em Direito Civil e Processo Civil; Capacitada para Magistério em curso superior; Jornalista inscrita no MTB/SP sob o número 60.710, desde 2010. Formada em Fotojornalismo pela ECA/USP,2011.

Membro da Diretoria da OAB/SP, foi Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Embu das Artes.

Palestra: “A EQUIDADE DE GÊNERO, A ÉTICA E A JUSTIÇA DIANTE DA CORRUPÇÃO. O QUE FAZER?” Como proceder quando se comprovam casos de corrupção, fraudes e assédio judicial? A quem se deve denunciar e procedimentos?

Palestrante: Prof.ª Dr.ª LAURADY THEREZA FIGUEIREDO

Graduada pela PUC SP. Mestre em Direito. Advogada sócia fundadora do escritório de advocacia Laurady Figueiredo Sociedade de Advogados. Professora de Ética Profissional e Direito Processual Penal do IOB, Professora e especialista de Direito do Consumidor, e, Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Palestra: “A ACOLHIDA PSICOLÓGICA (e “espiritual”?) PARA MULHERES VÍTIMAS DE CRIMINALIDADES OCORRIDAS NO ÂMBITO JUDICIAL E QUE AS IMPEDEM DE ACESSO À PRÓPRIA DEFESA. A EXTENSÃO DESTA SITUAÇÃO ATÉ AOS MALEFÍCIOS DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA.”

Palestrante: Prof. JURANDYR JANTALIA

Diretor da Clínica PSICOCORP. Administrador (há 46 anos) e psicanalista (há 19 anos). Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Pós- graduado em Marketing, com especialização em Psicologia do Consumidor. Psicanalista Transpessoal; conferencista nacional e internacional, e escritor.

Mais informações: http://www.psicocorp.com.br

Contato: jjantalia1@gmail.com

Palestra: “COMO EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS CONTRA À VIOLÊNCIA? O QUE É “STOP THE VIOLENCE””?

Palestrante: Prof.ª SHIRLEI CASCALES

Presidenta da FEDERAÇÃO NACIONAL DAS BANDEIRANTES com o tema: “Projeto Vozes Contra a Violência” (“Stop The Violence”) é uma campanha mundial com foco na violência de gênero lançada pela Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS).

Ingressou no Movimento Bandeirante em 1976.

FORMAÇÃO: Superior - Publicidade e Propaganda.

O EVENTO FOI TRANSMITIDO VIA TV ALESP.

A III Audiência Pública e o III Seminário de Estudos 2016 e I PLANO DE TRABALHO 2016 foram realizados sem patrocínios, e fazem parte da iniciativa de voluntários e voluntárias do Instituto ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM.

Cordialmente, Elisabeth Mariano (nome profissional)

Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano - jornalista e publicitária, diretora responsável de ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM.

Autora e diretora de (http://www.espacomulher.com.br e http://.espacohomem.inf.br e jornal impresso: ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos)

COMEMORAÇÕES ESPAÇO MULHER - 2016

Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses


Aviso urgente - importante!

DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

LEIA NESTA EDIÇÃO:

Jornal Espaço Mulher


Jornal da Mulher Brasileira


Embelezar


Elisabeth Mariano


FIPLC EM-EH


Ensino a Distância


TV Espaço Mulher


Rádio Espaço Mulher


Edições anteriores.