Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 31 - de 15 de Agosto de 2004 a 14 de Setembro de 2004

O LADO NOCIVO DO COLEGUISMO OU CORPORATIVISMO

Segundo o dicionário Aurélio:

Coleguismo: Espírito de solidariedade e lealdade para com os colegas (1999, p. 429).

Corporativismo: Doutrina que prega a reunião das classes produtoras em corporações, sob a fiscalização do Estado (1999, p. 483).

Corporação: Associação de pessoas do mesmo credo ou profissão, sujeitas a mesma regra ou estatutos (...). Reunião de indivíduos para um fim comum; associação, agremiação (1999, p. 483).

Interessante é se perceber a influência de algumas lideranças, cujas entidades parecem florescer ou fenecer, mediante certas condutas que foram adotadas para ao grupo, não obstante haja um estatuto, reuniões, atas etc.

Do mesmo modo, observa-se que a representatividade da maioria, como procedimento democrático, nem sempre acerta na melhor condutividade de todos, pois o carisma e até bons propósitos do líder falha pelo aspecto frágil no preparo para lidar com o grupo minoritário e adverso.

Atualmente, muitos são os motivos que levam as pessoas a participarem de determinados grupos associativos, porém, na maioria das vezes, não prevalece o âmbito da luta social. Na expectativa pessoal, alguns buscam formar guetos e agem de modo anti-ético e ilegal. Lamentavelmente, sob a égide do protecionismo aos colegas, deixam-se vingar situações nocivas que se instalam no grupo, e que fogem do princípio do coleguismo ou o corporativismo. A violação às leis e à ética, ao estatuto ou normas de boa convivência, instala a divisão, a insatisfação e o afastamento de muitos. O coleguismo ou o corporativismo tem seu lado positivo e negativo, e cabe a todos/as associados/as estarem atentos/as para tomarem as medidas cabíveis, até mesmo as judiciais, para que prevaleça o grupo na defesa dos bons princípios, caso assim não seja, poderá o grupo ser considerado, a serviço do crime organizado, em algumas situações.

Para o progresso de todas as pessoas, dos objetivos da corporação, e para o benefício da sociedade, líderes ou afiliados/as, precisam se inteirar do que ocorre, se há coleguismo negativo ou positivo (este, está dentro das normas éticas, morais e legais para o bem e equilíbrio do grupo).

Receba nossos votos de muito sucesso em todos os seus empreendimentos e um abraço fraternal de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Edições anteriores.