Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 228 - de 15 de Janeiro de 2021 a 14 de Fevereiro de 2021


A distância entre os objetivos das instituições, e, a realidade em atender a demanda das vítimas...

Muitas vezes, ao ler sobre os “objetivos estatutários das instituições” que ali “publicizam” que combatem a violência contra às Mulheres e, até, garantem “defender as vítimas” violentadas em seus Direitos Humanos!

E, até garantizam que em quaisquer violências as vítimas serão atendidas, ou seja, desde a violência, física, moral, sexual, profissional, financeira, política etc.

Contudo, temos casos reais, em que a vítima é “intencionalmente” deixada de lado, sem sequer ser atendida ao buscar que lhe orientem, sequer que ainda a socorram. Exigem depoimentos escritos, cujos nem são entregues protocolos, ou, datas de resposta, ou, para quais departamentos tais informações sigilosas estão sendo encaminhadas. Há casos que o departamento passa por reforma completa e, quem recebeu a informação, passou para outro setor... e, o que existia, não é mais ali!!!

Por que tais procedimentos? Por que há um protecionismo dos “membros de governos etc.” ou de “aliados das esferas governativas”, ou, das “diretorias das instituições” ditas defensoras de mulheres em situações de violências!”

Nada mais constrangedor, humilhante e de acentuada violência em ferir direitos humanos, do que uma publicidade enganosa, sobre fraudar acolhida e ajuda em situações expostas de “violências contra uma/várias mulher/es” provocadas por gente de alto escalão de governos, ou instituições (ditas sociais em defesa humana).

Ou seja, as mulheres em risco, continuam sendo exploradas e violentadas, por que as verbas para os fins captados, estão sendo destinadas para outros fins, “não legais e nem humanitários”...

Contudo, há um aparato teatral que até parece real, mas se forem auditadas as informações etc. lamentavelmente, não se “fecham as contas”, entre número de “participantes de departamentos ou instituições” versus “resultados reais $$$, e materiais investidos e comprovados em “proteger ou socorrer as mulheres”!

Quem atua em área de Direito Humanos dever ser transparente!

É preciso encontrar soluções e transparência. MULHERES SÃO “GENTE”!

Nosso fraternal abraço às nossas e aos nossos colaboradores, e a você leitor/a!

Que ano 2021 seja o início da transparência e prestação de contas, de quem defende direitos humanos das mulheres, sem discriminações. Parabéns as áreas corretas! Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Saiba mais sobre as datas comemorativas

Dia Mundial da Não-Violência e a importância da Cultura de Paz

30 de janeiro – Dia Mundial da Não-Violência. Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), instituída desde 1948, em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, cujo assassinato ocorreu nesta data. É um dia voltado à educação para a paz, à solidariedade, à mediação de conflitos e ao respeito pelos direitos humanos.

Gandhi, também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Após estudar direito na Inglaterra, foi trabalhar na África do Sul como advogado. Lá começaram as suas primeiras ações de protesto não-violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica e na não cooperação com as autoridades.

Ao fim de anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, decidiu voltar ao seu país de origem – a Índia – e lutar pela sua independência. O país era uma colônia do Império Britânico. Graças a seus esforços, a Índia conquistou a independência em 1947. Os procedimentos e as formas de luta que Ghandi propôs e utilizou eram manifestações pacíficas: diálogos, testemunhos, petições, marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperação com os mais oprimidos.

Não-cooperação, por meio de boicote sistemático dos produtos ingleses e da recusa a colaborar com um regime ou com um sistema considerado injusto. Desobediência civil, por meio da violação intencional, organizada, sistemática de leis consideradas injustas. Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. No entanto, a tensão entre os dois grupos era enorme e resultou no surgimento do Paquistão, país de maioria muçulmana. Foi por tentar unificar hindus e muçulmanos que Gandhi acabou assassinado por um hinduísta radical.

Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista que enfrentou o poder da Inglaterra nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do prêmio. Além disso, quando o Dalai Lama (Tenzin Gyatso) recebeu o Nobel em 1989, o presidente do comitê disse que o prêmio era “em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi”.

Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim. (Mahatma Ghandi)

Cultura de PAZ

De acordo com a UNESCO, a cultura de paz tem como base oito pilares:

  1. Educação para uma cultura de paz
  2. Tolerância e solidariedade
  3. Participação democrática
  4. Fluxo de informações
  5. Desarmamento
  6. Direitos humanos
  7. Desenvolvimento sustentável
  8. Igualdade de gêneros
(Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br, data de acesso: 12/01/2021)

UNESCO celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

11/02/2020

O tema deste ano é “Investimento em ações em ciência, tecnologia e inovação na Era da Digitalização para o Desenvolvimento Sustentável”

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em 11 de fevereiro, pela UNESCO e pelas Nações Unidas. A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM).

O tema deste ano, “Investimento em ações em ciência, tecnologia e inovação na Era da Digitalização para o Desenvolvimento Sustentável”, é um convite para que seja reconhecida a interdependência entre ciência, tecnologia e economia digital para um crescimento econômico inclusivo e sustentável, e que colabore com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

(Fonte: https://pt.unesco.org/news/unesco-celebra-o-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia, data de acesso: 12/01/2021)

MENSAGEM DE ELISABETH MARIANO

REFERENTE A IMPORTANCIA DOS DIREITOS HUMANOS

NA VIDA DE CADA PESSOA, E NA VIDA DE TODAS AS PESSOAS.

9 DE DEZEMBRO DE 2020 - COMEMORAÇÃO DOS 72 ANOS DA

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS/ONU

Crachá de Elisabeth Mariano em IV CMM, Beijing
Crachá de Elisabeth Mariano no Fórum Mundial das ONG's,
da ONU em 1995, em Beijing, na China.

OUÇA AQUI a mensagem


COMEMORAÇÕES ESPAÇO MULHER - 2021

  • 37° aniversário da criação do Projeto ESPAÇO MULHER/ESPAÇO PARA A MULHER;
  • 35° aniversário do Jornal ESPAÇO MULHER (Informativo Integrador dos Movimentos Associativos Femininos);
  • 34 anos de marca e criação autoral JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, com divulgação há 12 anos com link no Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...
  • 34 anos de marca e criação autoral EMBELEZAR (Coletânea de Estudos de Embelezamento Integral) com divulgação há 12 anos com link no Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...
  • 33° aniversário do ESPAÇO MULHER - Clube Nacional de Valorização e Intercâmbio Cultural;
  • 21° aniversário do Portal ESPAÇO MULHER Informa... (http://www.espacomulher.com.br);
  • 18° aniversários: * TV ESPAÇO MULHER; * Rádio ESPAÇO MULHER; * Ensino a Distância ESPAÇO MULHER (pesquisas temáticas); * Loja Virtual ESPAÇO MULHER;
  • 17° aniversário do Instituto ESPAÇO MULHER;
  • 16° aniversário da Campanha “COMBATE À VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E COMBATE À VIOLÊNCIA ECONÔMICA CONTRA AS MULHERES”
  • 9° aniversário do Site ESPAÇO HOMEM (http://espacohomem.inf.br).

Portal ESPAÇO MULHER Informa... uma nova edição em todos os dias 15 de todos os meses


Aviso urgente - importante!

DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

LEIA NESTA EDIÇÃO:

Jornal Espaço Mulher


Jornal da Mulher Brasileira


Embelezar


Elisabeth Mariano


FIPLC EM-EH


Ensino a Distância


TV Espaço Mulher


Rádio Espaço Mulher


Edições anteriores.