Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 196 - de 15 de Maio de 2018 a 14 de Junho de 2018




Mulheres na mídia, e a importância da Internet, até para punições...

A Internet passou a ser um meio mais ágil e facilitado para o acesso das Mulheres ao mundo d Informação, quer seja para ensinar, divulgar, fazer parte da sociedade organizada em geral, tanto no país, quanto no exterior, facilita as denúncias nacionais e internacionais... Nas datas comemorativas atuais temos que reconhecer que até a “imprensa” adquire uma roupagem nova e ágil, junto com todos os meios de comunicação, e telecomunicação. DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (17 de maio); DIA MUNDIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (28 de Maio); DIA DA IMPRENSA (1º de Junho).

Valioso citar todo o apoio imprescindível de ONU Mulheres no Brasil, assim como estão sendo os esforços de algumas entidades de proteção às/aos jornalistas e às/aos comunicadores sociais, que buscam novas frentes junto ao Ministério Público Federal e ao Conselho Nacional de Justiça, dentre outros órgãos federais e internacionais. Temos que destacar a atitude louvável da Polícia Federal, que passou a investigar “os crimes de ódio” contra às Mulheres, com o uso da Internet!

Nesta Home destacamos várias notícias “com seus links” para você aprofundar mais os seus conhecimentos, ajudar a propagar, inclusive a missão da ONU!

Nosso abraço festivo e a gratidão eterna a todas as autoridades e colaboradores/as que colaboram, e nos compreendem, assim como a todas as entidades também em defesa dos “Direitos Humanos de todas nós Mulheres.” Parabéns as militantes destemidas e que fazem o “enfrentamento e o combate a qualquer tipo de violência contra Mulheres’ inclusive, na Mídia, e na Internet”... Gratidão aos Homens que nos apoiam, protegem, e colaboram! Estamos honradas com a sua participação!

Esperamos que você aprecie esta seleção de informações em todo o Portal ESPAÇO MULHER Informa... e em todo o Blog ESPAÇO HOMEM Informa...

Fraternal abraço da Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano e equipe, e voluntários/as!

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Polícia Federal vai investigar crimes de ódio contra mulheres na internet

Por: Alessandro Feitosa Jr.

13 de Abril de 2018 às 13:19

O projeto de lei que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes que propagam ódio ou aversão às mulheres na internet, de autoria da deputada Luizianne Lins (PT-CE), recebeu a sanção presidencial no final da semana passada.

A partir de agora, além de atuar em crimes como sequestro, formação de cartel e violação dos direitos humanos quando houver repercussão interestadual ou internacional, a PF somará nas investigações de crimes de ódio contra mulheres na internet. Até agora, esse tipo de crime estava no âmbito apenas das polícias estaduais.

O texto havia sido aprovado pelo Senado no mês passado, na véspera do Dia Internacional da Mulher. A proposta surgiu depois da campanha de difamação digital contra a ativista de igualdade de gênero e professora da Universidade Federal do Ceará, Lola Aronovich. Em 2015, um site falso, atribuído à Lola, defendia o infanticídio, a queima de bíblias e a venda de remédios para aborto. O site foi retirado do ar, mas a professora e seus parentes continuam recebendo ameaças.

Outro projeto de lei aprovado na véspera do Dia Internacional da Mulher recebeu sanção presidencial e foi publicada no Diário Oficial da União: uma alteração da Lei Maria da Penha torna crime o descumprimento das medidas previstas para proteger mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar. O texto estabelece pena de detenção de três meses a dois anos para o agressor que desobedecer a decisão judicial nesse sentido.

(Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/policia-federal-crimes-odio-internet/, data de acesso: 10/05/2018)

Comunicação é direito essencial para o empoderamento das mulheres, destacam brasileiras sobre tema emergente ‘Mulheres e Mídia’ na CSW 62

17/04/2018 Para comunicadoras e especialistas, é imprescindível que países e os meios de comunicação invistam em ações de formação e acesso das mulheres ao direito humano à comunicação. Questões foram abordadas com base nas Conclusões Acordadas da CSW 47, cujas conclusões estiveram sob revisão durante a CSW 62.

Mulheres e a mídia é uma das 12 áreas de preocupação do Plano de Ação de Pequim e foi o tema de revisão da 62ª Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW 62), que se encerrou em 23 de março, em Nova Iorque. O tema foi discutido entre as pautas de revisão das Conclusões Acordadas na 47ª sessão da CSW, realizada em 2003.

Violência contra mulheres jornalistas e nos meios de comunicação e digitais, políticas de acesso à ciência e tecnologias de informação, estereótipos de gênero e participação feminina nos espaços de decisão e poder no mercado da comunicação continuam a ser questões centrais. As discriminações contra profissionais de comunicação que atuam em áreas ainda muito masculinizadas do jornalismo – como a cobertura esportiva – também estiveram em debate. (.......... continue a leitura em ELISABETH MARIANO – nesta edição)

(Fonte: http://www.onumulheres.org.br/noticias/comunicacao-e-direito-essencial-para-o-empoderamento-das-mulheres-destacam-brasileiras-sobre-tema-emergente-mulheres-e-midia-na-csw-62/, data de acesso: 10/05/2018)

ONU Mulheres apresenta ações de comunicação em defesa dos direitos das mulheres

(Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-apresenta-acoes-de-comunicacao-em-defesa-dos-direitos-das-mulheres/, data de acesso: 10/05/2018)

OIT prevê que 24 milhões de empregos serão criados na economia verde no mundo até 2030

(Fonte: https://nacoesunidas.org/oit-preve-que-24-milhoes-de-empregos-serao-criados-na-economia-verde-mundo-ate-2030/, data de acesso: 10/05/2018)

Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM/2018

Com o apoio parlamentar do EXMO DEPUTADO ESTADUAL PADRE AFONSO LOBATO (PV)

Com o apoio Institucional do Revr. Padre Rubens Cabral (Coordenador da CRB/SP, Conferência dos Religiosos do Brasil - São Paulo)

PALESTRAS DA MESA DE ABERTURA: PROF. DR. ALESSANDRO VENTURINI (COORDENADOR DA FACULDADE DE DIREITO UNIFAI). E, A PROF.ª DR.ª MÁRCIA FURTADO AVANZA (COORDENADORA DE JORNALISMO DA FAPCOM).

TEMA: “É UM DESAFIO FORMAR NOVOS PROFISSIONAIS: A IMPORTÂNCIA DE SUA COORDENAÇÃO E DISCIPLINAS, E ATIVIDADES COM UNIVERSITÁRIOS, EM RELAÇÃO AOS FATOS INOVADORES QUE OCORREM NO MOMENTO...”

Prof. Dr. ALESSANDRO FUENTES VENTURINI

Prof.ª Dr.ª MÁRCIA FURTADO AVANZA

TEMA: “A JUSTIÇA FRENTE AOS ERROS MÉDICOS - EM MAIORIA MULHERES (CIRURGIAS PLÁSTICAS E ATENDIMENTO OBSTÉTRICOS).”

PALESTRANTE: PROF. DR. JOÃO BAPTISTA OPITZ JR.

TEMA: “O ESTRESSE, A VIDA MODERNA E A SAÚDE DA MULHER”

PALESTRANTE: doutorando MARCUS YU BIN PAI Médico Fisiatra e Acupunturista,

TEMA: “A SITUAÇÃO DA ADOÇÃO NO BRASIL”

PALESTRANTE: Advogada SILVIA FELIPE MARZAGÃO

TEMA: “O SOFRIMENTO PSÍQUICO INFANTO JUVENIL PERANTE AS VIOLÊNCIAS DO COTIDIANO”

PALESTRANTE: Prof. Dr. LUCIANO SANFILIPPO DE MACEDO

TEMA: “AS NOVAS LEIS, AS NOVAS FAMÍLIAS, E O QUE O MUNDO ACADEMICO TRAZ DE APOIO AO MUNDO LGBTI”

PALESTRANTE: Advogada ROSÂNGELA NOVAES

AUDIÊNCIA PÚBLICA - 2018 (VI/VII/VIII)

TEMAS: QUE AVERIGUAM SE HÁ ACESSO À JUSTIÇA E AO JUDICIÁRIO, EM ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO ÀS MULHERES, COM BASE DE PESQUISA E ESTUDOS CONFORME RECOMENDAÇÃO 33 DE CEDAW. OBJETIVO: ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO.

EXPOSIÇÃO DE TEMAS E DEPOIMENTOS

I) TEMA: A REALIDADE E A TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Coordenador: Prof. MIGUEL MARTIN OLIO

II - TEMA: A REALIDADE DOS ASSOCIADOS DE “APBANESPA”

Exposição da situação jurídica de APOSENTADOS DO APdo BANESPA e da AFALESP

Coordenador: Dr. Antônio Manuel Leite, Advogado das 2 entidades

Organizador Sr. ÁLVARO POZETTI - site: http://apdobanespa.com

III - TEMA: HÁ CRISE NA COMUNICAÇÃO? HÁ PUNIÇÕES PARA OS CRIMES ATUAIS? HÁ MEDIDAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS CABÍVEIS?

Coordenador: Prof. Mestre MILTON DA SILVA ÂNGELO - Advogado, Escritor, palestrante, Delegado de Polícia (aposentado como corregedor)

Iniciativa, e coordenação geral da Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano

Acesse currículo aqui.

O EVENTO FOI NOTICIADO E DIVULGADO PELA TV ALESP

COMEMORAÇÕES ESPAÇO MULHER - 2018

Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses


Aviso urgente - importante!

DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

LEIA NESTA EDIÇÃO:

Jornal Espaço Mulher


Jornal da Mulher Brasileira


Embelezar


Elisabeth Mariano


FIPLC EM-EH


Ensino a Distância


TV Espaço Mulher


Rádio Espaço Mulher


Edições anteriores.