Portal Espaço Mulher Informa...


Edição nº 95 - de 15 de Dezembro de 2009 a 14 de Janeiro de 2010

III CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA ECONÔMICA E COMBATE A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES

No dia 11 de dezembro de 2009, no auditório José Bonifácio, da Assembléia Legislativa, com o apoio do gabinete do Exmº deputado estadual José Candido – presidente da Comissão Parlamentar dos Direitos Humanos, e apoio institucional das entidades: MPD – Ministério Público Democrático, Conselho Regional de Administração- São Paulo, e UBE- União Brasileira de Escritores, foram realizadas as palestras com temas sobre a III CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA ECONÔMICA E COMBATE A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES (vide currículos). Sendo este mais um evento comemorativo em alusão aos 22 anos do Projeto ESPAÇO MULHER.

Durante a abertura fizeram uso da palavra o Exmº deputado estadual José Candido, e a Exmª promotora pública Dra. Fabiana Rocha Paes - representando o dr Alexander Martins Matias, presidente do MPD - Ministério Público Democrático; e, o Prof. Jorge Luis Dos Santos B. - representando o Conselho Regional de Administração de São Paulo/CRA-SP, e a profª. Nilza Amaral Antunes de Souza, 2ª vice-presidenta da União Brasileira de Escritores/UBE.

O prof. dr. Antônio Carlos cassarro, Conselheiro do CRASP, também fez uso da palavra, com saudação ao evento e às participantes, destacando o valor das mulheres na atuação das áreas públicas e políticas.

A palestra: Fraudes: as que mais afetam o cotidiano das consumidoras, economicamente e em transtornos morais. Como prevenir, agir e defender seus direitos, foi substituída por importantes depoimentos de lideranças femininas sobre o tema, haja visto que o palestrante dr. DAMÁSIO DE JESUS, não compareceu mediante falecimento de alguém de sua estima (o que lamentamos, e enviamos nossos pêsames).

A audiência com os depoimentos sensibilizaram muitas das pessoas presentes e foram feitos na presença do Exmoº deputado José Candido e da Exmª promotora pública Fabiana Rocha Paes.

Os casos citados e enfrentados na realidade pelas mulheres atualmente bem refletiram os danos psicológicos e econômicos mediante as fraudes em instituições públicas e a demora, (ou falta) da punição para estas violências.

A palestra - O Ministério Público na defesa dos direitos humanos das mulheres apresentada pela conferencista Promotora de Justiça (doutoranda na Austrália em Direitos Humanos) FABIANA DAL MAS ROCHA PAES contribuiu com todas as informações a respeito das normas, convenções, tratados, etc. e a aplicação das mesmas, incluindo a Lei Maria da Penha. Além disto, o papel do Ministério Público incluindo a atuação em alguns casos, por meio da promotoria especial, para solucionar os abusos de direitos contra as mulheres. Também ela oportunizou que o público respondesse se as normas estavam realmente sendo respeitadas e aplicadas ou não, conforme a percepção e conhecimento das lideranças presentes.

A palestra - Saiba como contratar serviços de profissionais liberais e autônomos quais cuidados com contratos de empréstimos bancários, crediários, em relação às leis e terminologias técnicas citadas, que desrespeitam o direito do consumidor. A ser proferida pela profª draª SIDINEIA GOMES FREITAS foi subdivida em vários momentos e, principalmente, no destaque pelos depoimentos anteriores (acima citados) e as que se incluíram na palestra da profª Celia Cipriano. Isto se deveu a ausência da dra. Sidineia porque se encontrava em um pronto-socorro por luxação sofrida em pequeno acidente, assim, não comparecendo enviou mensagem por e-mail com e resumo de seu trabalho.

A palestra: As obrigações e os riscos ao se tornar sócia de uma empresa familiar. Como evitar graves problemas econômicos e preocupações, realizada pela conferencista profª CÉLIA CIPRIANO (Contadora, administradora e bacharelanda de direito) foi muito proveitosa, com excelentes pontos de esclarecimentos e de prováveis envolvimentos quando não há o acompanhamento de documentação etc.

Mediante perguntas feitas ficou esclarecido a importância de contratos para profissionais liberais, advogados e contadores, e, também que se deva denunciar os respectivos abusos, quando não é feito o serviço de forma adequada etc. junto aos Conselhos, Ordens etc.

Também ficou a possibilidade para que fosse revisto os procedimentos em relação a documentação de divórcios etc. com abertura para atuações junto ao Ministério Público etc. mediante tantos pontos positivos e úteis que foram esclarecidos.

A palestra: A ditadura da beleza e os transtornos da imagem corporal, feita pelo conferencista: Psicólogo e psicoterapeuta MARCO ANTONIO DE TOMMASO, também chamou muito a atenção de todas mediante as violações na saúde das mulheres, qundo seguem padrões estereotipados exigidos pelo mundo da beleza, as doenças biológicas e psicológicas, muitas vezes levando a óbito. (ouça entrevista em rádio ESPAÇO MULHER e assista TV ESPAÇO MULHER desta edição para a maior compreensão do tema).

A palestra: Cenas das variadas formas de violência contra a Mulher proferida pelo conferencista pesquisador comportamental e prof. VALMIR PAULINO BENÍCIO (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, advogado e professor) foi revestido de explicações sobre a realidade apresentada em noticiários no que se refiram as mulheres e aos homens. De forma muito sensível estabeleceu os comportamentos frente a algumas situações do cotidiano, e levou-nos a conclusão do quanto as mulheres sofrem abusos devido ao envolvimento dos sentimentos, e pela falta de ser mais técnica na decisão de alguns assuntos de suas vidas. Ou seja, em nome do amor e da amizade, muitas mulheres se tornam vítimas de “outras espertalhonas” que exploram isto.

Também foi apresentado por Elisabeth Mariano um breve caso (sociodrama) que levou as pessoas participantes buscarem uma provável resposta. Todavia era uma ótima exemplificação que comprova que “há homens que usam as leis, distorcendo os fatos, para intimidar e ameaçar, e, além disto provocarem o abuso econômico e psicológico, no abuso do poder.”

Para finalizar o evento dentro do horário previsto a palestra: O ano 2010 e as perspectivas para os movimentos femininos sob a responsabilidade de Elisabeth Mariano (diretora presidenta do Instituto ESPAÇO MULHER) foi substituída ao longo do evento por planos objetivos mediante os temas que se aprofundavam. Ficaram estabelecidas muitas ações e mais de 10 eventos. Realmente, o ano de 2010 será promissor, com as bênçãos divinas.

Nos agradecimentos que precisamos fazer além de toda a colaboração que recebemos do gabinete e das entidades, ficou o apoio de lideranças presentes ao evento.

O qual foi revestido de plena harmonia, e terminou em clima de festa e amizade fraterna.

Agradecemos também a colaboração de pessoas que forma nossos alicerces: familiares, sócios, profissionais liberais, conselheiros /as, voluntários/as, terceirizados/as, palestrantes, e incentivadores/as, amigos/as para todas as horas.

Que todas /os tenham no ano 2010 as maiores alegrias e realizações de suas vidas, com muita sorte e sucesso.

Entregamos para você a edição nº 95 do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA, e um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Aviso urgente - importante!

DENUNCIE USO INDEVIDO DE ESPAÇO MULHER e ESPAÇO PARA A MULHER

Pois são marcas registradas no INPI, com domínios registrados na Internet, e com registros de direitos autorais.

Também será considerado plágio o uso disfarçado e indevido de nossos slogans:

SER MULHER É TER COMPROMISSO COM A VIDA

ESPAÇO MULHER – VALORIZA O QUE VOCÊ FAZ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E DESTACA AS MULHERES NAS LIDERANÇAS DO BRASIL.

Considera-se crime de concorrência desleal, além de todas as punições cabíveis em relação aos direitos marcários, eletrônico e autorais, conforme legislação brasileira (código civil e código penal) e de acordos internacionais.

Chamamos a atenção de empresários/as, advogados/as, contadores/as, profissionais de marketing e publicidade, lideranças, governantes, e diretorias de entidades classistas e de atividades feministas, que ninguém, nenhuma pessoa ou profissional, e nenhuma empresa ou instituição, possui autorização para o uso destas marcas e expressões.

Se você conhece que usa ou você se utiliza indevidamente das marcas e expressões e slogans acima citados, entre em contato urgente, para esclarecimentos, com mensagem dirigida a diretoria do Departamento Jurídico ESPAÇO MULHER, via e-mail: dpto.juridico@espacomulher.com.br assunto: Esclarecimentos Urgentes.

LEIA NESTA EDIÇÃO:
Jornal Espaço Mulher

Jornal da Mulher Brasileira

Embelezar

Elisabeth Mariano

FPLCEM

Ensino a Distância

TV Espaço Mulher

Rádio Espaço Mulher

Edições anteriores.